Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Responder
sergiopaz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 15 out 2016, 18:53

Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por sergiopaz »

Boa noite,

Cá estou novamente com mais uma duvida de iniciante...

estou a fazer uma remodelação de uma casa que já tem contador e baixada monofásica...mas por enerencia é necessário trifásica e sei que ate 10,35 nao há inspeção , mas como 10,35 parece pouco se pedir 13,80 ai sim vai haver inspeção...

Como é uma remodelação , o cliente nao quis ITEID será que vai dar problemas na inspeção se optar pelos 13,80? de resto esta tudo nos conformes...foi colocado um quadro novo e contador e P100 na rua.

Das duas uma ou peço agora só para 10,35 e depois pede-se para aumentar para 13,80 ...será que é uma boa opção?

Peço que quem já tenha passado por isto ou me possa esclarecer para poer avançar ou nao com o pedido.

Obrigado


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por lcmmonteiro »

Inspecção e obrigatório para potência superior a 6.9KVA.
Acima de 10.35KVA já é necessário projeto.

A inspecção elétrica nada tem a ver com as telecomunicações são áreas distintas.

Diz que vai pedir trifásico porque? Ha realmente essa necessidade?
sergiopaz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 15 out 2016, 18:53

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por sergiopaz »

lcmmonteiro Escreveu: 28 mai 2019, 07:50 Inspecção e obrigatório para potência superior a 6.9KVA.
Acima de 10.35KVA já é necessário projeto.

A inspeção elétrica nada tem a ver com as telecomunicações são áreas distintas.

Diz que vai pedir trifásico porque? Ha realmente essa necessidade?
Pensava que a inspeção era só a partir dos 10,35

Então nao tenho de fazer o projeto ited nem a instalação no cliente, visto nao influenciar a inspeção/ certificação eléctrica se necessária

Sim vai ter equipamentos trifásicos, por isso estou com receio de vir a ser curto os 10,35
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por lcmmonteiro »

A ficha electrotécnica atual prevê a PMA até que valor?

Se a atual já contemplar os valores pretendidos basta apenas o termo de responsabilidade. Caso contrário terá que fazer uma nova e em conjunto com o termo de responsabilidade entregar na EDPD.

Se for em prédio chamo a particular atenção para a soma das potências já contratadas por forma a entender a viabilidade do aumento de potência para este apartamento a ser remodelado.

10.35KVA pode parecer muito mas em trifásico o valor por linha acaba por ser pouco. Portanto analise muito bem a projecção da instalação por forma a conseguir encontrar um bom equilíbrio e simultaneadade.
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por Pedro Barradas »

Por curiosidade. precisa de trifasica, para que equipamentos?
Quem cria renasce todos os dias...
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Remodelação com instalações trifásicas se não forem bem medidas as contra partidas são um poço de problemas!
Os 10,35KVA não dão origem a projeto, mas a instalação fica mais limitada.

Tenta ver os contras de teres 15A em cada fase e se isso "chega" para o Cliente.


Cumps!
sergiopaz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 15 out 2016, 18:53

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por sergiopaz »

Boas,

Pois eu tambem acho que poderá ser pouco , se calhar vou ter mesmo de fazer o projeto e inspeção

Como sou novo nestas andanças nunca fiz , seria a primeira vez mas se tiver de ser .....

a casa vai ter
3 -ar condicionados
1- placa indução
1 micro ondas
1 forno
1 termoacumulador 80L
iluminação total em Led

2 quartos uma sala e cozinha

a trifasica é para algumas maquinas que utiliza para bricolas ...( um torno pequeno uma serra circular e um maquina de furar)
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por lcmmonteiro »

sergiopaz Escreveu: 28 mai 2019, 21:37

a casa vai ter
3 -ar condicionados (a máquina exterior é onde se situa o maior consumo no máximo 15 a 17A)
1- placa indução (entre 15 a 25A na utilização máxima)
1 micro ondas (máximo 16A)
1 forno ( na ordem dos 16A)
1 termoacumulador 80L (1500W ou 3000W não ultrapassará os 16A)
iluminação total em Led

2 quartos uma sala e cozinha

a trifasica é para algumas maquinas que utiliza para bricolas ...( um torno pequeno uma serra circular e um maquina de furar)

O factor simultaneidade é importante mas a não ser que seja um utilizador que queira mesmo ligar tudo ao mesmo tempo como eu já apanhei e aí sim os 45A não chegam.

Mas se tiver em mente que o sistema monofasico com 45A e capaz de ser suficiente isso é... Principalmente se tiver que suportar o custo de um novo ramal e todos os trabalhos inerentes... Bem como o custo da fatura mensal....

Quanto a bricolage se for máquinas trifásicos e para uso uma vez por ano.... Não há preocupação.

Mas é preciso calcular e saber o que o cliente realmente pretende.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por Gil82 »

sergiopaz Escreveu: 28 mai 2019, 21:37 Boas,

Pois eu tambem acho que poderá ser pouco , se calhar vou ter mesmo de fazer o projeto e inspeção

Como sou novo nestas andanças nunca fiz , seria a primeira vez mas se tiver de ser .....

a casa vai ter
3 -ar condicionados
1- placa indução
1 micro ondas
1 forno
1 termoacumulador 80L
iluminação total em Led

2 quartos uma sala e cozinha

a trifasica é para algumas maquinas que utiliza para bricolas ...( um torno pequeno uma serra circular e um maquina de furar)
Essas máquinas trifásicas têm que consumos? Com tanto equipamento pode não ser fácil equilibrar as cargas. Vai depender da utilização do Cliente e se vai estar disposto a desligar certas máquinas em prol de não ver disparar o limitador.
Já agora, essa habitação está inserida em algum prédio?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por ENERGY »

sergiopaz Escreveu: 28 mai 2019, 21:37 Boas,

Pois eu tambem acho que poderá ser pouco , se calhar vou ter mesmo de fazer o projeto e inspeção

