Forno faz quadro disparar

Responder
Raquel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 15 jan 2019, 19:10
Localização: Lisboa

Forno faz quadro disparar

Mensagem por Raquel »

Boa noite,
Tenho um forno eletrico teka que sempre funcionou lindamente com mais coisas ligadas, placa inclusivé. acontece que agora este faz disparar o quadro geral sem entender porquê. Já testei desligar tudo e deixar só o forno e não desliga o quadro. O que poderá ser?
O forno ainda nem dois anos tem e a instalação eletrica da casa é toda nova.
Desde já obrigada


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Forno faz quadro disparar

Mensagem por lcmmonteiro »

Tendo em conta a sua informação é que não existe a hipótese de consumo simultaneo diria que deve estar na altura de reparar ou substituir o seu forno pois as resistências já devem ter passado por eu tempo de vida dando origem a um funcionamento anormal. ...
Raquel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 15 jan 2019, 19:10
Localização: Lisboa

Re: Forno faz quadro disparar

Mensagem por Raquel »

Mas nesse caso o contador nao disparava na mesma com tudo desligado á excepção do forno?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Forno faz quadro disparar

Mensagem por pedro caetano »

boas se não for o consumo simultaneo não estou a ver outro motivo pois diz que tudo desligado não dispara pergunto o que dispara no quadro geral?
Raquel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 15 jan 2019, 19:10
Localização: Lisboa

Re: Forno faz quadro disparar

Mensagem por Raquel »

Pois é muito estranho porque sempre trabalhou com outras coisas em simultaneo e agora é isto. Só se está a puxar mais pela eletricidade do que antes e não aguenta
Anexos
D3B1F29E-39C9-4FFB-A4E6-0E322B213D9D.jpeg
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Forno faz quadro disparar

Mensagem por pedro caetano »

boas. qual a potencia que tem? a mim parece-me que é 15a que marca no dijuntor da edp é possivel que o dijuntor se tenha tornado sensivel por a carga estar perto do limite dele ou seja 15a e agora exije mais potencia fora disto não vejo outro motivo pois se fosse do forno disparava mais vezes cump
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Forno faz quadro disparar

Mensagem por joao-pt »

O que está a disparar é o diferencial marcado como geral e não o limitador de potência, o facto da fotografia estar de pernas para o ar não ajuda.

O diferencial tem como função a proteção. Esse equipamento vê a diferença entre entre a "ida e o regresso" e se for superior ao valor que se encontra indicado, dispara. Só o forno não dispara porque a diferença não é suficiente mas em conjunto com outros equipamentos já se torna suficiente para provocar o disparo.

Uma chamada de atenção, o quadro elétrico apenas deve ter equipamentos e objetos que pertençam ao quadro elétrico. Pilhas, lâmpadas e outros objetos não devem ser guardados no quadro elétrico.
Avatar do Utilizador
travassos
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Forno faz quadro disparar

Mensagem por travassos »

De facto na foto o diferêncial é que está desarmado.

O mais provável, pelo que diz, é que tenha uma pequena fuga de corrente no forno (resistências) e que somadas a outras pequenas fugas façam o diferêncial disparar quando tem o forno ligado em simultâneo com outros equipamentos.
Travassos
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Forno faz quadro disparar

Mensagem por Faiante »

Bom dia "Raquel"

Relativamente ao assunto supracitado e que aqui coloca, gostaria de lhe deixar algumas dicas sobre o seu problema.

1º - Tanto eu como os diversos participantes do fórum, apenas, lhe podemos ajudar se efetivamente indicar qual dos aparelhos de proteção dispara.
2º - Pelo que li e, depois de ter visto as fotos por si colocadas, deduzo o seguinte:

1º - Tal como aqui já foi dito, poderá haver num dos circuitos onde estão ligados os outros aparelhos elétricos ou até mesmo na placa do forno, uma pequena fuga de corrente para a terra. A qual, apesar de pequena, somada à corrente de neutro pode influenciar o disparo do diferencial.

2º - Será que a EDPD substituiu o contador sem que tivesse conhecimento?
3º - Poderemos estar aqui também na presença da saturação térmica do disjuntor da EDPD. O qual, após saturação do dito elemento deve ser substituído.

Esta parece-me ser a razão real para o disparo que diz existir. Porque caso fosse uma passagem à terra atuaria o interruptor diferencial do quadro geral da instalação.

Espero ter ajudado. Disponha sempre desde que a possa aconselhar de forma correta.

CPtos
JAG
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Forno faz quadro disparar

Mensagem por edeluz »

Olá Raquel,

Nos últimos dias não terá procedido a uma limpeza geral no forno? Algo que tenha envolvido líquidos de limpeza e panos molhados?

Cumps
Soniac
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 11 ago 2021, 20:02
Localização: Losboa

Re: Forno faz quadro disparar

Mensagem por Soniac »

Eu andei a limpar o forno com água lá dentro e agora o carro vai abaixo. Será que alguém já teve uma situação destas?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Forno faz quadro disparar

Mensagem por joao-pt »

Soniac Escreveu: 11 ago 2021, 20:06 Eu andei a limpar o forno com água lá dentro e agora o carro vai abaixo. Será que alguém já teve uma situação destas?
Possivelmente é o diferencial que está a disparar. Não há muito a fazer a não ser deixar secar completamente a água toda e esperar que não esteja a danificar irremediavelmente alguma coisa.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Forno faz quadro disparar

Mensagem por edeluz »

Reforço o que o João disse. E caso pense em abrir o forno (desmontar peças) deve desligar a alimentação eléctrica do forno e utilizar EPI's (Equipamentos de proteção Individual) para sua segurança.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”