contador

Responder
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 137
Registado: 23 jun 2009, 20:49

contador

Mensagem por _faisca »

Boas noites colegas,
recentemente estive numa casa que foi toda remodelada por um empreiteiro, incluindo eletricista. O cliente tem 15A monofásicos, que para a instalação que tem é lógico que não aguenta e pediu à EDP um aumento de potência. A EDP foi ao local e disse que só conseguia meter 25A mas o cliente precisava de certificar a instalação elétrica e pagar o reforço da linha aérea. Pelos vistos o eletricista não deve ser credenciado para tal e então pediram me se podia dar uma vista de olhos para ver se estava tudo normal. Para começar faz me confusão o porquê de não possuir caixa de portinhola e contador no exterior, ainda está tudo no interior. A Certiel pega logo por isso ou a EDP é que devia exigir ao cliente? E o resto da instalação tem alguns problemas graves que nem vale a pena referir. Acho que o cliente perguntou ao eletricista se não tinha que levar caixas no exterior uma vez que o gás e a água estavam no exterior, ele disse que não era preciso. Agora o cliente se quiser aumentar a potência praticamente tem que fazer novas obras.


_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: contador

Mensagem por ENERGY »

Boas " _faisca"

Em primeiro lugar deve pedir reforço de ramal para a potência que pretende, pois só após a execução desse reforço de ramal, e a instalação estar concluida é que deve pedir certificação para a potência prevista nesse reforço de ramal.
O contador pode e deve ser colocado sempre que possivél no exterior da fração, no entanto a Certiel e a EDP não chateiam se ele ficar no interior da fração.
O ramal deve terminar numa portinhola, caixa de coluna, ou outra caixa equivalente e certificada, para que a EDP possa proceder ao corte de energia em caso de necessidade, ou incumprimento por parte do cliente.
Atenção à terra geral de proteção, etc, etc.
_faisca Escreveu:Boas noites colegas,
recentemente estive numa casa que foi toda remodelada por um empreiteiro, incluindo eletricista. O cliente tem 15A monofásicos, que para a instalação que tem é lógico que não aguenta e pediu à EDP um aumento de potência. A EDP foi ao local e disse que só conseguia meter 25A mas o cliente precisava de certificar a instalação elétrica e pagar o reforço da linha aérea. Pelos vistos o eletricista não deve ser credenciado para tal e então pediram me se podia dar uma vista de olhos para ver se estava tudo normal. Para começar faz me confusão o porquê de não possuir caixa de portinhola e contador no exterior, ainda está tudo no interior. A Certiel pega logo por isso ou a EDP é que devia exigir ao cliente? E o resto da instalação tem alguns problemas graves que nem vale a pena referir. Acho que o cliente perguntou ao eletricista se não tinha que levar caixas no exterior uma vez que o gás e a água estavam no exterior, ele disse que não era preciso. Agora o cliente se quiser aumentar a potência praticamente tem que fazer novas obras.
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 137
Registado: 23 jun 2009, 20:49

Re: contador

Mensagem por _faisca »

Boas Energy,
Já tive situações em que o fiscal da EDP exigiu que o contador e a portinhola fossem para o exterior. Neste caso faz me confusão haver obras de remodelação e o eletricista em causa não proceder á montagem das caixas no exterior. A minha questão é se a Certiel não considera uma não conformidade o facto de não haver portinhola nem contador no exterior. Em algumas vistorias que tive, o técnico sempre foi ver as caixas no exterior, e mesmo no site da Certiel existe um boletim onde descrevem o que se deve verificar numa instalação para pedir a certificação, e um dos pontos é mesmo a localização de equipamentos ( incluindo caixa de contagem). Eu disse ao cliente que seria melhor colocar tudo no exterior para nos precavermos. Outra situação que vi, foi o tubo que trás a alimentação do poste, estar numa esquina da casa virado para cima. Por norma o tubo haveria de ter uma ligeira curvatura para não entrar água, coisa que naquela situação não deve acontecer. Mas se a EDP colocou lá a baixada é porque estava tudo bem. Obrigado amigo pela opinião.
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: contador

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se fosse eu a fazer o trabalho colocaria de imediato o contador no exterior, isto se o cliente o autoriza-se, claro, visto não ser obrigatório.
Quanto à portinhola, esta é obrigatório estar instalada no exterior, visto que se vai proceder a um rerforço de ramal, penso que se deve entender como se de um novo ramal se trata-se.
O tubo da entrada deve estar com curva para baixo, para evitar entrada de agua e consequentes problemas.
Pelo que parece o ramal está a entrar diretamente no contador e sem proteção, e será a partir daí que a Certiel irá certificar, ficando o assunto do ramal da responsabilidade da EDP.


