Botão liga/desliga para lampada

Responder
Rolter
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 25 abr 2018, 15:43

Botão liga/desliga para lampada

Mensagem por Rolter »

Boa noite senhores,

Então tenho cá uma lambada de 3W, 85-260V e preciso instalar 3 botões liga/desliga no interior desta lampada, que sejam muito pequenos, já vi que espaço tenho e muito. A lampada tem 3 cores, são três leds, verde, vermelho e azul, quero controlar isto, pois no momento ao ligar a lampada os 3 leds ligam juntos. Então, metendo o botão liga/desliga em cada led da lampada, posso escolher a cor que quiser no momento. Penso que posso ficar apenas com uma cor ligada e desligar as outras duas (é possível isto?). Ok! Não percebo de eletricidade, mas quero aprender um mínimo, para coisas como neste caso.

Dúvida maior: Sobre as voltagens, este botão (link abaixo), que é dos menores que encontrei, serve para está situação? As condições do botão diz: DC 30V 1A AH, corrente continua como sabem. Minha lambada 3 leds, são 3W, os fios que dão aos leds são muito, muito, muito finos mesmo. Este botão serve para este caso? Se a resposta for não, podem dizer faz favor qual características deve ter os botões? voltagem, ampere e tudo que preciso saber. Fico muito agredecido.


https://www.ebay.com/itm/10-PCS-Latchin ... 2749.l2649

Cumps.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Botão liga/desliga para lampada

Mensagem por joao-pt »

Em princípio, pelas características não deverás ter problemas. A forma de ligares os condutores ao interruptor é que poderá não ser a mais prática e obrigar-te a adaptares.

Confirma se a lâmpada tem 3 LEDs de cores diferentes ou se tem 1 LED RGB para reproduzir as várias cores.
Rolter
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 25 abr 2018, 15:43

Re: Botão liga/desliga para lampada

Mensagem por Rolter »

joao.pt Escreveu: 01 mai 2018, 23:39 Em princípio, pelas características não deverás ter problemas. A forma de ligares os condutores ao interruptor é que poderá não ser a mais prática e obrigar-te a adaptares.

Confirma se a lâmpada tem 3 LEDs de cores diferentes ou se tem 1 LED RGB para reproduzir as várias cores.
Obrigado joão.pt

Sim, já confirmei, abri a lâmpada e são três leds separados mesmo. Já estive cá a ver e vou precisar apenas de uma extensão de fio para cada led, para levar até os interruptores/botões que estarão fixos na parte interna da lâmpada, há muito espaço, farei 3 buracos na lâmpada para apenas os botões dos interruptores ficarem para fora, e assim, poder fazer as escolhas facilmente de cada cor da lâmpada.


Cada led leva apenas um fio, pela que vi em tutorias, basta cortar este fio no meio e meter o interruptor/botão, assim dá-se a trabalhar a função liga/desliga do led. Parece muito fácil.

Então vou comprar agora estes botões que mostrei. Já tenho o ferro de solda e também comprei o estanho. No fio que cortar, soldo uma das pontas nesta base metálica, na parte inferior do botão e a outra ponta soldo nesta placa metálica na lateral no botão, que é menor, certo joão?


Obrigado!
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Botão liga/desliga para lampada

Mensagem por joao-pt »

Sim, tem só o cuidado de depois deixares isso isolado e sem pontas levantadas. Quanto a soldar a estanho, não sei se este vai agarrar bem nessa parte metálica, terás de experimentar.
Rolter
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 25 abr 2018, 15:43

Re: Botão liga/desliga para lampada

Mensagem por Rolter »

joao.pt Escreveu: 02 mai 2018, 12:41 Sim, tem só o cuidado de depois deixares isso isolado e sem pontas levantadas. Quanto a soldar a estanho, não sei se este vai agarrar bem nessa parte metálica, terás de experimentar.
Ok João.pt obrigado, vou testar quando chegar, é tão barato, fica guardado para outra ocasião se precisar, caso não dê, tento encontrar um botão que não seja para solta, mas este foi o menor botão que encontrei.

João mas uma dúvida faz favor. Ainda não percebo estas características na hora da compra. Vamos lá! Porque o botão diz que é 30V DC, mas serve para está lâmpada 85-260V AC. Como funciona isto? Qual a regra? Tenho visto botões feitos para 30V com notas que servem para 12V também. Isso quer dizer que é a potência que aquela placa de metal suporta? seria isto? Penso que um botão destes deveria dar para tudo, já que não tem nada ligado ainda rsrs.. só penso..... a aprender ainda.....

Obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Botão liga/desliga para lampada

Mensagem por joao-pt »

85-260V AC é a tensão de alimentação da lâmpada, os LEDs são alimentados com uma tensão mais baixa e DC.

Num interruptor interessa saber, entre outras coisas, qual a corrente máxima que suporta e qual o nível máximo de tensão AC e DC.
Rolter
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 25 abr 2018, 15:43

Re: Botão liga/desliga para lampada

Mensagem por Rolter »

joao.pt Escreveu: 02 mai 2018, 16:32 85-260V AC é a tensão de alimentação da lâmpada, os LEDs são alimentados com uma tensão mais baixa e DC.

Num interruptor interessa saber, entre outras coisas, qual a corrente máxima que suporta e qual o nível máximo de tensão AC e DC.
Obrigado joão,

Então este botão https://www.ebay.com/itm/10-PCS-Latchin ... 2749.l2649, suporta tensão máxima de 30v DC e corrente máxima 1A (ampere), certo?
Quer dizer que posso ligar neste interruptor qualquer equipamento que ligue ao max até 30 V e 1A? certo? Posso ligar 5 volts nele? porque já que vem vários botões vou meter outro aqui num equipamento 5V que tenho, mas não sei corrente, e se for 5v com 2A? já não serve ou posso testar?

Estava a pensar que eu devia obedecer os 30V do botão e ligar apenas equipamentos a 30 V, mas parece que agora a coisa ficou bem melhor, pois aumenta as possibilidades. Está regra, de máximo, dá-se para tudo no eletricidade? Para os fios também dá? Sempre posso ligar uma corrente e uma tensão mais baixa daquela que o item é marcada, ou seja, posso ligar qualquer coisa com menos de 30V - 1A?

Comprei também um Multímetro 8) assim consigo aprender mais.


Obrigado João
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Botão liga/desliga para lampada

Mensagem por joao-pt »

Pela parte da tensão, ou seja, os 5V, podes ligar, convém agora saberes a corrente.

Podes sempre usar valores inferiores aos 30V e a 1A. Se usares valores superiores podes diminuir a vida do equipamento de 5 anos para por exemplo 5 meses ou pode até se dar o caso de apenas durar uma vez, caso seja muito superior ao valor máximo indicado.
Rolter
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 25 abr 2018, 15:43

Re: Botão liga/desliga para lampada

Mensagem por Rolter »

joao.pt Escreveu: 02 mai 2018, 17:21 Se usares valores superiores podes diminuir a vida do equipamento de 5 anos para por exemplo 5 meses ou pode até se dar o caso de apenas durar uma vez, caso seja muito superior ao valor máximo indicado.
Opah, muito importante saber disto!! Então é mesmo importante tomar atenção a isto.

Posso sempre confiar no Multímetro para saber as informações dos equipamentos, não é? como neste caso, para medir a corrente deste equipamento de 5V que tenho aqui e não sei quantos amperes tem, se for mais de 1A, já não vou ligar então, vou procurar um interruptor com a corrente correcta.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”