Quero aprender AVR's :)

alkuentrus
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 12 mar 2008, 22:19

Quero aprender AVR's :)

Mensagem por alkuentrus »

Boas.

Neste momento estou a lidar com umas board's que fazem tipo plc.... São geridas por um controlador atmega 128. 16 entradas e 16 saídas... Tem uma série de portas lógicas e tal... Enfim, no passado aprendi microcontroladores PIC16F128 na escola de electrónica de benfica. Agora gostaria de aprender tudo sobre os avr's. Pela primeira impressão fiquei com a ideia que o NJay é altamente qualificado nessa area...

Lançando algumas coisas que eu apanhei por aí:

-Já me inscrevi no avrfreaks pois é importante.
-Os pics sao mais limitados que os avr's.
-A linguagem que se usa na programção de Avr é a C.



Grato pelo vosso tempo.
David Inácio


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por nelmindo »

é uma boa aposta, porque além dos PICs não�eres confiáve�, pricipalmente os PICAXE, é in�ressante que haja desenvolvimentos neste tipo de processadores. A linguagem C efectivamente é mai�poderosa.
alkuentrus
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 12 mar 2008, 22:19

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por alkuentrus »

diz me uma coisa, podem ser usadas outras linguagens de programação sem ser C?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por nelmindo »

depende sempre do compilador. É o compilador que define isso.
alkuentrus
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 12 mar 2008, 22:19

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por alkuentrus »

Mas, geralmente, é utilizada a linguagem C não é? Outra pergunta. Um hex daqueles que programamos para dentro dos avr's dá para desassemblar? Sem saber como foi escrito?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por nelmindo »

geralmente não, mas é muito dificil conseguir isso ou seja fazer o contrário de compilar, que é descompilar. É preciso saber mesmo muito de programação.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por justme »

-A linguagem que se usa na programção de Avr é a C.

Assembly, C, Basic, são em geral as mais usadas, neste ou qualquer outro microcontrolador, num entanto pode ser programado em outras linguagens que suportem o microcontrolador em questão.

Mas, geralmente, é utilizada a linguagem C não é?

Até há alguns anos atras a linguagem de eleição para microcontroladores em geral era o assembly.
Devido a diversas razões o C passou a ser mais usado e é concerteza a linguagem mais usada actualmente.
Apesar do maior uso actualmente do C há muitas razões para estudarmos o assembly.

Outra pergunta. Um hex daqueles que programamos para dentro dos avr's dá para desassemblar? Sem saber como foi escrito?

Sim há um programa que faz isso, o desassembler. No entanto é preciso saber o assembly para interpretar o resultado dessa operação.

Apenas uma nota, não há apenas um assembly, mas tantos quantas as familias de micros.

Um abraço
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por nelmindo »

não podia ter sido melhor explicado
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por BLima »

Viva pessoal,

Eu comprei o livro sobre programação em C para PIC's do Fábio Pereira. Conhecem outros mais interessantes?

Cumps,
BLima
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
Avatar do Utilizador
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 152
Registado: 26 abr 2008, 19:00
Localização: Lundin Links, Scotland
Contacto:

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por asena »

nelmindo Escreveu:é uma boa aposta, porque além dos PICs não�eres confiáve�, pricipalmente os PICAXE, é in�ressante que haja desenvolvimentos neste tipo de processadores. A linguagem C efectivamente é mai�poderosa.

Caríssimos,

permitam-me discordar nos seguintes pontos ::

# "os PICs não serem confiáveis"

# "os PICs são mais limitados que os AVRs"


Ora... como utilizador intensivo que sou da Microchip desde 1998, nunca tive qualquer problema com PICs.

Quando iniciei a minha aprendizagem, 10 anos atrás, limitei-me ao que havia em Portugal, e que demonstrava algum cuidado na assistência técnica.
Ora... a Digicontrole em Lisboa, na pessoa do Eng. Rogério Piteira, representante da Microchip na altura, prestou-me todos os esclarecimentos, e até me venderam só um par de unidades.

Procurei o representante da altura da ATMEL, e o que tive foi a pergunta tipo: "quantas unidades?", à qual eu respondi que menos de 10 e para efeitos educativos. Responderam-me que não lhes interessava, e que só davam apoio aos clientes de quantidades. Escusado será dizer, que abandonei os AVRs na praia.

Na altura, na internet, a informação que abundava era quase exclusivamente sobre PIC. E mesmo assim muito contraditória. Orgulho-me de ter aprendido ainda nos 16C54, passando depois para os estonteantes 16C84, já com EEPROM de programa.
Como de AVR pouco ou nada havia, agarrei-me à informação que pude encontrar.

