Aumento de potência para 41.40 KVA

lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa noite.

Venho por este meio solicitar o apoio dos mais experientes para uma situação que irei em breve ter em mãos e, apesar de já ter contado a EDP Distribuição gostaria de me ir adiantando por forma a estar preparado para as eventualidades.

Para uma moradia com contrato de fornecimento de energia 10.35 KVA em trifásico ( 3 x 15 A), qual se encontra em remodelação e ampliação para servir como "hostel" onde irão existir 3 "casas" que irão ser alugadas a estrangeiros e o cliente pretende que seja tudo elétrico.

Alguns valores de referência para os equipamentos:

- 2 termoacumuladores ( 3600 w )
- 3 placas vitrocerâmica ( 9000 w )
- 3 exaustores ( 900 w )
- 3 máquinas de lavar roupa ( 2400 w)
- 4 frigorificos ( 800 w)
- 2 aquecedores de toalhas em wc ( 2000 w )
- 3 unidades exteriores AC + 5 unidades interiores ( 12 000 w)
- iluminação interior e exterior mais o que houver disponível para ligar nas tomadas "livres" se é que me faço entender...

prevejo um cálculo total na ordem dos 30 700 watts com possibilidade em subir mais uns bons valores tendo em conta a simultâneidade.

a questão critica aqui é a situação que o cliente exige que tudo funcione em simultâneo.



A EDP Distribuição neste momento só me pediu para apresentar uma nova ficha eletrotécnica, qual já criei para um novo cálculo de 41.40 KVA e enviei em conjunto com a ficha individual de habitação.

Apesar de ainda não ter recebido a resposta por parte da EDP sei quais os trabalhos necessários a realizar: alteração da localização da portinhola qual ainda se encontra no interior da habitação, alteração da localização do contador, qual também se encontra dentro da habitação, bem como o troço da portinhola até ao quadro de entradas bem como a construção de um novo quadro que respeite as novas exigências. Até aqui estou dentro do assunto.

O que tenho algumas dúvidas é no seguinte:

Vai ser necessário projecto ou o termo de responsabilidade de execução é suficiente ? ( Ainda não consegui entender se os projectos são apenas obrigatórios para S > 41.40 KVA ou se há situações mais baixas que também necessitam de projecto.

Que mais documentação irá a EDP solicitar ?

Agradeço toda a informação e ajuda que possam prestar.

Cumprimentos.


dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por dsrsantos »

Nesse caso não precisa de projecto. Há casos em que precisa mesmo para potências abaixo dos 41,4kVA, mas não nesse, em principio.

A EDP quer a FE para abrir o PLR (pedido de ligação à rede) nesse momento o cliente vai ter de pagar uns 500€ e já deve ter a portinhola instalada, pois os técnicos vão ao local verificar, para depois apresentar o orçamento do ramal.

Depois é pagar o ramal ou contratar outra empresa credenciada pela EDP para o executar.

Quando a instalação estiver concluída, é pedir a inspecção, com o termo de execução.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa tarde.

Agradeço a breve resposta.


A portinhola pode ser uma P100 ? Quais os fusiveis recomendados ?

Já agora aproveito para solicitar a recomendação para o cabo e revestimento e o melhor disjuntor para esta situação.

Cumprimentos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por ENERGY »

Boas
A EDPD já não apresenta preço para este tipo de ramal, o valor que o cliente vai pagar é para abertura de processo e analise de viabilidade de fornecimento de energia, depois o cliente vai ter de contactar uma empresa certificada para executar o ramal.


Para a potencia de 41.4Kvas em BTN a Portinhola P3X100A é a indicada, a não ser que a EDPD obrigue a outro tipo de Portinhola.

Quanto aos fusíveis são de 60A, e a secção do cabo tem a ver com a distancia entre contador e Q.E.G, e também o modo de instalação, e o interruptor de corte geral deverá ser no mínimo de 4x80A.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

Mas uma vez obrigado pelas respostas.

Atualmente os cabos existentes na portinhola são de 16 mm2, embora a EDP tenha dito que já está no limite de fornecimento de energia.

A portinhola está dentro de casa bem como o contador.

