forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por ENERGY »

sousavti2 Escreveu:o quadro e trifasico 3 x10A e o que diz no contador.... fiquei sem perceber se deixo assim um unipolar para cada fase, ou se meto um tripolar... as opinioes dividem se.....

sousavti2 Escreveu:
eu ja pesquisei bastante, o inconviniente que encontro mais sera a luz ir abaixo por a instalacao ser trifasica e ter 10 amperes por fase em vez de monofasica e ter 45a, e isso que se refere ?

ENERGY Escreveu:
Boas
Surgiu um dado novo, então tem contador trifásico ou monofásico, e qual a potência instalada.

sousavti2 Escreveu:
tenho contador trifasico, a potencia e a minima 15A

Boas
Então qual é a potência instalada, 3x10A, ou 3x15A
Se tem duvidas veja na fatura, ou melhor no limitador da EDP instalado ao lado do contador.
Porque se tem instalado 3x10A só consegue ligar 1 disco, não vai aguentar 2 discos em simultaneo.


Cpts.
Energy
sousavti2
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 dez 2012, 20:32

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por sousavti2 »

no contador diz 3 x 10A

no diferencial tem a potencia minima que e 15A e diz la na etiqueta regulavel de 10 a 30A tem 3 espacos e ta no minimo aparece o numero 15A por tras.......
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por ENERGY »

sousavti2 Escreveu:no contador diz 3 x 10A

no diferencial tem a potencia minima que e 15A e diz la na etiqueta regulavel de 10 a 30A tem 3 espacos e ta no minimo aparece o numero 15A por tras.......
Boas
Se é 3x15A não é mau de todo, pode ligar até 3450W por fase com disjuntor de 16A.
Cpts.
Energy
sousavti2
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 dez 2012, 20:32

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por sousavti2 »

nao convem alterar os disjuntores de 16A para mais pois nao ? se alterasse talvez aguentasse mais mas sera perigoso ?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por ENERGY »

sousavti2 Escreveu:nao convem alterar os disjuntores de 16A para mais pois nao ? se alterasse talvez aguentasse mais mas sera perigoso ?
Boas
Ter disjuntor de 20A, não resolve nada, porque a potência instalada é 3x15A, se tivesse potência instalada superior 3x20/3x25/3x30A, aí sim resolvia, podia alterar a secção dos condutores, e em função da secção dos condutores, instalaria disjuntor de 20/25/32A.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por ohmico »

Josecalado Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

qual segurança, a de, em caso de avaria de um dos elementos, ficar também com os outros sem funcionarem?

ohmico
Mas de acordo com as RTIEBT, não é permitido na mesma canalização circuitos distintos, pelo que o amigo Energy comenta na minha opinião além de cumprir com a legislação, está correto.

Cumprs.
Boas,

não estou a vêr onde foi buscar essa de circuitos distintos.

ohmico
sousavti2
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 dez 2012, 20:32

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por sousavti2 »

ENERGY Escreveu:
sousavti2 Escreveu:nao convem alterar os disjuntores de 16A para mais pois nao ? se alterasse talvez aguentasse mais mas sera perigoso ?
Boas
Ter disjuntor de 20A, não resolve nada, porque a potência instalada é 3x15A, se tivesse potência instalada superior 3x20/3x25/3x30A, aí sim resolvia, podia alterar a secção dos condutores, e em função da secção dos condutores, instalaria disjuntor de 20/25/32A.

pois entendo, vou entao proceder ha ligacao esta semana na minha folga e deixarei aqui feedback

Obrigado a todos pela ajuda dada :)
sousavti2
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 dez 2012, 20:32

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por sousavti2 »

eu dentro da caixa de derivacao tenho estes ligadores:

http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt ... ,s:0,i:105

sera melhor colocar de ceramica ou deixo assim? e nas ligacoes do forno placa ha caixa coloco estes ou de ceramica ?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por ENERGY »

sousavti2 Escreveu:eu dentro da caixa de derivacao tenho estes ligadores:

http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt ... ,s:0,i:105

sera melhor colocar de ceramica ou deixo assim? e nas ligacoes do forno placa ha caixa coloco estes ou de ceramica ?
Boas
Pode utilizar esse tipo de ligadores (Wago) mas se utilizar placa de bornes de ceramica fica mais bem servido.
Cpts.
Energy
sousavti2
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 dez 2012, 20:32

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por sousavti2 »

nao ha perigo de incendio com estes de plastico com tantos amperes a passar ali ?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por ENERGY »

sousavti2 Escreveu:nao ha perigo de incendio com estes de plastico com tantos amperes a passar ali ?
Boas
Nada é infalivél, os ligadores da Wago são certificados, logo próprios para este tipo de ligação.
Cpts.
Energy
sousavti2
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 dez 2012, 20:32

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por sousavti2 »

ok, obrigado, dou feedback da ligacao na quarta :)

Obrigado por tudo :)
filipe.machado
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 13 jan 2009, 23:04
Localização: Lisboa

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por filipe.machado »

Concordo que com a placa de bornes de ceramica fica mesmo melhor servido.

Cumprimentos
Pauloapolo
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 12 nov 2012, 18:49
Localização: Faro

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por Pauloapolo »

Boas. Se tens uma casa normal e nao utilizas nenhum equipamento trifasico, então nao estas a tirar nenhum beneficio do mesmo. O melhor é ficares com monofasico, pois consegues com menos valor a pagar à EDP ter mais corrente numa fase. Imagina, se contrares a EDP 6.9 kva irias ter numa monofasica correntes de 30A enquanto numa trifasica iras ter 10 A por fase, o que se tornaria muito pouco pra ligares equipamentos. Para conseguires ter a mesma corrente por fase num trifasico terias de contratar uma potencia de 20,7 kva. Estou so a colocar aqui valor, pois nao sei quais as potecias dos teus equipamentos, nem a tua potencia contratada.

Cump,
Paulo Apolo
soares469
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 122
Registado: 02 set 2012, 22:59
Localização: lisboa

Re: forno e placa monofasica, instalacao trifasica ajuda!!

Mensagem por soares469 »

pela certiel o que aconselham para fornos e placas de fogao é isto

Numa habitação, poderei executar um circuito para uma placa/forno/fogão a 2,5 mm2?

Não, segundo as RTIEBT este circuito deverá ser executado com uma secção mínima de 4mm2 (RTIEBT 801.5.8)



Numa habitação, em que terei de executar um circuito para uma placa/forno/fogão a 4 mm2, qual a proteção a aplicar?

É recomendável proteção de 20A, desde que os equipamentos a colocar a jusante dessa proteção o permitam (intensidade estipulada igual ou superior a 20A) (RTIEBT 801.5.8).


acho um tanto exagerado mas é o que recomendam logo pode ser usado um disjuntor de 16A ou de 20A conforme a potencia contratada para sua casa. :D
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”