Livro para um iniciante num mundo dos pic's

Responder
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Livro para um iniciante num mundo dos pic's

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

Estou a estudar microcontroladores, mais precisamente o pic16f690. Procuro um livro que me ajude a iniciar no mundo dos pic's. Que pelo que estou a ver é imenso :P ::) Mas isso já desconfiava hehe

Perguntei ao meu professor sobre um livro e ele disse que não existe nenhum, pelo menos que conheça, que seja transversal. O que existe é livros especifico para cada pic. Ok, mas para já eu procuro um inicio, algo que me ajude com o básico. Depois no futuro vou aprofundando mais. Ele sugeriu este livro: https://www.lidel.pt/pt/catalogo/engenh ... roladores/

Já conhecem? Aconselham outro?
Obrigado

[UPDATE]
Também sugeriu documentação sobre o pic 8051, por ser um pic muito utilizado. O que sugerem ler sobre este pic?


Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's

Mensagem por LVirtual »

o 8051, nao é um PIC. é um microprocessador oriundo da mesma familia do famoso Z80 da Zilog muito conhecido nos anos 80 do seculo passado porque quando era vendido ao publico vinha com um ZX Spectrum à volta. ;)

o 8051 e o 8052 sao processadores programaveis muito facilmente em basic e em C. Eram muito usados nos cursos de iniciaçao ao hardware/software por serem facilmente programaveis.

;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's

Mensagem por luisilva78 »

LVirtual Escreveu: 18 mai 2017, 07:34 o 8051, nao é um PIC. é um microprocessador oriundo da mesma familia do famoso Z80 da Zilog muito conhecido nos anos 80 do seculo passado porque quando era vendido ao publico vinha com um ZX Spectrum à volta. ;)

o 8051 e o 8052 sao processadores programaveis muito facilmente em basic e em C. Eram muito usados nos cursos de iniciaçao ao hardware/software por serem facilmente programaveis.

;)
Na realidade o 8051 foi desenvolvido pela Intel e não pela Zilog. Sendo assim, também não pode ser da mesma família do Z80. O 8051 é "descendente" do 8080 da Intel.
Em relação à afirmação da programação em basic e e C, hoje em dia qualquer microcontrolador pode ser programado em C. Os microcontroladores da família PIC têm compilador em C, assim como os AVR da Atmel (que são os microcontroladores das placas de Arduino).
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's

Mensagem por LVirtual »

luisilva78 Escreveu: 19 mai 2017, 20:14
LVirtual Escreveu: 18 mai 2017, 07:34 o 8051, nao é um PIC. é um microprocessador oriundo da mesma familia do famoso Z80 da Zilog muito conhecido nos anos 80 do seculo passado porque quando era vendido ao publico vinha com um ZX Spectrum à volta. ;)

o 8051 e o 8052 sao processadores programaveis muito facilmente em basic e em C. Eram muito usados nos cursos de iniciaçao ao hardware/software por serem facilmente programaveis.

;)
Na realidade o 8051 foi desenvolvido pela Intel e não pela Zilog. Sendo assim, também não pode ser da mesma família do Z80. O 8051 é "descendente" do 8080 da Intel.
Em relação à afirmação da programação em basic e e C, hoje em dia qualquer microcontrolador pode ser programado em C. Os microcontroladores da família PIC têm compilador em C, assim como os AVR da Atmel (que são os microcontroladores das placas de Arduino).
o numero "80" na referencia do micro significa que sao da mesma familia (tipo) de processadores. ;)
o 8080 da intel era primo do z80.
se nao me engano muito a zilog acabou absorvida pela Intel, mas é uma questao de ir confirmar à wikipedia. ;)

os 8051/52 sao microprocessadores, os pic e os avr sao microcontroladores, tás a ver a diferença entre um tipo e o outro?
os microprocessadores precisam de ter externamente todos os perifericos que os pic e os avr ja trazem incluidos.
todos os micros sao programaveis em C, mas os pic nao sao facilmente programaveis em basic como os da familia "80". embora ja existam ferramentas para programar pics em basic tais como o PicBasic e afins. O melhor é programar tudo em C.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's

Mensagem por luisilva78 »

LVirtual Escreveu: 20 mai 2017, 07:34
luisilva78 Escreveu: 19 mai 2017, 20:14
LVirtual Escreveu: 18 mai 2017, 07:34 o 8051, nao é um PIC. é um microprocessador oriundo da mesma familia do famoso Z80 da Zilog muito conhecido nos anos 80 do seculo passado porque quando era vendido ao publico vinha com um ZX Spectrum à volta. ;)

o 8051 e o 8052 sao processadores programaveis muito facilmente em basic e em C. Eram muito usados nos cursos de iniciaçao ao hardware/software por serem facilmente programaveis.