Cursos em Portugal, nessa altura nem pensar. Pouca gente sabia o que eram microcontroladores (irmãos dos microprocessadores), quanto mais de PICs.
Aprendi tudo sozinho, com o esforço de noites e fins-de-semana, assembler e linguagem C, dependendo do tipo de trabalho.


Hoje, a minha actividade profissional, desdobra-se no seguinte ::

# para combater a falta de cursos de microcontroladores PIC, eu criei um curso, e lecciono-o. Dou também formação profissional nesta área. As escolas acabam por me preferir a dar estas aulas, porque dou exclusivamente isto. Faz parte do meu trabalho do dia-a-dia, e por isso acham que estou mais habilitado. Eu agradeço :) .

# faço consultoria e projecto em sistemas electrónicos, em que 99% necessitam de microcontroladores. Há muito trabalho nesta área, cada vez mais. É preciso é que a industria e empresas se apercebam, que há mais alguma coisa além do PLC. Projectos pequenos até aos de boa envergadura, com qualquer tipo de PIC, desde a série 10, até aos dsPIC. Em qualquer linguagem, Assembler ou C.



Por isso companheiros, não digam mal de uns ou de outros. São ambos bons, cada um com as suas caracteristicas.
Não devemos dizer que este/aquele é melhor/pior. Devemos sim apresentar as várias soluções às pessoas, e aguardar que elas, sózinhas, tomem uma opção.
Na altura, a minha opção foi a da disponibilidade. Hoje em dia já é simples conseguir informação e samples para aprender.


Bom trabalho, estou ao dispôr ;)

António Sérgio Sena

http://www.antoniosergiosena.com
Última edição por asena em 21 dez 2010, 16:40, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 152
Registado: 26 abr 2008, 19:00
Localização: Lundin Links, Scotland
Contacto:

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por asena »

BLima Escreveu:Viva pessoal,

Eu comprei o livro sobre programação em C para PIC's do Fábio Pereira. Conhecem outros mais interessantes?

Cumps,
BLima

Tenho uma mão cheia de livros para PIC, em formato PDF. Interessam ?

Escreva-me para [email protected].

... eu envio-lhe alguns.


Cumprimentos,

António Sérgio Sena

http://www.antoniosergiosena.com
Última edição por asena em 21 dez 2010, 16:41, editado 1 vez no total.
alkuentrus
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 12 mar 2008, 22:19

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por alkuentrus »

Continuando...

Na sequencia do que começou por ser dito, comprei um livro na Fnac, para aprender a programar em C. Eu já tenho o curso de pics tirado no www.ciate.com, mas foi integrado no curso de electrónica industrial. Para dizer a verdade, achei relativamente fácil, apesar de já nao me lembrar de quase nada... Mas, como disse no meu primeiro post, tem de ser AVR por estar a mexer nisso no trabalho... Vou ver se me instruo mais um pouco e depois voltamos a falar. Mas, já agora, qual é o próximo passo a seguir? O Atmega em causa é o ATmega128.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por justme »

Não sou utilizador dos AVR, no entanto o percurso para aprendizagem de qualquer microcontrolador é semelhante.
Assim, após o estudo do C (genérico), será depois preciso migrar para o C para o micro em questão (estudar o compilador e suas extensões para o AVR).
Convem entretanto ir tomando conhecimento da arquitetura do microcontrolador referido.
Uma vez que já tem conhecimentos de electronica já não precisa de estudar tambem isso.

Um abraço
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por BLima »

asena Escreveu:
BLima Escreveu:Viva pessoal,

Eu comprei o livro sobre programação em C para PIC's do Fábio Pereira. Conhecem outros mais interessantes?

Cumps,
BLima

Tenho uma mão cheia de livros para PIC, em formato PDF. Interessam ?

Escreva-me para [email protected].

... eu envio-lhe alguns.


Cumprimentos,

António Sérgio Sena

http://www.senaeng.com
Viva,

Será que podia disponibilzar os pdf's de que falou aos colegas.

Obrigado,
Bruno Lima
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
BlackMetal
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 10 abr 2008, 20:03
Localização: Carcavelos
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Quero aprender AVR's :)

Mensagem por BlackMetal »

Olá boa noite a todos, gostaria de perguntar ao "asena" se seria possivel disponibilizar os livros em PDF de PIC's que falou aqui no forum.
Se alguém tiver livros ou informação sobre AVR's tambem estou interessado em aprender um pouco mais sobre eles.

Obrigado e cumprimentos a todos.

([email protected])
Responder

Voltar para “Microcontroladores”