Cabos em paredes e tetos de pladur.

damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por damon »

sim podes :D


Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por angel_of_diablo »

travassos Escreveu:Boas, só para alguém fazer o favor de esclarecer, pelo que li fiquei com a ideia que se pode passar cabo por cima de teto falso sem entubar. É assim?
Isto é válido para tetos falsos amovíveis(quadrados 60x60) e fechados ou só para os fechados?
Verifique o PDF que o colega "Energy" postou. A respostas estão lá claramente explicitas.
damon Escreveu:sim podes :D
Não para o tecto que o "travassos" mencionou.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por ENERGY »

Boas

Num tecto falso desmontável, a instalação eléctrica deve ser executada como se não houve-se tecto falso.
Seria uma falta de bom gosto, e de ética profissional, fazer um arraial de cabos em cima de um tecto desmontável.
Para mim a instalação, deveria ser igual tanto para um tecto falso como para um tecto fechado em pladur, alias já tenho feito obras em que os Engºs, não deixam fazer arraial de cabos nesses tectos fechados de pladur.
Até parece os Espanhóis a fazer instalações eléctricas em lojas, chegam depois dos tectos fechados em pladur, vai de abrir os buracos para as luminarias, e vai de jogar cabos para cima do tecto, e claro num dia ou numa noite a instalação está executada.
Agora quando desmontarem o tecto falso dessa loja, para fazerem algumas alterações a nível de tectos, toda a instalação vai cair e nada se aproveita.
damon Escreveu:sim podes :D
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por damon »

sim, vou emendar...para tectos falsos amoviveis tb passo os cabos com caixas de derivações antes do pladur e depois faço os chicotes para os luminarios!!

agora, para tecto falso tipo pladur (tudo fechado), aqui passo os cabos entubados até um certo ponto e depois, é tudo a cabo com caixas de derivações com chicotes, para poder aceder a estas caixas em caso de alterações e tb porque é dificil deixar nestas instalações os tubos e caixas de derivações fixas porque as vezes não se sabe ao certo onde se vai abrir e o que o cliente quer exactamente (pequenas ou grandes luminarios), e depois é a questão de preços!!! pq agora há muitos artistas a deixar cada trabalho :lol: a ultima era "fio V" nos tectos falsos...estes deveriam deixar de trabalhar...
Avatar do Utilizador
travassos
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por travassos »

ENERGY Escreveu:Boas

Num tecto falso desmontável, a instalação eléctrica deve ser executada como se não houve-se tecto falso.
Seria uma falta de bom gosto, e de ética profissional, fazer um arraial de cabos em cima de um tecto desmontável.
Para mim a instalação, deveria ser igual tanto para um tecto falso como para um tecto fechado em pladur, alias já tenho feito obras em que os Engºs, não deixam fazer arraial de cabos nesses tectos fechados de pladur.
Até parece os Espanhóis a fazer instalações eléctricas em lojas, chegam depois dos tectos fechados em pladur, vai de abrir os buracos para as luminarias, e vai de jogar cabos para cima do tecto, e claro num dia ou numa noite a instalação está executada.
Agora quando desmontarem o tecto falso dessa loja, para fazerem algumas alterações a nível de tectos, toda a instalação vai cair e nada se aproveita.
damon Escreveu:sim podes :D

Só posso concordar com o amigo ENERGY! O que é bem feito bem parece! Aliás, eu quando levantei a questão de não entubar o cabo em tetos amovíveis não pensei na hipótese de os deixar soltos mas sim de usar os chamados "tacos" que são uns suportes com bucha para meter uma abraçadeira de fivela a prender o cabo e assim, mesmo sem tubo ficaria tudo direitinho na mesma mas poderia era não estar conforme.

Imagem do tal suporte de abraçadeira com bucha
http://irmaosrausch.com.br/produto/Buch ... nylon.html
Travassos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para mim o tratamento em termos de tubagens deve ser igual, com teto amovivel ou sem, agora vê-se de tudo, é safe-se quem poder.
Eu trabalhei com os Espanhois durante algum tempo, não nesse tipo de Instalações, mas em sistemas de implementação de redes de PLC, e via imagens que me mostravam de instalações que eram feitas em Espanha, e em outros paises por eles, eram uma vergonha, mas claro muito mais baratas que as nossas, não tinha-mos preço para concorrer com aquele tipo de trabalho.
Ainda à uns dias atrás um Inspetor da Certiel me disse que foi fazer uma Inspeção, num determinado ponto do país, uma instalação grande, feita pelos Espanhois, cheia de não conformidades, e que o Espanhol quase lhe queria bater, porque em Espanha aquele tipo de instalação era aprovada.
Para fazer porcaria prefiro fiquer quieto no meu canto, e dormir descansado, se o cliente não tem dinheiro e quer sucatar que vá procurar outra empresa.

