Poste de média ou alta tensão

Responder
hugofeynman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 23 jul 2018, 22:23
Localização: Albufeira
Enviou: 3 vezes

Poste de média ou alta tensão

Mensagem por hugofeynman »

Boa noite,

Sabem me dizer que tipo de poste é este: se é de média ou alta tensão? O poste está a cerca de 60 m de distância de uma moradia que pretendo comprar, num terreno vizinho, mas as linhas passam a cerca de 20 m da habitação. Existe risco devido à presença de campos eletromagnéticos?
https://imgur.com/QoOtTZc

Obrigado!


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Poste de média ou alta tensão

Mensagem por nelmindo »

hugofeynman Escreveu: 23 jul 2018, 22:30 Boa noite,

Sabem me dizer que tipo de poste é este: se é de média ou alta tensão? O poste está a cerca de 60 m de distância de uma moradia que pretendo comprar, num terreno vizinho, mas as linhas passam a cerca de 20 m da habitação. Existe risco devido à presença de campos eletromagnéticos?
https://imgur.com/QoOtTZc

Obrigado!
Média tensão e sem perigo algum.
Foi "bombardeado" com campos electromagnéticos maiores, quando assistiu televisão CRT.
hugofeynman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 23 jul 2018, 22:23
Localização: Albufeira
Enviou: 3 vezes

Re: Poste de média ou alta tensão

Mensagem por hugofeynman »

Obrigado pelo esclarecimento, Nelmindo.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Poste de média ou alta tensão

Mensagem por Faiante »

Muito boa tarde meu caro hogofaynmam.
Tal como o colega nelmindo referiu na sua explicação, trata-se efectivamente de uma linha de média tensão. O apoio em questão é um pórtico em alinhamento, montado para vencer uma distância maior (vão).
Dada a distância a que se encontra da habitação apenas o que poderá surgir serão ressonâncias mecânicas vibratórias resultantes da passagem do vento sobre os condutores da rede MT, os quais transmitem essas vibrações mecânicas para o apoio.

CP

JAG
hugofeynman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 23 jul 2018, 22:23
Localização: Albufeira
Enviou: 3 vezes

Re: Poste de média ou alta tensão

Mensagem por hugofeynman »

Muito obrigado pela sua resposta, Faiante.
hugofeynman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 23 jul 2018, 22:23
Localização: Albufeira
Enviou: 3 vezes

Re: Poste de média ou alta tensão

Mensagem por hugofeynman »

Bom dia,
Não deve ser fácil prever esta situação, mas existe a possibilidade de no futuro esta linha passar de média a alta tensão? Será que a EDP me facultaria essa informação?
Muito obrigado.
Hugo
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Poste de média ou alta tensão

Mensagem por Faiante »

Bom dia meu caro hugofeynman.

Face às necessidades de alimentação da zona servida por essa linha, nunca será de colocar a passagem de 30Kv para 60 KV. Sempre que surjam necessidades imperiosas de um aumento de potência para essa zona, serão efectuados estudos técnico/ financeiros de forma a dotar essa mesma zona servida por uma subestação de 60/30 KV ou 60/3015 KV, consoante a envolvente de tensões verificadas na zona de influência da distribuição.

E, nesta circunstância, será executado, um novo traçado ou se houver na proximidade uma linha a 60 KV será efectuado uma derivação em antena para alimentar a nova SE (subestação eléctrica).

CP

JAG
hugofeynman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 23 jul 2018, 22:23
Localização: Albufeira
Enviou: 3 vezes

Re: Poste de média ou alta tensão

Mensagem por hugofeynman »

Caro Faiante,
Muito obrigado pela sua resposta e o esclarecimento.
Cumprimentos,
Hugo
manilha giesta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 13 mar 2011, 13:19

Re: Poste de média ou alta tensão

Mensagem por manilha giesta »

É um poste de passagem de média tensão, sem chave faca, é um dispositivo destinado a isolar partes de circuitos elétricos. São instaladas em pontos estratégicos visando: Seccionar a rede para minimizar os efeitos das interrupções programadas ou não...
Abraço people ⚡
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Poste de média ou alta tensão

Mensagem por Faiante »

boa Tarde meu caro "manilha giesta"!

O apoio em questão recebe o nome de apoio - Pórtico em Alinhamento - com o diminutivo de "PAL". Quanto ao facto de chamar de chave, creio e não me engano trata-se de um nome comum no Brasil. Em Portugal recebe o nome de seccionador, podendo este estar montado nas seguintes posições a saber:
1º - Seccionador horizontal
2º - Seccionador vertical

O seccionador montado na forma horizontal pode sê-lo na posição seguinte _ à Cabeça do apoio, mas hoje, para protecção da biodiversidade das aves, estão a ser reposicionados na posição vertical.

No entanto, caso o apoio seja um pórtico, este, na sua fase de projecto, já está prevista a sua montagem de forma horizontal. Neste caso já não serão propostos para reposicionamento.


CPtos

JAG
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”