;)
Na realidade o 8051 foi desenvolvido pela Intel e não pela Zilog. Sendo assim, também não pode ser da mesma família do Z80. O 8051 é "descendente" do 8080 da Intel.
Em relação à afirmação da programação em basic e e C, hoje em dia qualquer microcontrolador pode ser programado em C. Os microcontroladores da família PIC têm compilador em C, assim como os AVR da Atmel (que são os microcontroladores das placas de Arduino).
o numero "80" na referencia do micro significa que sao da mesma familia (tipo) de processadores. ;)
o 8080 da intel era primo do z80.
se nao me engano muito a zilog acabou absorvida pela Intel, mas é uma questao de ir confirmar à wikipedia. ;)

os 8051/52 sao microprocessadores, os pic e os avr sao microcontroladores, tás a ver a diferença entre um tipo e o outro?
os microprocessadores precisam de ter externamente todos os perifericos que os pic e os avr ja trazem incluidos.
todos os micros sao programaveis em C, mas os pic nao sao facilmente programaveis em basic como os da familia "80". embora ja existam ferramentas para programar pics em basic tais como o PicBasic e afins. O melhor é programar tudo em C.
O LVirtual pode pensar que sabe muito disto, mas na verdade não acerta uma.
O "80" não quer exactamente dizer que os micros sejam da mesma família. O nome neste tipo de dispositivos, em alguns casos, contem o número 8, por serem dispositivos de 8 bits. Isso relaciona-se com a família assim como a cor da pele nos seres humanos. A Zilog e a Intel eram, na altura em que os microprocessadores de 8 bits eram tecnologia de ponta, empresas concorrentes, assim como a Motorola e a MOS (neste caso os fundadores da 2ª empresa saíram da 1ª).
Em relação à afirmação de que "os 8051/52 sao microprocessadores", não sei que lhe deu essa informação, mas enganou-o. Não é preciso ir mais longe. Se procurar na Wikipédia tem lá:
"Intel 8051 faz parte de uma família de microcontroladores de 8 bits lançada pela Intel em meados de 1980"

Também gosto muito desta afirmação:
"mas os pic nao sao facilmente programaveis em basic como os da familia "80""
mas não vou fazer comentários.

Acho bem que queira ajudar, mas se não sabe e começa a inventar mentiras só para ficar bem visto, penso que é um completo disparate (principalmente em assuntos que são facilmente verificáveis). Ganhe vergonha!
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's

Mensagem por luisilva78 »

edeluz Escreveu: 18 mai 2017, 02:44 Olá a todos,

Estou a estudar microcontroladores, mais precisamente o pic16f690. Procuro um livro que me ajude a iniciar no mundo dos pic's. Que pelo que estou a ver é imenso :P ::) Mas isso já desconfiava hehe

Perguntei ao meu professor sobre um livro e ele disse que não existe nenhum, pelo menos que conheça, que seja transversal. O que existe é livros especifico para cada pic. Ok, mas para já eu procuro um inicio, algo que me ajude com o básico. Depois no futuro vou aprofundando mais. Ele sugeriu este livro: https://www.lidel.pt/pt/catalogo/engenh ... roladores/

Já conhecem? Aconselham outro?
Obrigado

[UPDATE]
Também sugeriu documentação sobre o pic 8051, por ser um pic muito utilizado. O que sugerem ler sobre este pic?
Como disse o "LVirtual" PIC não é 8051 (e foi das poucas coisas que acertou). Se quer aprender a trabalhar com esse microcontrolador (PIC16F690) deve arranjar bibliografia específica para ele. Na minha opinião, antes de gastar dinheiro com livros, deveria explorar um pouco o material que consegue apanhar na net. Já agora, vai programar em C ou em Assembly durante o curso?
Não compre esse livro, pois vai deitar o dinheiro para o lixo. Esse livro é para outro tipo de microcontroladores e vai aproveitar muito pouco para o que está a estudar.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

Agradeço a ajuda dado até ao momento. Vou analisar todas as respostas até agora e daí retirar as minha próprias conclusões.

Nota: Peço uma coisa a todos os intervenientes! Que saibam respeitar as respostas dos outros e que não ofendam os outros apenas porque, alegadamente, as respostas dos mesmos não são as verdadeiras ou as melhores para determinado assunto! Impressionante como isto apenas acontece em fóruns de Portugal. A comunidade portuguesa tem tanto que crescer no que toca a debates e trocas de ideias.
Esta mesma conversa no fórum brasileiro ou inglês (onde temos malta de todas as nacionalidades/cores/feitios/e etc) cada interveniente teria feito as correções que achava necessário aos post publicado e não correções ao autor! Este discernimento é importante em matérias de debates! Por isso, na minha opinião, este é o resultado que temos na gestão interna deste país. Pois ninguém sabe dialogar sem ofender os outros interlocutores. Onde muito facilmente o objectivo passa de resolver o problema para ver quem lança mais, e passo a expressão, "bocas"!