_faisca Escreveu:Boas Energy,
Já tive situações em que o fiscal da EDP exigiu que o contador e a portinhola fossem para o exterior. Neste caso faz me confusão haver obras de remodelação e o eletricista em causa não proceder á montagem das caixas no exterior. A minha questão é se a Certiel não considera uma não conformidade o facto de não haver portinhola nem contador no exterior. Em algumas vistorias que tive, o técnico sempre foi ver as caixas no exterior, e mesmo no site da Certiel existe um boletim onde descrevem o que se deve verificar numa instalação para pedir a certificação, e um dos pontos é mesmo a localização de equipamentos ( incluindo caixa de contagem). Eu disse ao cliente que seria melhor colocar tudo no exterior para nos precavermos. Outra situação que vi, foi o tubo que trás a alimentação do poste, estar numa esquina da casa virado para cima. Por norma o tubo haveria de ter uma ligeira curvatura para não entrar água, coisa que naquela situação não deve acontecer. Mas se a EDP colocou lá a baixada é porque estava tudo bem. Obrigado amigo pela opinião.
Cpts.
Energy
oruguela
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 08 out 2008, 15:29

Re: contador

Mensagem por oruguela »

Boas,
Não sei em que zona do pais está a referida obra e sabendo que apesar das regras da certiel serem iguais para todo o pais a verdade é que existem zonas onde facilitam algumas coisas.
No entanto não sei se é obrigatório ou não colocar o contador na rua, sei é que o regulamento diz qualquer coisa deste genero(sempre que possivel a portinhola e o contador devem ficar no exterior e acessiveis no dominio publico (extrerior da propriadade).
no entanto tambem sei que tendo alguns conhecimentos com os tecnicos da EDP da zona se consegue passar toda essa burocracia.
O ramal é responsabilidade da EDP, no entanto já apanhei uma nota negativa pela certiel apenas porque não tinha os terminais dentro da portinhola para a EDP ligar os cabos...
Emfim quando se fala dos técnidos da certiel fico um pouco nervoso....
cumps
paulo josé
Paulo José
cmof
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 10 fev 2011, 18:33

Re: contador

Mensagem por cmof »

Boas,
Eu ultimamente, tenho feito muitas remodelações habitacionais.
Não é obrigatório, tal como já aqui foi dito, mas sempre e acho que me lembre, digo ao cliente para colocar o Contador na parte exterior da Habitação ou delimitação do seu terreno.
Como não sei que zona do pais esta em causa a discussão de este tópico, EDP varia de concelho para concelho, mas na zona onde faço maioria dos trabalhos, Lousada, Penafiel, Marco, Felgueiras, Amarante, Guimarães, Paredes... A EDP na colocação ou melhor, mudança local do contador esta a fazer a parte ligada ao seu ramal sem cobrar qualquer custo para o cliente final. Ja assim fiz para cima de 10 mudanças de local. Claro quanto ao aumento de potencia ele cobram comparticipações e agora tem uma mais agravante.
Indo pedir um aumento de potencia, é logo cobrado uma valor acima de €200 para abrir o PFE. Isto para quê? Para que no final do estudo, medições, eles não tenham prejuízo e se o cliente não quiser pelo menos isso esta pago..
Cumpr.

Cmof
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: contador

Mensagem por ENERGY »

Boas
Apanhar nota negativa por parte da Certiel, por não ter deixado os terminais na portinhola para a EDP ligar o cabo, é novidade, pois o ramal já lá deve estar antes de pedir a certificação, como tal na portinhola já está tudo ligado.
Deve estar a querer referir-se a outra coisa que não essa de terminais na portinhola.
oruguela Escreveu:Boas,
Não sei em que zona do pais está a referida obra e sabendo que apesar das regras da certiel serem iguais para todo o pais a verdade é que existem zonas onde facilitam algumas coisas.
No entanto não sei se é obrigatório ou não colocar o contador na rua, sei é que o regulamento diz qualquer coisa deste genero(sempre que possivel a portinhola e o contador devem ficar no exterior e acessiveis no dominio publico (extrerior da propriadade).
no entanto tambem sei que tendo alguns conhecimentos com os tecnicos da EDP da zona se consegue passar toda essa burocracia.
O ramal é responsabilidade da EDP, no entanto já apanhei uma nota negativa pela certiel apenas porque não tinha os terminais dentro da portinhola para a EDP ligar os cabos...
Emfim quando se fala dos técnidos da certiel fico um pouco nervoso....
cumps
paulo josé
Cpts.
Energy
oruguela
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 08 out 2008, 15:29

Re: contador

Mensagem por oruguela »

Boas
Apanhar nota negativa por parte da Certiel, por não ter deixado os terminais na portinhola para a EDP ligar o cabo, é novidade, pois o ramal já lá deve estar antes de pedir a certificação, como tal na portinhola já está tudo ligado.
Deve estar a querer referir-se a outra coisa que não essa de terminais na portinhola.


Boas ,
Sim o ramal já lá estava na Caixa de fusiveis que antecede o contador (penso que a designação correcta é C1) ,mas só os cabos, tive que comprar o fusivel e 3 terminais para os Srs da EDP ligarem o cabo de alimentação.
quando de pedido de vestoria da certiel esqueci-me de colocar lá os fusiveis e só por isso fiquei com uma nota escrita, no processo de certificação...
Não é por acaso que disse que fico nervoso quando falo dos Srs da certiel...
Paulo José
oruguela
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 08 out 2008, 15:29

Re: contador

Mensagem por oruguela »

Boas
Apanhar nota negativa por parte da Certiel, por não ter deixado os terminais na portinhola para a EDP ligar o cabo, é novidade, pois o ramal já lá deve estar antes de pedir a certificação, como tal na portinhola já está tudo ligado.
Deve estar a querer referir-se a outra coisa que não essa de terminais na portinhola.

(designação da caixa é P100 e não C1)
Paulo José
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”