Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Damien
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 22 jan 2021, 21:51
Localização: Braga

Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por Damien »

Olá a todos,
Já tive a ler vários textos e foruns na internet e aquilo que me apercebi é que é muito dificil de medir capacidade das baterias. Gostava de saber se existe alguma maneira de chegar à capacidade da bateria através da medição dos Volts.
Disseram me que isto era possível.
Quero ser muito sincero com todos, eu não percebo muito disto, tudo o que reti agora foi o que tive a ler na internet. Mas o meu carro está com problemas elétricos e a oficina disse-me que o problema era da bateria e que o carro precisava de mais uma bateria nova. Mas eu exigi ver testes em que mostravam que o problema era da bateria. Resultado, ligaram um aparelho à bateria e em poucos segundos supostamente mediram a capacidade de arranque em amperes, o que eu não acredito muito.
Pois o carro nao ligava porque a bateria estava a com 5 volts no dia anterior. E no dia seguinte supostamente estava com 50% de saúde e a capacidade de arranque era de 680 amperes a 18 graus.
A bateria é uma AGM.
Obrigado


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por joao-pt »

Apenas pelo valor de tensão (Volt) não é possível saber a capacidade de uma bateria.

Existem equipamentos no mercado que conseguem saber o estado de saúde de uma bateria, é comum existir nas oficinas automóveis, alguns até fazem a impressão direta para papel, como um talão.

Se tens dúvidas relativamente às conclusões dessa oficina, pede uma segunda opinião.
fiat_uno
Curioso
Curioso
Mensagens: 41
Registado: 31 mai 2018, 10:44
Localização: Portugal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por fiat_uno »

É possível estimar a capacidade da bateria (em Ampere.hora) a partir da tensão. Não é possível determinar a corrente máxima (em Ampere) a partir da tensão da bateria, só mesmo com equipamentos de ensaio.

O que se passa é que os veículos com sistema start/stop solicitam muito mais as baterias porque obrigam a mais arranques e causam descargas muito maiores quando o carro está parado com motor desligado. Ou seja, há um envelhecimento prematuro da bateria e é frequente não durarem mais de dois anos. Além disso, as centralinas começam a indicar erros quando a capacidade da bateria vem abaixo dos 70% da bateria original.

Para ajudar, utilizam baterias AGM que suportam descargas mais profundas mas que são muito mais caras. Moral da história: se quer que a bateria dure, desligue o start/stop.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por joao-pt »

fiat_uno Escreveu: 23 jan 2021, 09:31 É possível estimar a capacidade da bateria (em Ampere.hora) a partir da tensão. Não é possível determinar a corrente máxima (em Ampere) a partir da tensão da bateria, só mesmo com equipamentos de ensaio.
(...)
Apenas a partir do valor de tensão é possível saber a capacidade da bateria como?
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por Duzia12 »

A bateria de corrente continua tem uma tensão de 12-24 ou 48 V

https://descomplica.com.br/gabarito-ene ... automovel/

U=24 V de 150AH, significa que pode descarregar 150 A numa hora ou 75A em 2 Horas etc

Q=Uxixt=24x150x1=3 600 Wh=3,6 kW

Há analisadores de corrente e tensão que medem e regista as funções corrente ou tensão
fiat_uno
Curioso
Curioso
Mensagens: 41
Registado: 31 mai 2018, 10:44
Localização: Portugal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por fiat_uno »

joao-pt Escreveu: 23 jan 2021, 13:36 Apenas a partir do valor de tensão é possível saber a capacidade da bateria como?
Mais corretamente, é possível estimar o estado de carga em relação à capacidade original.
Imagem
Damien
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 22 jan 2021, 21:51
Localização: Braga

Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por Damien »

joao-pt Escreveu: 22 jan 2021, 22:28 Apenas pelo valor de tensão (Volt) não é possível saber a capacidade de uma bateria.

Existem equipamentos no mercado que conseguem saber o estado de saúde de uma bateria, é comum existir nas oficinas automóveis, alguns até fazem a impressão direta para papel, como um talão.

Se tens dúvidas relativamente às conclusões dessa oficina, pede uma segunda opinião.
Quais são as marcas e modelos desses aparelhos? Sabe a referência de algum? O meu mecânico mostrou-me o aparelho e fez um novo teste na bateria nova comigo presente e deu que o estado de saúde da bateria era de 70%... Mas só fez o teste depois de 2 tentativas pois o aparelho dava erro, pareceu-me ser bastante antigo.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ajuda sobre medir amperes de uma bateria

Mensagem por joao-pt »

fiat_uno Escreveu: 23 jan 2021, 18:46
joao-pt Escreveu: 23 jan 2021, 13:36 Apenas a partir do valor de tensão é possível saber a capacidade da bateria como?
Mais corretamente, é possível estimar o estado de carga em relação à capacidade original.
Imagem
Estimar já é uma coisa diferente e mesmo assim tenho muitas dúvidas sem considerar diferentes variáveis, como por exemplo a temperatura a que se encontra, se acabou de ser carregada, se foi recém utilizada, entre outras coisas. Não quero desvalorizar essa tabela mas coloco muitas interrogações ao uso direto.
Damien Escreveu: 23 jan 2021, 19:49
joao-pt Escreveu: 22 jan 2021, 22:28 Apenas pelo valor de tensão (Volt) não é possível saber a capacidade de uma bateria.

Existem equipamentos no mercado que conseguem saber o estado de saúde de uma bateria, é comum existir nas oficinas automóveis, alguns até fazem a impressão direta para papel, como um talão.

Se tens dúvidas relativamente às conclusões dessa oficina, pede uma segunda opinião.
Quais são as marcas e modelos desses aparelhos? Sabe a referência de algum? O meu mecânico mostrou-me o aparelho e fez um novo teste na bateria nova comigo presente e deu que o estado de saúde da bateria era de 70%... Mas só fez o teste depois de 2 tentativas pois o aparelho dava erro, pareceu-me ser bastante antigo.
São várias as marcas que têm equipamentos desses, da Bosch tens o BAT 135, a Solar também tem o BA227 ou BA327, na Midtronics tens a série MX-600. Isto são tudo alguns exemplos, se vais utilizar apenas uma vez, é um equipamento que não se justifica, é muito mais caro do que várias baterias.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”