Sobretensões na rede

Responder
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Sobretensões na rede

Mensagem por Electroo »

Bom dia, estou a fazer a analise de uma instalação de BT, a tensão, em duas fases, está a maior parte do tempo acima dos 253V, por isso tenho a rede em sobretensão. quais são as soluções para este tipo de problema? o aumento de consumo reduziria este problema, mas não é isso que se pretende.

Obrigado


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Sobretensões na rede

Mensagem por nelmindo »

Electroo Escreveu: 11 abr 2018, 09:30 Bom dia, estou a fazer a analise de uma instalação de BT, a tensão, em duas fases, está a maior parte do tempo acima dos 253V, por isso tenho a rede em sobretensão. quais são as soluções para este tipo de problema? o aumento de consumo reduziria este problema, mas não é isso que se pretende.

Obrigado

Fazer uma exposição ao fornecedor de energia elétrica.
O aparelho que mediu isso, é de confiança?
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Sobretensões na rede

Mensagem por Electroo »

nelmindo Escreveu: 11 abr 2018, 09:52
Electroo Escreveu: 11 abr 2018, 09:30 Bom dia, estou a fazer a analise de uma instalação de BT, a tensão, em duas fases, está a maior parte do tempo acima dos 253V, por isso tenho a rede em sobretensão. quais são as soluções para este tipo de problema? o aumento de consumo reduziria este problema, mas não é isso que se pretende.

Obrigado

Fazer uma exposição ao fornecedor de energia elétrica.
O aparelho que mediu isso, é de confiança?
Bom dia. Sim é, é um analisador de rede da HT-INSTRUMENTS.
Mas a nível técnico, o que poderá ser feito?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Sobretensões na rede

Mensagem por ohmico »

Boas,

seria interessante que publicasse aqui as medidas que está a obter:

R-S=
S-T=
R-T=

R-N=
S-N=
T-N=

N-Terra=

Estes dados podem ajudar no diagnóstico.

Ohmico
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Sobretensões na rede

Mensagem por Mario Lopes »

Electroo,

Antes de mais é necessário saber se a rede onde isso acontece é privada ou publica. Caso seja no parque industrial na Abrunheira...é normal. A solução é no transformador de Média Tenção no PT local baixar um dois pontos no transformador, isto..se o mesmo der. Caso a rede seja privada é expor ao técnico de exploração o caso, se for publica é expor o caso ao Distribuidor. Uma UPS não será a solução a meu ver. Iria ficar com a tensão de saída estabilizada, mas iria estar sempre a entrar em alarme devido á tensão alta na entrada.
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Sobretensões na rede

Mensagem por Electroo »

Mario Lopes Escreveu: 11 abr 2018, 13:58 Electroo,

Antes de mais é necessário saber se a rede onde isso acontece é privada ou publica. Caso seja no parque industrial na Abrunheira...é normal. A solução é no transformador de Média Tenção no PT local baixar um dois pontos no transformador, isto..se o mesmo der. Caso a rede seja privada é expor ao técnico de exploração o caso, se for publica é expor o caso ao Distribuidor. Uma UPS não será a solução a meu ver. Iria ficar com a tensão de saída estabilizada, mas iria estar sempre a entrar em alarme devido á tensão alta na entrada.

A rede é publica, da EDP. Não é em local industrial, é local residencial.
Ainda assim e perante esta situação o que a EDP poderá fazer?
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Sobretensões na rede

Mensagem por projclvm »

Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Sobretensões na rede

Mensagem por Faiante »

Boas tardes amigo Electroo!

1º - O valor das tensões em Portugal estão de acordo com os valores da UE; sendo que neste momento o valor padrão será de: Para tensões simples 230 Volt. Para tensões composta será de 400 Volt.

Outra questão: 1 - O valor da tensão na média tensão poderá estar muito alto, o que pode estar a introduzir tensões elevadas nos restantes PTs, quer sejam eles públicos ou privados.
Caso esta situação seja apenas referente ao PT público que o alimenta, haverá toda a conveniência em alertar o distribuidor, (EDP) isto é, a área operacional (AO) local afim de efectuar o abaixamento de um ponto no enrolamento primário do respectivo transformador.

CP

JAG
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”