travassos Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas

Num tecto falso desmontável, a instalação eléctrica deve ser executada como se não houve-se tecto falso.
Seria uma falta de bom gosto, e de ética profissional, fazer um arraial de cabos em cima de um tecto desmontável.
Para mim a instalação, deveria ser igual tanto para um tecto falso como para um tecto fechado em pladur, alias já tenho feito obras em que os Engºs, não deixam fazer arraial de cabos nesses tectos fechados de pladur.
Até parece os Espanhóis a fazer instalações eléctricas em lojas, chegam depois dos tectos fechados em pladur, vai de abrir os buracos para as luminarias, e vai de jogar cabos para cima do tecto, e claro num dia ou numa noite a instalação está executada.
Agora quando desmontarem o tecto falso dessa loja, para fazerem algumas alterações a nível de tectos, toda a instalação vai cair e nada se aproveita.
damon Escreveu:sim podes :D

Só posso concordar com o amigo ENERGY! O que é bem feito bem parece! Aliás, eu quando levantei a questão de não entubar o cabo em tetos amovíveis não pensei na hipótese de os deixar soltos mas sim de usar os chamados "tacos" que são uns suportes com bucha para meter uma abraçadeira de fivela a prender o cabo e assim, mesmo sem tubo ficaria tudo direitinho na mesma mas poderia era não estar conforme.

Imagem do tal suporte de abraçadeira com bucha
http://irmaosrausch.com.br/produto/Buch ... nylon.html
Anexos
036.JPG
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por damon »

boas,

Ok concordo com o amigo "energy", é bonito ver um trabalho como mostraste na foto tudo direitinho. mas se fechares por tecto falso não amovivel e que tiveres que alterar qq coisa na caixa de derivação, abriste o tecto para lampadas de 70mm de diametro, como é que vais chegar a caixa de derivação???
Eu como o amigo "travassos" tb já pus destes "tacos" da legrand e não fica mal, e deixo bastante fio com caixas soltos para poder fazer alterações!!
Agora em tecto amovivel, fica tudo emtubado, tudo direitinho!!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por ENERGY »

Boas
Num teto falso não amivivél, normalmente são deixados alguns alçapões, para manutenção, quer de arcondicionado, quer da parte elétrica.
E através desses alçapões a fiscalização, vê o tipo de instalação que está executada.
Devido a muitas aldrabices que são feitas no decorrer da obra, quer da parte elétrica, quer da parte do arcondicionado, etc, não abrem os alçapões, e só mais tarde quando é preciso manutenção, lá vai o pessoal a abri-los para chegar aonde bem precisa, eu se fosse ao Engº responsavél da obra não aceitava tal situação, e vai de deixar logo nos tetos alçapões abertos, que é para não virem os espertos fazerem arraiais, etc.
damon Escreveu:boas,

Ok concordo com o amigo "energy", é bonito ver um trabalho como mostraste na foto tudo direitinho. mas se fechares por tecto falso não amovivel e que tiveres que alterar qq coisa na caixa de derivação, abriste o tecto para lampadas de 70mm de diametro, como é que vais chegar a caixa de derivação???
Eu como o amigo "travassos" tb já pus destes "tacos" da legrand e não fica mal, e deixo bastante fio com caixas soltos para poder fazer alterações!!
Agora em tecto amovivel, fica tudo emtubado, tudo direitinho!!!
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por nfh »

Por lei, que sucede se a conduta por onde passam os fios condutores não chegar exatamente ao ponto da primeira luminária numa série delas? Isto é, é obrigatório que essa conduta tenha a sua extremidade basicamente encostada à luminária, ou é possível que a extremidade da conduta esteja mais ou menos ao nível da laje e a partir daí os fios condutores seguem desprotegidos até à luminária?
Isto assumindo um tecto falso não amovível (o típico numa habitação individual).
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por nelmindo »

nfh Escreveu: 05 set 2017, 22:14 Por lei, que sucede se a conduta por onde passam os fios condutores não chegar exatamente ao ponto da primeira luminária numa série delas? Isto é, é obrigatório que essa conduta tenha a sua extremidade basicamente encostada à luminária, ou é possível que a extremidade da conduta esteja mais ou menos ao nível da laje e a partir daí os fios condutores seguem desprotegidos até à luminária?
Isto assumindo um tecto falso não amovível (o típico numa habitação individual).
Nestes casos, usa-se cabo e não condutores soltos.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”