Cabos em paredes e tetos de pladur.

Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por Varejo »

Boas, é permitido ou não colocar cabos rigídos em paredes e tectos de pladur??

Uns dizem que tem de colocar obrigatóriamente cabo flexivel, outros dizem que se pode colocar cabo rígido e até mesmo pre-cablados(anelado com fio V), de facto não consigo ver nas regras técnicas se é obrigatório colocar cabos flexiveis!

Lanço aqui a discussão porque diversos colegas têm opiniões diferentes neste tema.


Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por quero aprender »

É possível colocar cabo rígido porque eu fiz uma obra à coisa de um ano paredes e tecto tudo em plaudur e levou cabo rígido ...
No tecto da cozinha levou tubo anelado e fio ... não foi a cabo ...
E passou tudo com a maior distinção ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por ENERGY »

Boas "Varejo"
Aqui vai em anexo, a resposta às suas dúvidas.

Varejo Escreveu:Boas, é permitido ou não colocar cabos rigídos em paredes e tectos de pladur??

Uns dizem que tem de colocar obrigatóriamente cabo flexivel, outros dizem que se pode colocar cabo rígido e até mesmo pre-cablados(anelado com fio V), de facto não consigo ver nas regras técnicas se é obrigatório colocar cabos flexiveis!

Lanço aqui a discussão porque diversos colegas têm opiniões diferentes neste tema.
Anexos
CABLAGEM EM TETOS FALSOS.pdf
(197.4 KiB) Transferido 933 vezes
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por Varejo »

ENERGY Escreveu:Boas "Varejo"
Aqui vai em anexo, a resposta às suas dúvidas.

Boas "ENERGY",

Como não vejo qualquer referência a "flexiveis", deduzo que se possam colocar cabos rígidos em paredes e tetos de "pladur"!

Ou então em que situações é obrigatório colocar FVV!(paredes e tetos em "pladur")

Obrigado pela partilha!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por ENERGY »

Boas
No meu entender, pode utilizar os dois tipos de cabos, tendo em atenção as carateristicas do local de instalação.
Pois existem esses cabos em 300/500V e 0.6/1KV.

Varejo Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas "Varejo"
Aqui vai em anexo, a resposta às suas dúvidas.

Boas "ENERGY",

Como não vejo qualquer referência a "flexiveis", deduzo que se possam colocar cabos rígidos em paredes e tetos de "pladur"!

Ou então em que situações é obrigatório colocar FVV!(paredes e tetos em "pladur")

Obrigado pela partilha!
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por damon »

boas,
eu sempre passei cabo fvv no tecto falso.
para as paredes de pladur utilizo tubo anelado e fio v, sai mais barato

qd sei que nao ha inspeccao da certiel, no tecto falso, ja cheguei a passar cabo rigido, por ser mais barato

cumps
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por amfys »

A "obrigatoriedade" de utilizar cabos flexíveis em tectos falsos vem de um comentário ao art.º258 do antigo RSIUEE (DL 740/74).

Como foi dito, não creio que pelas RTIEBT seja "obrigatório".
Se bem que eu sou daqueles tipos "old school" que não gosta nem permite (nas obras que fiscalizo) cabos soltos nos tectos falsos. Sou um chato do caraças :mrgreen:
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu tambem gosto de ver as instalações em cima dos tetos falsos, tal como se não houve-se tetos falsos, tudo direitinho e limpinho, cabos entubados ou em esteiras.
Apenas uso o FVV para fazer os chicotes para ligar nas luminárias, mas enfim vê-se de tudo na construção civil, e se for instalação de Espanhois nem se fala, tudo a cabo flexivel de 1kv, à solta em tetos, paredes, chão falso etc, é meia bola e força, e claro é tudo aprovado pela Certiel.
Poupam imenso na mão de obra, e materiais, que é o que a maioria dos clientes gostam.

amfys Escreveu:A "obrigatoriedade" de utilizar cabos flexíveis em tectos falsos vem de um comentário ao art.º258 do antigo RSIUEE (DL 740/74).

Como foi dito, não creio que pelas RTIEBT seja "obrigatório".
Se bem que eu sou daqueles tipos "old school" que não gosta nem permite (nas obras que fiscalizo) cabos soltos nos tectos falsos. Sou um chato do caraças :mrgreen:
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por quero aprender »

ENERGY Escreveu:Boas
Eu tambem gosto de ver as instalações em cima dos tetos falsos, tal como se não houve-se tetos falsos, tudo direitinho e limpinho, cabos entubados ou em esteiras.
Apenas uso o FVV para fazer os chicotes para ligar nas luminárias, mas enfim vê-se de tudo na construção civil, e se for instalação de Espanhois nem se fala, tudo a cabo flexivel de 1kv, à solta em tetos, paredes, chão falso etc, é meia bola e força, e claro é tudo aprovado pela Certiel.
Poupam imenso na mão de obra, e materiais, que é o que a maioria dos clientes gostam.

amfys Escreveu:A "obrigatoriedade" de utilizar cabos flexíveis em tectos falsos vem de um comentário ao art.º258 do antigo RSIUEE (DL 740/74).

