Impressora com "perturbações"

Responder
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Impressora com "perturbações"

Mensagem por alfaxander »

Bom dia Pessoal,

Peço as vossas opiniões relativamente a um assunto que me está dar alguma dor de cabeça:
Tenho uma printer que serve um gabinete de escritório, esta tem um ecrã táctil para as operações, acontece que no local onde esta posicionada quando as pessoas tentam usar o táctil este assume caracteres ao lado, parece táctil descalibrado, mas a mesma printer ligada noutra zona do escritório ( embora não a possa colocar neste local ) o problema já não aparece!!!! A única diferença entre os dois locais é o chão, na primeira posição é madeira e na segunda ladrilho, o que não faz sentido ter influência.

Alguma sugestão?

Temos algumas suspeitas da qualidade da terra, que iremos medir, mas se assim fosse seria comum nos dois locais certo????
Estou tentado a colocar uma UPS no suporte à printer para isolar de qualquer problema da rede!!!

O que vos parece?


:E Até Já :V
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Impressora com "perturbações"

Mensagem por Mario Lopes »

A meu ver poderá ser a terra. Verifique e diga qq coisa a respeito.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Impressora com "perturbações"

Mensagem por Faiante »

Boas tardes amigo "alfaxander"

Relativamente à questão por si levantada, e que o tem deixado com dores de cabeça, permita-me que lhe sugira algumas dicas:

1º - Antes do aparecimento da CERTIEL, todas as vistorias a instalações elétricas, eram da responsabilidade da EDP. Esta empresa tinha algumas pessoas com o enquadramento profissional de Fiscais de instalações eléctricas. A estes profissionais era-lhes administrada uma formação sobre regulamentação, a qual versava sobre a matéria regulamentar do antigo 740/74 de 26 de Dezembro.

2º- Daí que, muitas das vezes, apenas os circuitos de cozinhas, circuitos de máquinas ou cujo piso fosse revestido a ladrilho. Só nesse caso, as tomadas deveriam apresentar ligação à terra.

3º - Esta era a interpretação dada e, quase generalizada sobre a matéria de ligações e conceitos de ligações à terra. Por ser entendido que todos os outros materiais usados no revestimento de quartos, salas e outras dependências seriam consideradas isolantes através dos materiais que as constituíam; tais como, madeira e alcatifa.

Por outro lado, todas as dependências que apresentassem um sistema no qual pudesse aparecer pouca humidade (THU), estas dependências tinham de apresentar uma boa ligação das massas à terra.

Face ao exposto penso que o dito equipamento nesse lugar não tenha uma ligação física à terra de proteção, faltando-lhe para efeito o condutor de continuidade da ligação equipotencial de terra.
Por se tratar de um equipamento eletrónico, o mesmo deve ter uma boa ligação à terra. Isto porquê? Porque talvez, a partir do transformador de tensão, o neutro seja convertido através do GND ou ground, o qual será o mesmo que ligação à terra.
Porque muitos dos equipamentos eletrónicos apresentam componentes que podem ser reversíveis no sentido da alimentação. Logo, causar o tipo de distúrbios que refere.

Nota: 1 º -Verifique se na tomada onde pretende instalar o dito equipamento, esta apresenta continuidade do circuito de terra.
2º - Muitas das vezes, alguns instaladores mais antigos, deixavam apenas umas pontas de fio de terra a partir da tomada e caixa de
derivação, faltando o restante da ligação. Tanto esta situação, como a descrita anteriormente, podem ser responsáveis pelo tipo de
perturbação que descreve.


CPtos

JAG
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Impressora com "perturbações"

Mensagem por alfaxander »

Boas Pessoal,

Então hoje voltamos à carga com a dita impressora, e fizemos novos testes, alguma da informação que aqui pus não está totalmente correta ( foi em função do relatado pelos técnicos que foram ao local da primeira vez), hoje acompanhei os técnicos. A questão do chão não é tão linear assim, o problema acontece em qualquer chão desde que próximo da posição original da impressora, quando afastamos a impressora desta posição o problema começa a diminuir até ao limite de desaparecer na outra ponta da sala, "influência magnética"??? Poderá ser este o problema??? Não encontro nada no local que me leve a crer ser possível a existência de perturbações externas. O suporte da marca ficou de fazer também os seus testes/correcções. Vou aguardar pelo feedback de quem opera a impressora, logo que tenha novidades coloco aqui!!!

Obrigado pelas opiniões!!!
:E Até Já :V
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Impressora com "perturbações"

Mensagem por Mário »

Boas

Podes começar por;
Painel fotovoltaico, radares, antenas parabólicas de transmissão, emissores de radio e ou tv, mede as descargas elétricas no local,
há no local ou perto máquinas de soldar com electrónica? (agora aquase todas têm). Vê se a terra não está a enviar parasitas.

Boa sorte.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”