ordenado de oficial electricista

Responder
jinho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 31 jul 2007, 23:26

ordenado de oficial electricista

Mensagem por jinho »

Olá colegas
Gostava de saber qual é o ordenado de lei de oficial electricista, alguem me pode ajudar?
OBRIGADO :wink:


luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 195
Registado: 14 jan 2008, 18:46

Re: ordenado de oficial electricista

Mensagem por luisinho »

ordenado de lei?

mas existem ordenados de lei?

acho que pagm-te o que querem, e so aeita quem quer
Avatar do Utilizador
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1517
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: ordenado de oficial electricista

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Claro que existem ordenados de lei, mas se os patrões os cumprem ou não é outra história.
Onde procurar podes experimentar o sindicato ou ministério do trabalho
Cpt

Rebelo Cruz
Ricardo_GT
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 13 ago 2021, 09:43
Localização: Guarda

Re: ordenado de oficial electricista

Mensagem por Ricardo_GT »

Peço desculpa por ir buscar um tópico tão antigo, mas como já existe não vale a pena criar outro.
A minha questão é a seguinte:
Estou agora a iniciar-me na eletricidade e uma empresa ofereceu-me trabalho como ajudante de eletricista com salário de 665euros. É um salário perfeitamente justo, uma vez que tenho que aprender primeiro e esta é uma oportunidade boa. No entanto, gostava de ter uma visão sobre o tempo que demora a atingir um certo nível de conhecimento, para poder aspirar a outros valores e saber se há categorias de subida na profissão, tipo, ajudante, eletricista de 3a, 2a, 1a, etc.
O que podem dizer sobre este assunto? Muito obrigado e cumprimentos a tod@s.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: ordenado de oficial electricista

Mensagem por rainbow »

Ricardo_GT Escreveu: 16 ago 2021, 14:22 Peço desculpa por ir buscar um tópico tão antigo, mas como já existe não vale a pena criar outro.
A minha questão é a seguinte:
Estou agora a iniciar-me na eletricidade e uma empresa ofereceu-me trabalho como ajudante de eletricista com salário de 665euros. É um salário perfeitamente justo, uma vez que tenho que aprender primeiro e esta é uma oportunidade boa. No entanto, gostava de ter uma visão sobre o tempo que demora a atingir um certo nível de conhecimento, para poder aspirar a outros valores e saber se há categorias de subida na profissão, tipo, ajudante, eletricista de 3a, 2a, 1a, etc.
O que podem dizer sobre este assunto? Muito obrigado e cumprimentos a tod@s.
Boa tarde.

O tempo que demora a atingir um certo nível de conhecimento...depende de que nível e conhecimento pretende. E depende também de si, do que está disposto a despender em tempo, dinheiro e esforço para atingir esse conhecimento.
Existem categorias mas não sei se são oficializadas. Mas tem por exemplo, ajudante de electricista, electricista, oficial electricista, encarregado, técnico especializado, etc. Depende um bocado da empresa onde trabalha.
É claro que quanto mais experiência ganhar, maior será o salário (em teoria pelo menos).
Mas na minha opinião, passar mais de 2 anos como ajudante, é perda de tempo. Isto porque em principio, como ajudante, irá apenas fazer trabalho que não requer conhecimento técnico na área da electrotecnica, como passar cabos por exemplo. Se tiver sorte, podem ensinar-lhe e permitir-lhe fazer o básico...montar um interruptor, uma comutação de escada, e por aí. Terá de fazer um esforço por ganhar conhecimento e subir às suas custas. Não espere que façam muito por si. É claro que cada empresa é diferente das outras. Bem como os colegas de trabalho.
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: ordenado de oficial electricista

Mensagem por Kykoo »

Subscrevo o enunciado pelo @rainbow
Aproveito para complementar com alguma informaçáo. Para isso, deixo aqui o contrato coletivo entre a AECOPS - Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços e outras e a Federação dos Sindicatos da Indústria e Serviços - FETESE, para que possa ser melhor elucidado.

Para consulta das convenções colectivas de trabalho:
https://www.dgert.gov.pt/ferramenta-par ... -coletivas

Nota de rodapé em relação a salários em Portugal:
Segundo o INE, no 2º trimestre de 2021, a remuneração bruta mensal média por trabalhador (posto de trabalho) aumentou 5,1%, em relação ao mesmo período de 2020, para 1395 Euros. A componente regular daquela remuneração aumentou 4,6% e a remuneração base subiu 4,2%, atingindo, respetivamente, 1112 e 1046 Euros.
https://www.ine.pt/ngt_server/attachfil ... download=y
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”