Aterramento comum com neutro

Responder
Davidson Melo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 14 ago 2018, 00:19
Localização: Lisboa

Aterramento comum com neutro

Mensagem por Davidson Melo »

Me falaram em outro fórum que cá em Lisboa não tem neutro comum com o terra mas tirei fotos do lugar que vou reformar e olhem ai


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aterramento comum com neutro

Mensagem por lcmmonteiro »

A sua questão não é totalmente clara de modo que se torna impossível apresentar uma resposta.

A imagem que indica também não está anexada...

Tente ser mais esclarecedor.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Aterramento comum com neutro

Mensagem por nelmindo »

lcmmonteiro Escreveu: 22 ago 2018, 19:07 A sua questão não é totalmente clara de modo que se torna impossível apresentar uma resposta.

A imagem que indica também não está anexada...

Tente ser mais esclarecedor.
E sugiro que faça uma só publicação do problema. O forum é bastante ativo, que não perde publicações.
Davidson Melo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 14 ago 2018, 00:19
Localização: Lisboa

Re: Aterramento comum com neutro

Mensagem por Davidson Melo »

Pronto agora foi.... As 2 imagens iguais e antes de de chegar na casa... E a outra foto dos fusíveis onde o terra está cortado. Sem estar ligado em nada.ja é quase no relógio da EDP. Eu acho que está desligado pq os cabos são de 10 mm é só o terra é 6 mm o que acham... Faço um aterramento com astes tbm? Ou só passo um cabo 10 mm do terra e peço pra ligar?
Anexos
Desculpe não tinha conseguido
Desculpe não tinha conseguido
IMG_20180822_124324837.jpg
IMG_20180822_125339128.jpg
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aterramento comum com neutro

Mensagem por ENERGY »

Davidson Melo Escreveu: 22 ago 2018, 22:51 Pronto agora foi.... As 2 imagens iguais e antes de de chegar na casa... E a outra foto dos fusíveis onde o terra está cortado. Sem estar ligado em nada.ja é quase no relógio da EDP. Eu acho que está desligado pq os cabos são de 10 mm é só o terra é 6 mm o que acham... Faço um aterramento com astes tbm? Ou só passo um cabo 10 mm do terra e peço pra ligar?
Boas
A secção mínima do condutor de terra geral entre elétrodo/chapa cobreada e caixa de chantes amovíveis quando isolado é de 16mm, se for de cobre nú passa a 25mm.
Essa portinhola não tem ligação de terra, porque se trata de uma caixa da classe II de isolamento, logo o condutor de terra deveria ter sido cortado na entrada da portinhola e isolado, para evitar possíveis acidentes.
Cpts.
Energy
Davidson Melo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 14 ago 2018, 00:19
Localização: Lisboa

Re: Aterramento comum com neutro

Mensagem por Davidson Melo »

Obrigado mas vamos por partes...nessa caixa de classe II onde o terra está cortado não posso simplesmente ligar o terra junto com o neutro se for da mesma betola ?? Pois lá na outra parte eles se juntam do mesmo jeito, esse aterramento não serve como proteção? Tenho que fazer um esquema com astes ??? É que aqui é praia e o terreno tem muita areia não acredito que vai dar a resistência necessária... Eu não acreditei que uma casa desse tamanho tem o que era pra ser o aterramento simplesmente cortado, a casa está sem proteção nenhuma, só no quadro da piscina que fizeram um aterramento mas não medi os ohms ainda
Davidson Melo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 14 ago 2018, 00:19
Localização: Lisboa

Re: Aterramento comum com neutro

Mensagem por Davidson Melo »

Quem puder dá uma olhada nesse projeto de 1990 era pra ter astes de aterramento mas não tem
Anexos
IMG_20180823_075913607.jpg
IMG_20180823_075913607.jpg (37.92 KiB) Visto 946 vezes
IMG_20180823_080116258.jpg
IMG_20180823_080037499.jpg
Davidson Melo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 14 ago 2018, 00:19
Localização: Lisboa

Re: Aterramento comum com neutro

Mensagem por Davidson Melo »

Pelo jeito ninguém pode me ajudar
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aterramento comum com neutro

Mensagem por ENERGY »

Davidson Melo Escreveu: 24 ago 2018, 21:04 Pelo jeito ninguém pode me ajudar
Boas
A ajuda já lhe foi dada, tem de fazer uma Terra Geral, com elétrodos/chapa cobreada, etc.
Na persistencia da sua duvida, deverá ler as RTIEBT e fica logo de seguida esclarecido com o que deve fazer, e como regulamentarmente o fazer.
Atenção que abrir os Armarios de Distribuição da EDPD sem a devida autorização, dá origem a Coima.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”