Monofásico 10.35kVA e 13.8kVA numa zona de moradias antigas?

Responder
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Monofásico 10.35kVA e 13.8kVA numa zona de moradias antigas?

Mensagem por rnbc »

Vou fazer obras de conservação numa moradia nos Olivais/Lisboa e estava nos meus planos alterar toda a instalação elétrica, já que a atual tem 50 anos e está num estado miserável.

Atualmente tenho 30A (6.9kVA) contratados e o ramal não dá para mais. De facto olhando para o fio, com isolamento em tecido e relativamente fino, nem sei como é que dá para 30A, mas o facto é que o fusível antigo que ainda lá está a um canto era de 30A também. Outros tempos...

Estava a pensar interligar todos os quadros (2 pisos + anexo) usando fio de 16mm2, com 5 condutores, para poder ter trifásico mas principalmente para poder contratar monofásico até 60A caso seja necessário, o que é bem mais útil do que trifásico. O fio é barato, a mão de obra é cara, fica já preparado, é o que eu penso.

A minha intenção era certificar a instalação para 20.7kVA, o que não exige projeto, mas exige que se cumpra o RTIEBT escrupulosamente para passar numa inspeção, e depois contratar 10.35 monofásico. Sabem se a EDP costuma colocar entraves à contratação de 10.35 monofásico nestas zonas de moradias antigas? E 13.8kVA, monofásico costumam aceitar? Em principio implica fazer um novo ramal em ambos os casos...


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Monofásico 10.35kVA e 13.8kVA numa zona de moradias antigas?

Mensagem por Mário »

Boas
rnbc Escreveu: 07 jan 2018, 22:36 Vou fazer obras de conservação numa moradia nos Olivais/Lisboa e estava nos meus planos alterar toda a instalação elétrica, já que a atual tem 50 anos e está num estado miserável.

Atualmente tenho 30A (6.9kVA) contratados e o ramal não dá para mais.
Só perguntando à EDP se têm disponível mais potencia para esse local.


Estava a pensar interligar todos os quadros (2 pisos + anexo) usando fio de 16mm2, com 5 condutores, para poder ter trifásico mas principalmente para poder contratar monofásico até 60A caso seja necessário, o que é bem mais útil do que trifásico. O fio é barato, a mão de obra é cara, fica já preparado, é o que eu penso.
60A não põem na zona, o máximo é 45Amp mono

A minha intenção era certificar a instalação para 20.7kVA, o que não exige projeto, mas exige que se cumpra o RTIEBT escrupulosamente para passar numa inspeção, e depois contratar 10.35 monofásico. Sabem se a EDP costuma colocar entraves à contratação de 10.35 monofásico nestas zonas de moradias antigas? E 13.8kVA, monofásico costumam aceitar? Em principio implica fazer um novo ramal em ambos os casos...
Não tenho a certeza, mas com as alterações que houve creio que vais que ter projecto eléctrico.
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Monofásico 10.35kVA e 13.8kVA numa zona de moradias antigas?

Mensagem por rnbc »

Segundo o artigo 5º, alínea f) do Decreto-Lei n.º 96/2017 de 10 de agosto só é obrigatório projeto para instalações do tipo C caso a potência ultrapasse os 41.4kVA. Não sei é se depois o inspetor embirra por não haver projeto, mas a lei não obriga. Posso pedir projeto ao eletricista, mas acho que o homem vai ficar a olhar para mim como se eu viesse de Marte :D

Eu com 45A monofásico em principio já fico satisfeito, mas 60A era mesmo à vontade. Se a EDP me fornecer isso, que pelos vistos é improvável fornecer, segundo diz...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Monofásico 10.35kVA e 13.8kVA numa zona de moradias antigas?

Mensagem por ENERGY »

rnbc Escreveu: 07 jan 2018, 23:27 Segundo o artigo 5º, alínea f) do Decreto-Lei n.º 96/2017 de 10 de agosto só é obrigatório projeto para instalações do tipo C caso a potência ultrapasse os 41.4kVA. Não sei é se depois o inspetor embirra por não haver projeto, mas a lei não obriga. Posso pedir projeto ao eletricista, mas acho que o homem vai ficar a olhar para mim como se eu viesse de Marte :D

Eu com 45A monofásico em principio já fico satisfeito, mas 60A era mesmo à vontade. Se a EDP me fornecer isso, que pelos vistos é improvável fornecer, segundo diz...
Boas
O projeto não é necessário.
Agora deve diligenciar junto da EDPD, para ver da viabilidade do novo ramal, que para 20.7Kvas, penso não haver qualquer problema, o cliente é que vai pagar, depois como já foi dito para 10.35Kvas em monofásico, por norma não levantam qualquer problema, ainda por cima vai ter um ramal novo, agora para os 13.8Kvas em monofásico, e que podem levantar problemas, tem de convencer muito bem o Técnico da EDP que for ao local.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”