Se tiver que alterar a localização da portinhola, o muro da moradia em questão encontra-se sensivelmente entre 30 a 40 metros do quadro de entrada.

Muito provavelmente a vareta de terra deve estar perto da entrada da moradia, pois não existe caixa de leitura e já foi feita à posterior.

Caso a portinhola passe para o muro, o correto será realizar um novo sistema de terra à entrada da moradia, certo ?
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por Mario Lopes »

Viva,

Aconselho neste caso a ter Um Quadro geral e um quadro por Fracção, já que vai solicitar 41,4, instale 13,8 por fracção em monofásico.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

Agradeço a resposta Mário.

Já foram criados 3 quadros parciais em que dois são alimentados por cabo 5G 10 mm2 e o terceiro por cabo 5G 6 mm2.

Estou a aguardar a resposta por parte da EDP por forma a entender a viabilidade do aumento de potência tendo em conta as necessidades.

Tal como já referi anteriormente, sei que o ramal até à portinhola é em condutores individuais de 16 mm2 e a EDP informou-me na altura em que tive acesso à fatura e solicitei informações, que a potência contratada já estava no máximo 10.35 KVA ou 3 x 15 A.

Notei que o limitador da EDP estava limitado para 30A mas o contador já é dos novos e consta no limite os 10.35 KVA tal como a EDP indica na fatura.

Agora é uma questão de aguardar pela resposta da EDP e esperar que seja viável este aumento de potência.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por ENERGY »

lcmmonteiro Escreveu: 24 jul 2018, 20:58 Agradeço a resposta Mário.

Já foram criados 3 quadros parciais em que dois são alimentados por cabo 5G 10 mm2 e o terceiro por cabo 5G 6 mm2.

Estou a aguardar a resposta por parte da EDP por forma a entender a viabilidade do aumento de potência tendo em conta as necessidades.

Tal como já referi anteriormente, sei que o ramal até à portinhola é em condutores individuais de 16 mm2 e a EDP informou-me na altura em que tive acesso à fatura e solicitei informações, que a potência contratada já estava no máximo 10.35 KVA ou 3 x 15 A.

Notei que o limitador da EDP estava limitado para 30A mas o contador já é dos novos e consta no limite os 10.35 KVA tal como a EDP indica na fatura.

Agora é uma questão de aguardar pela resposta da EDP e esperar que seja viável este aumento de potência.
Boas
Se for numa zona rural alimentada por linhas aéreas pode estar comprometida tal potencia, agora num meio urbano, penso que não está em causa tal alimentação, o cliente é que vai pagar, e pode é depois não gostar do valor, pode ser algo de centenas de euros até muitos milhares de euros.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa noite.

É no centro da cidade. Sei que recentemente na mesma rua ocorreu uma situação semelhante qual autorizaram o aumento de potência.

Já lá vão algumas semanas à espera da resposta da EDP

:s
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por ENERGY »

lcmmonteiro Escreveu: 01 ago 2018, 20:58 Boa noite.

É no centro da cidade. Sei que recentemente na mesma rua ocorreu uma situação semelhante qual autorizaram o aumento de potência.

Já lá vão algumas semanas à espera da resposta da EDP

:s
Boas
Ultimamente têm surgido diversas alterações na estrutura da EDPD, e as coisas estão bem mais demoradas, nada está a mudar para melhor, e nós que temos de lidar veses sem conta com esta entidade "estamos feitos ao bife".
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

e quase um mês depois, ainda continuo à espera de uma resposta por parte da EPD...

com esta lentidão nos processos simples, só nos vai complicar a vida no dia-a-dia....

como é possível que as entidades responsáveis levem tanto tempo a dar respostas até mesmo nos pedidos mais simples ???!!
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

atualização:

à cerca de pouco mais de duas semanas lá recebi a resposta da EDP informando que à partida o Ramal teria capacidade para o pedido de aumento de potência mas que no entanto irião enviar um técnico ao local para uma melhor análise.

Tal como combinado estive presente na moradia em questão em conjunto com o técnico da CME qual me indicou que não haveriam problemas nenhuns e que o ramal de 16 mm2 permitia o pedido anteriormente realizado.

