alimentação cilindro

ncnc
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 09 dez 2008, 16:43

alimentação cilindro

Mensagem por ncnc »

Gostaria de saber se por parte da certiel a linha de cilindro e já de 4 mm ou ainda pode ser de 2.5 mm

Obrigado


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: alimentação cilindro

Mensagem por ENERGY »

ncnc Escreveu:Gostaria de saber se por parte da certiel a linha de cilindro e já de 4 mm ou ainda pode ser de 2.5 mm

Obrigado

Boas
Penso que é 2.5mm de secção minima, mas deve.se ter em atenção os consumos do termocumulador e a distancia do circuito.
Cpts.
Energy
BFarinha
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 04 out 2011, 23:57
Localização: Tomar

Re: alimentação cilindro

Mensagem por BFarinha »

Não esquecer o interruptor diferencial de 30mA.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: alimentação cilindro

Mensagem por gemini »

BFarinha Escreveu:Não esquecer o interruptor diferencial de 30mA.
Para um cilindro?!? Depende da sua localização, correcto?
Se estiver numa zona técnica, ou num arrumo, pode ser de 300mA, certo?
Learning is the goal!!
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: alimentação cilindro

Mensagem por Duzia12 »

Não
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: alimentação cilindro

Mensagem por projclvm »

No meu entender protegia a 30mA. No que diz respito à secção, depende da potencia a alimentar e da distâmcia (queda de tensão).
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: alimentação cilindro

Mensagem por gemini »

Duzia12 Escreveu:Não
O que é "Não" ?

A resposta a todas as questões que levantei?

A dúvida surge porque a CERTIEL apresenta no seu guia técnico o esboço de um quadro eléctrico, em que o circuito da caldeira mural (termo acumulador?) é protegido a 300mA.

Mas, fui pesquisar, e, de facto, as RTIEBT, a respeito dos termoacumuladores (sem especificar), "manda" seguir a NP3401, bem como a IEC 60335-2-21, que por sua vez aponta para a NP EN 60335-2-21:2008 ( 2ª Edição ).

Mais uma pesquisa, e afinal, existe em portaria uma recomendação para o uso de protecção de alta sensibilidade:

"Portaria n.º 1081/91 de 24 de Outubro

Considerando que grande parte dos acidentes ocorridos em termoacumuladores eléctricos têm origem em montagens incorrectas, o que torna perigosa a utilização destes aparelhos, mesmo daqueles que, em si próprios, dispõem de seguranças apropriadas;
(...)
Manda o Governo, pelos Ministros da Administração Interna, da Indústria e Energia, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Ambiente e Recursos Naturais, o seguinte:

1.º - 1 - Os termoacumuladores eléctricos devem ser instalados de acordo com o estipulado na norma portuguesa NP-3401, que, para o efeito, este diploma torna de cumprimento obrigatório.

2 - Da obrigatoriedade prevista no parágrafo anterior exceptua-se o estipulado no ponto 6.4 - Protecção contra electrocussões, recomendando-se, no entanto, a utilização da protecção diferencial de alta sensibilidade, principalmente para os termoacumuladores instalados em estabelecimentos recebendo público ou para aqueles que se localizarem no volume de protecção definido no artigo 544.º do Regulamento de Segurança de Instalações de Utilização de Energia Eléctrica, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 740/74, de 26 de Dezembro.
(...)"

Portanto, continuo com a dúvida...

Os termoacumuladores devem ser alimentados por um circuito protegido a 30mA, mesmo se estiverem colocados fora das casas de banho?
Learning is the goal!!
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: alimentação cilindro

Mensagem por DEUS AMIGO »

Em segurança só com 10MA. seja 220V ou 380V.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: alimentação cilindro

Mensagem por Duzia12 »

Eu tenho 10 mA
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: alimentação cilindro

Mensagem por ENERGY »

Duzia12 Escreveu:Eu tenho 10 mA
Boas
E é como corte geral :D
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: alimentação cilindro

Mensagem por DEUS AMIGO »

Acha que era como corte geral ? ou tenho de dizer como se faz?Cump:
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: alimentação cilindro

Mensagem por Duzia12 »

É para a alimentação da iluminação sem terra e tomadas de usos gerais sem terra, antigamente não era obrigatório. DDR individual p/ 2 circuitos e W.C.
BFarinha
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 04 out 2011, 23:57
Localização: Tomar

Re: alimentação cilindro

Mensagem por BFarinha »

Pois eu de momento estou sem diferencial em casa (alugada), pedi aumento de potencia e levaram-me o disjuntor diferencial de 500mA e deixaram só um disjuntor não diferencial e não informaram de nada.
Por sinal sou electricista e desde então ando para colocar um diferencial de 30mA...( tenho de arranjar um tempinho.), mas imagino que façam o mesmo em todas as casas e não informam as pessoas dos perigos a que ficam sujeitos.
vic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 25 mai 2010, 00:08
Enviou: 1 vez

Re: alimentação cilindro

Mensagem por vic »

Sobre a secção mínima: 2,5 mm^2 quando protegido mecanicamente e 4 mm^2 caso não tenha proteção mecânica (RTIEBT).

Sobre o diferencial para termoacumuladores: na minha opinião o local onde o mesmo está instalado não altera a necessidade da proteção de alta sensibilidade, ou seja <= 30 mA.
A justificação deve-se ao facto de a canalização de água, e o utilizador, do termoacumulador ficarem a jusante, pelo que, qualquer avaria no equipamento afeta inevitavelmente as pessoas que estejam a utilizar a água.
Outra questão, caso o termoacumulador esteja na zona de banhos, são os contactos diretos (tratando-se de equipamento de Classe I de isolamento - a maioria é), e as influências externas (ex.: descargas atmosféricas; cuja proteção são as ligações equipotenciais).

Confirma-se a norma atual a cumprir pela Portaria n.º 1081/91 de 24 de Outubro:
NP EN 60335-2-21:2008 - "Aparelhos electrodomésticos e análogos. Aparelhos de aquecimento. Regras gerais para a instalação de termoacumuladores" - à venda pelo IPQ.

Cumprimentos
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: alimentação cilindro

Mensagem por migjac »

Boa tarde,

Estando previsto a instalação de um termoacumulador de 270 litros no sótão pode ficar ligado ao diferencial de 10 mA das tomadas do WC ou tem de ser um diferencial dedicado?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”