Como foi dito, não creio que pelas RTIEBT seja "obrigatório".
Se bem que eu sou daqueles tipos "old school" que não gosta nem permite (nas obras que fiscalizo) cabos soltos nos tectos falsos. Sou um chato do caraças :mrgreen:
eu nos tetos falsos a minha prioridade é conseguir mexer na instalação toda sem stress e sem estragar nada ...
nunca fazer o que fez um cromo que andou comigo que em teto de pladur afilasou os cabos aos varões ...
caixa de derivação inacessíveis ...

olha que pena , já teto fechado houve uma alteração por culpa dele ... o que vale é que a equipa do pladur era 55555555555555555 estrelas e abriu um alçapão e tinha lá uma viga onde ele andou ... porque senão ... manda abaixo gijo ...

para mim tetos é tudo acessível , tudo bem que não fica muito bonito mas é super funcional quer para quer para o próximo colega que o cliente contactar ...
cabo , uso o que a empresa manda , já usei multifilar e rígido ... tem haver com o orçamento ...
e para a certiel tanto faz
sergiocristino
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 02 mai 2014, 21:33

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por sergiocristino »

Olá a todos.

Sou uma pessoa observadora.

Trabalhei para a sonae na hipermercado pladur
Parede tubo vd sempre fixo no teto ou pilares cado rígido de 3 condutore antifogo em que as derivações em parede era feita e so depois era fechada em teto tb o tubo vd era fixo as caxas de derivação eram fixas e ficavam com so bre as iluminarias para as iluminarias funcionavam como caixas de visita da divaçao para a iluminaria ja levava multifilar sempre com ponteiras todas as atmadutas tinham terras feitas só depois era feito o tetos, raramente usava tubo anelado, as esteiras. So eram usadas quando os tetos. Permitiam , e eram sempre acompanhadas caminhos circulaveis.
Os lutadores eram sempre de patilha.

Ao nivel residencial acho o mais indicado e o tubo anelado, apesar não gostar muito, os infiamentos sao uma dor de cabeça ai podemos usar cabos sepatados , todas as derivações devem se em caixa de drivaçao, se usamos cabos com 3 condutotes tanto pode ser multifilar ou unifilar mas sempre com caixas de drivaçao mas não é exigido qualquer tipo de tubagem certo
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por ohmico »

sergiocristino Escreveu:Olá a todos.

Sou uma pessoa observadora.

Trabalhei para a sonae na hipermercado pladur
Parede tubo vd sempre fixo no teto ou pilares cado rígido de 3 condutore antifogo em que as derivações em parede era feita e so depois era fechada em teto tb o tubo vd era fixo as caxas de derivação eram fixas e ficavam com so bre as iluminarias para as iluminarias funcionavam como caixas de visita da divaçao para a iluminaria ja levava multifilar sempre com ponteiras todas as atmadutas tinham terras feitas só depois era feito o tetos, raramente usava tubo anelado, as esteiras. So eram usadas quando os tetos. Permitiam , e eram sempre acompanhadas caminhos circulaveis.
Os lutadores eram sempre de patilha.

Ao nivel residencial acho o mais indicado e o tubo anelado, apesar não gostar muito, os infiamentos sao uma dor de cabeça ai podemos usar cabos sepatados , todas as derivações devem se em caixa de drivaçao, se usamos cabos com 3 condutotes tanto pode ser multifilar ou unifilar mas sempre com caixas de drivaçao mas não é exigido qualquer tipo de tubagem certo

Boas,

é exactamente assim que devem ser executadas, está a falar de obras que são projectadas e fiscalizadas, na grande maioria dos casos, por empresa do grupo.

ohmico
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por damon »

Olá sergiocristino,

Mas sendo assim, as caixas de derivação não são accessiveis?? então como é que façam se houver um problema?

Eu tb gosto mais de ver uma instalação com tubos ou esteiras (dependendo do orçamento), mas para as derivações deixo-as junto as caixas de luminario no caso de ser necessario mexer...

geralemente deixou sim os cabos solto no pladur, por razão economica para o cliente....pois já não dá (por caso do "money")para ter tudo entubado no tecto e fazer descida para os luminarios... :D
sergiocristino
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 02 mai 2014, 21:33

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por sergiocristino »

Desculpa na cena da parede... As caixas eram fixas numa folha de pladur ao fechar a parede com tudo testado mas deixavam a caixa acessível...
Ja vi anelado e vd preso em varões mas fazer emfiamentos em anelado e uma m...

Um trabalha bem feito para mim em eluminaçao.

Vd bem fixo
Sem curvas, tudo com tubo dobrado com mola
O tubo vd a 10 cm do teto


Cabo multifilar

Caixa de drivaçao
Entre a ponta de vd a caixa deixo 10 a 15
Para poder dixar a caixa presa

Sai o cabo para a iluminaria

Depois o pessoal pladur trabalha abre se as iluminarias e solta se a caixa de drivaçao e coloca se a iluminação
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por damon »

sergiocritina,

Deixas já as pontas de descidas para luminario, mas se não sabes ainda onde ficam os luminarios, como podes fazer isso?

Eu só sei onde por os luminarios depois do tecto feito, por isso que deixo os cabos soltos.
Só se for já definido em projecto ou arquitecto, mas até agora é sempre ao meu criterio!

e disses que deixas os tubos VD a 10cm do pladur?? então onde fixas o tubo VD, se o pladur está a 2,20m e o pé direito esta a 2,60m, tens pelo menos 40cm de diferença, não dá para fazer alterações nas caixas de derivação!
Avatar do Utilizador
travassos
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Cabos em paredes e tetos de pladur.

Mensagem por travassos »

Boas, só para alguém fazer o favor de esclarecer, pelo que li fiquei com a ideia que se pode passar cabo por cima de teto falso sem entubar. É assim?
Isto é válido para tetos falsos amovíveis(quadrados 60x60) e fechados ou só para os fechados?
Travassos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”