Como sou novo nestas andanças nunca fiz , seria a primeira vez mas se tiver de ser .....

a casa vai ter
3 -ar condicionados
1- placa indução
1 micro ondas
1 forno
1 termoacumulador 80L
iluminação total em Led

2 quartos uma sala e cozinha

a trifasica é para algumas maquinas que utiliza para bricolas ...( um torno pequeno uma serra circular e um maquina de furar)
Boas
Numa utilização normal e racional, os 10.35Kvas em monofásico são mais que suficientes para as coisas funcionarem sem problemas, agora tudo vai depender se o cliente é daqueles que quando chega a casa liga tudo em conjunto, porque se assim for o melhor é pedir 17.25/20.7Kvas.
Os equipamentos que enumerou podem ser todos de ligação monofásica, o cliente ficará muito melhor servido.
Cpts.
Energy
sergiopaz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 15 out 2016, 18:53

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por sergiopaz »

Boas,

Bem resumindo e concluindo.... o cliente vai arriscar os 10,35 e depois se tiver de aumentar fazemos o projecto ....o cabo que passei é de 10mm sempre dá para um bom aumento no futuro....

O equipamento que tem é mesmo trifasico de baixa amperagem mas agora nao vai mudar os motores para monofásico...claro que nao vai ser de utilização simultânea...vamos rezar que dê ....
Até gostava que quisesse aumentar ...para eu fazer o meu primeiro projeto ...mas ainda nao sera desta

Agradeço a todos que ajudaram e responderam ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por ENERGY »

sergiopaz Escreveu: 29 mai 2019, 22:01 Boas,

Bem resumindo e concluindo.... o cliente vai arriscar os 10,35 e depois se tiver de aumentar fazemos o projecto ....o cabo que passei é de 10mm sempre dá para um bom aumento no futuro....

O equipamento que tem é mesmo trifasico de baixa amperagem mas agora nao vai mudar os motores para monofásico...claro que nao vai ser de utilização simultânea...vamos rezar que dê ....
Até gostava que quisesse aumentar ...para eu fazer o meu primeiro projeto ...mas ainda nao sera desta

Agradeço a todos que ajudaram e responderam ...
Boas
Ao que tudo indica o ar condicionada é que será trifásico, já agora poderá fazer também a alimentação da Placa em trifásico, sempre dá para equilibrar melhor as fases.
Na verdade 10.35Kvas em trifásico é péssimo, quase não dá para nada, eu preferia ter apenas 6.9Kvas em monofásico.
Esse cliente foi enganado ao adquirir uma maquina de AC em trifásico, e vai-lhe sair caro essa falta de informação, pois vai pagar mensalmente à EDP valores que não teria necessidade se a maquina fosse monofásica e logo a potencia a contratar também seria em monofásico.
Tenho imensos clientes com todos esses equipamentos e com apenas 230/30A e não se queixam de disparos do DCP, porque utilizam bem a gestão da potencia/equipamentos, e assim poupam mensalmente nas suas faturas, mas também tenho clientes com esses equipamentos e potencia instalada de 41.4Kvas, é chegar a casa e ligar tudo na hora.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por Pedro Barradas »

ENERGY Escreveu: 29 mai 2019, 22:42
Na verdade 10.35Kvas em trifásico é péssimo, quase não dá para nada, eu preferia ter apenas 6.9Kvas em monofásico.
Esse cliente foi enganado ao adquirir uma maquina de AC em trifásico, e vai-lhe sair caro essa falta de informação, pois vai pagar mensalmente à EDP valores que não teria necessidade se a maquina fosse monofásica e logo a potencia a contratar também seria em monofásico.
SUBSCREVO!!! que parvoice, há soluções de VRV/ BC em monofasico, mais que suficientes para uma solução residêncial. não entnedo como pode ainda haver situações destas... com tanta informação...
Quem cria renasce todos os dias...
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por Gil82 »

Pedro Barradas Escreveu: 30 mai 2019, 10:01
ENERGY Escreveu: 29 mai 2019, 22:42
Na verdade 10.35Kvas em trifásico é péssimo, quase não dá para nada, eu preferia ter apenas 6.9Kvas em monofásico.
Esse cliente foi enganado ao adquirir uma maquina de AC em trifásico, e vai-lhe sair caro essa falta de informação, pois vai pagar mensalmente à EDP valores que não teria necessidade se a maquina fosse monofásica e logo a potencia a contratar também seria em monofásico.
SUBSCREVO!!! que parvoice, há soluções de VRV/ BC em monofasico, mais que suficientes para uma solução residêncial. não entnedo como pode ainda haver situações destas... com tanta informação...
Infelizmente quem vende não informa ou nem quer saber as condições do local e o que isso pode condicionar!

AC em trifásico vai diminuir a potência disponível que já não é muito, e condicionar o resto das cargas monofásicas. Os 10mm2 é bem pensado para o futuro caso seja necessário aumentar a potência.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Duvida na potencia a pedir 10,35 ou 13,80

Mensagem por damon »

Boas,

Tenho uma duvida sobre a potencia a certificar,
trata se de uma casa em remodelação em setubal no qual o cliente tem uma potencia maxima de 6,9kva,

vou tratar do aumento de potencia, havera novo ramal, e inspecção porque >10,35kva

a minha duvida é se a EDP autoriza novo ramais de 13,8kva 60A MONO,
o ramal existente é aereo

Que houvi dizer que 13,8kva só em casos especiais...(não sei ao certo o que isto quer dizer...)

porque acho que 10,35kva será muito a justa...

Fico a aguardar o vosso feedback
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”