Esta semana recebi uma nova resposta por parte da EDP que solicita uma certificação da instalação.

Coloco esta questão aos mais experientes até porque com a entrada destas novas leis recentes anda tudo meio perdido: este é um processo normal?

Apenas as zonas ampliadas foram revistas e criados novos circuitos e quadros elétricos devidamente calculados. No entanto uma parte da moradia não sofreu renovações e já tem mais de 15 anos- Que tipo de certificação vai ser exigida? Total ?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por ENERGY »

lcmmonteiro Escreveu: 28 set 2018, 20:43 atualização:

à cerca de pouco mais de duas semanas lá recebi a resposta da EDP informando que à partida o Ramal teria capacidade para o pedido de aumento de potência mas que no entanto irião enviar um técnico ao local para uma melhor análise.

Tal como combinado estive presente na moradia em questão em conjunto com o técnico da CME qual me indicou que não haveriam problemas nenhuns e que o ramal de 16 mm2 permitia o pedido anteriormente realizado.

Esta semana recebi uma nova resposta por parte da EDP que solicita uma certificação da instalação.

Coloco esta questão aos mais experientes até porque com a entrada destas novas leis recentes anda tudo meio perdido: este é um processo normal?

Apenas as zonas ampliadas foram revistas e criados novos circuitos e quadros elétricos devidamente calculados. No entanto uma parte da moradia não sofreu renovações e já tem mais de 15 anos- Que tipo de certificação vai ser exigida? Total ?
Boas
A certificação vai ser de acordo com a quantidade de Instalações a certificar, e todas estas terão de star de acordo com a s RTIEBT, e claro se o somatório das instalações desse edifício ultrapassar os 10.35Kvas vai ter de apresentar projeto dessas instalações elétricas.
Cpts.
Energy
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por lcmmonteiro »

A questão é mesmo essa a edp aceitou o pedido de aumento de potência para 41 KVA e após este tempo todo informou que o ramal suporta este pedido.

E agora indica que é preciso certificação. ... Como vou certificar uma instalação de uma moradia que não foi refeita?

Apenas as zonas ampliadas foram renovadas e só estas consigo garantir que estão de acordo com as normas. .. O resto da moradia rc e 1 pISO não foi renovado. ... Tal como referi apenas as zonas ampliadas tais como cave ar condicionados e a garagem que foi transformada em habitação. ...

A única necessidade deste aumento de potência e a exigência do cliente no favor simultaneidade pois quer usar tudo em simultâneo e todos os equipamentos foram eletricos não quis gás nem painéis de aquecimento.

Tudo o que foi refeito eu sei que passa mas o que se manteve por não ter sido feito qualquer obra no rc e 1 piso não posso garantir...
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Aumento de potência para 41.40 KVA

Mensagem por dsrsantos »

lcmmonteiro Escreveu: 29 set 2018, 11:27 A questão é mesmo essa a edp aceitou o pedido de aumento de potência para 41 KVA e após este tempo todo informou que o ramal suporta este pedido.

E agora indica que é preciso certificação. ... Como vou certificar uma instalação de uma moradia que não foi refeita?

Apenas as zonas ampliadas foram renovadas e só estas consigo garantir que estão de acordo com as normas. .. O resto da moradia rc e 1 pISO não foi renovado. ... Tal como referi apenas as zonas ampliadas tais como cave ar condicionados e a garagem que foi transformada em habitação. ...

A única necessidade deste aumento de potência e a exigência do cliente no favor simultaneidade pois quer usar tudo em simultâneo e todos os equipamentos foram eletricos não quis gás nem painéis de aquecimento.

Tudo o que foi refeito eu sei que passa mas o que se manteve por não ter sido feito qualquer obra no rc e 1 piso não posso garantir...
lcmmonteiro, não há qualquer novidade aqui. Sempre foi assim. Quer aumentar a potência, tem de certificar a instalação para essa potência. Nada tem a ver com a EDP. São questões independentes.

Não quer gás, paga. E paga bem...

Para além de no futuro ir pagar uma batelada de potência contratada, agora paga o projecto, a remodelação de toda a instalação para cumprir as RTIEBT e o projecto e a certificação...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”