Relé ou contactor?

Responder
miguelcosta
Curioso
Curioso
Mensagens: 85
Registado: 08 jun 2008, 14:44
Localização: leeds uk
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Relé ou contactor?

Mensagem por miguelcosta »

Boa noite

Devemos optar sempre por contactores para controls a potencia ou nao tem problema usar relés se o poder de Corte deles for igual ou superior á potencia?


Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Relé ou contactor?

Mensagem por admin »

Tens de ter em conta o tipo de carga que colocas se é uma carga indutiva se é uma carga resistiva normalmente o relé é aplicado a cargas de baixo consumo fica um exemplo em relação aos contatores
Qual a diferença de categorias de emprego de contatores; AC-1, AC-2, AC-3 e AC-4?
"As categorias de emprego para contatores em corrente alternada , segundo IEC 947-4 fixam os valores de corrente que o contator deve estabelecer ou interromper.
Elas dependem:
- da natureza do receptor controlado: motor de gaiola ou de anéis, resistências
- das condições nas quais se efetuam os fechamentos e as aberturas: motor em regime ou bloqueado ou em partida, inversão do sentido de rotação, frenagem por contracorrente.

AC1: Aplica-se a todos os aparelhos de utilização em corrente alternada ( receptores), cujo fator de potência é no mínimo igual a 0,95 (coseno-phi maior e igual a 0,95). A interrupção torna-se fácil.
AC2: Refere-se partida e desligamentos, frenagem por contracorrente e partida por impulsos em motores de anéis.
No fechamento o contator estabelece a corrente de partida próximo de 2,5 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura, deverá interromper a corrente de partida com uma tensão no mínimo igual à tensão da rede. A interrupção é mais severa.

AC3: é relativa aos motores de gaiola cujo desligamento é efetuado com o motor em regime. No fechamento o contator estabelece a corrente de partida que é de 5 a 7 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura, o contator interrompe a corrente nominal absorvida pelo motor, e neste momento, a tensão nos bornes de seus pólos é da ordem de 20% da tensão da rede. A interrupção torna-se fácil.
Exemplos de utilização: todos os motores de gaiola normais, elevadores, escadas rolantes, correias transportadoras, elevadores de canecas, rpomressores, bombas, misturadores, condicionadores de ar, etc.

AC4: Manobras pesadas, acionar motores a plena carga , comando intermitente inversão. Trata-se de partidas com frenagem por contracorrente e à partida por impulsos em motores de gaiola ou de anéis.
O contator fecha com uma intensidade que pode atingir 5 e até 7 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura o contator interrompe esta mesma corrente, sob uma tensão tanto maior quanto menor for a velocidade do motor. Esta tensão pode ser igual à da rede. A interrupção é bastante severa.
Exemplos de utilização: máquinas de impressão, trefila , pontes rolantes, tornos, etc."
Fonte: https://www.se.com/br/pt/faqs/FA35642/
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Relé ou contactor?

Mensagem por nelmindo »

Teoricamente uma relé é para sinais de comando e um contactor para abrir e fechar fluxo de energia.
Na prática, um relé e um contactor são dispositivos electromecânicos muito semelhantes.
Há relés de um pólo, há contactores de um pólo.
Há relés que têm uma capacidade de corte de 40A (relés nos automóveis), há contactores que no máximo só comutam 5A.
Há relés de bobina a 230Vac, há contatores com bobina a 230Vac
etc, etc, etc.
Mas o Mário já deu uma dica, se a corrente a abrir/fechar não ultrapassar a capacidade dos contactos da relé, porque não a usar?
Eletrica78
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 16 ago 2018, 17:29
Localização: Lisboa

Re: Relé ou contactor?

Mensagem por Eletrica78 »

Para quem está a sair do mundo académico e a entrar na profissão… (e que de prática pouco percebe)
Qual a diferença entre um relé, um contactor e um telerruptor?
Como funcionam?
Quais as aplicações?

Obrigado
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Relé ou contactor?

Mensagem por joaosousa »

Existem equipamentos para tudo. Ate ha relés de potência mais fortes que contactores... Mas respondendo a tua questão, na gíria e em 90% dos casos, o relé, muitas vezes chamado de relé auxiliar é usado para comando. Contactor potência. O contactor é usado para abrir ou fechar o circuito de potência. Para isso acontecer ele tem que receber uma informação na bobine dele. Essa informação vem de um circuito de comando! P0de ser um botãozinho simples como pode ser um circuito mais complexo composto por relés, botões de pressão, selectores, etc.

Um telerruptor basicamente consegue ser autoalimentado. Para dares ordem de ligar e desligar com botões de pressão necessitas de ter 2 botões para fazeres uma auto alimentação. O telerruptor consegue fazer isso com apenas um botão. Carregas dás um impulso ele liga e fica autoalimentado até dares novo impulso no mesmo botão
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Relé ou contactor?

Mensagem por Faiante »

Bom dia meu caro joaosousa!

Depois de ler com muito agrado todas as questões colocadas pelos diversos intervenientes sobre a dúvida colocada a debate, concordo plenamente com tudo o que atrás ficou dito, realçando dois esclarecimentos feitos especificamente pelo meu caro e uma outra da autoria do nelmindo.
Contudo, depois de tudo o que li sobre o seu post, permita-me fazer uma pequena correção apenas a um dado elementar por si descrito nessa postagem e que importa dizer o seguinte: - Apenas os contactores podem ter contactos principais que podem abrir ou fechar circuitos de potência com elevadas correntes de serviço. Podendo, estas, ir até altíssimos valores de intensidade na ordem os milhares de ampere.
Como tudo na vida, precisamos de saber a função para ou tipo de serviço que o dispositivo electomecânico (contactor), vai desempenhar. Já que estes aparelhos de manobra tem temperaturas de serviço e vida útil e acordo com algumas prescrições técnicas associadas.
Já o relés, tanto quanto me é permitido saber não terão capacidade para ir até essa ordem de grandeza.

CPtos

JAG
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”