Nota2: Olhem só o que eu fiz! Fui capaz de opinar sobre o assunto sem ofender ninguém! :shock: :shock: :shock: :shock:
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's

Mensagem por luisilva78 »

edeluz Escreveu: 20 mai 2017, 17:17 Olá a todos,

Agradeço a ajuda dado até ao momento. Vou analisar todas as respostas até agora e daí retirar as minha próprias conclusões.

Nota: Peço uma coisa a todos os intervenientes! Que saibam respeitar as respostas dos outros e que não ofendam os outros apenas porque, alegadamente, as respostas dos mesmos não são as verdadeiras ou as melhores para determinado assunto! Impressionante como isto apenas acontece em fóruns de Portugal. A comunidade portuguesa tem tanto que crescer no que toca a debates e trocas de ideias.
Esta mesma conversa no fórum brasileiro ou inglês (onde temos malta de todas as nacionalidades/cores/feitios/e etc) cada interveniente teria feito as correções que achava necessário aos post publicado e não correções ao autor! Este discernimento é importante em matérias de debates! Por isso, na minha opinião, este é o resultado que temos na gestão interna deste país. Pois ninguém sabe dialogar sem ofender os outros interlocutores. Onde muito facilmente o objectivo passa de resolver o problema para ver quem lança mais, e passo a expressão, "bocas"!

Nota2: Olhem só o que eu fiz! Fui capaz de opinar sobre o assunto sem ofender ninguém! :shock: :shock: :shock: :shock:
Muito bem! Se prefere ser enganado por alguém que não sabendo do que fala, insiste nos erros, mesmo após alguém o tentar corrigir, por mim tudo bem. No entanto, a mim parece-me que nos tempos em que vivemos, em que aquilo que escrevemos fica disponível para que qualquer pessoa o possa consultar, devemos ter bastante mais atenção ao que escrevemos, de forma a garantir que não vamos enganar ninguém.

Se quando fala de "ofender" se refere à minha afirmação:
luisilva78 Escreveu: 20 mai 2017, 12:25 (...)
Acho bem que queira ajudar, mas se não sabe e começa a inventar mentiras só para ficar bem visto, penso que é um completo disparate (principalmente em assuntos que são facilmente verificáveis). (...)
não sei se será uma ofensa tão grave assim. Se não sabe e nem sequer se dá ao trabalho de confirmar se as afirmações que publica são verdadeiras, não sei que mais se pode pensar. Depois há outro problema. Quando se escreve num local destes, não se sabe se haverá outros intervenientes que possam estar mais dentro do assunto que nós. Se não temos cuidado com o que escrevemos corremos o risco de ficar mal vistos.

A minha reacção tem principalmente a ver com a prepotência com que este senhor "usou da palavra". Isto é, quem lê os posts, fica com a ideia que ele sabe o que está a dizer, mas é exactamente o contrário.
LVirtual Escreveu: 18 mai 2017, 07:34 (...) o famoso Z80 da Zilog muito conhecido nos anos 80 do seculo passado porque quando era vendido ao publico vinha com um ZX Spectrum à volta. ;)
(...)
Custa-me bastante classificar esta afirmação sem ser: "Isto é a maior estupidez que já alguma vez li!!!". Quem lê isto, entende que o Z80 era produzido pela empresa que produzia o ZX Spectrum e que apenas era comercializado desta forma. É verdade que o ZX Spectrum foi o produto com mais sucesso comercializado com este microprocessador, mas daí até dizer que não era utilizado para mais nada vai um grande passo. Pode utilizar-se a Wikipédia para tentar perceber que outros produtos foram produzidos utilizando este micro:
ZX-Spectrum;
Commodore 128;
MSX;
Naja Micro;
Texas Instruments modelos TI-73, TI-81, TI-82, TI-83, TI-84, TI-85 e TI-86;
Players de MP3, de marca genérica;
Várias placas de arcade, como a CPS-1 e CPS-2;
Sega Master System;
Sega Mega Drive;
Nintendo Game Boy (Z80 modificado);
Eu vejo alguns de grande relevo, para além do Spectrum!
LVirtual Escreveu: 18 mai 2017, 07:34 (...) o 8051 e o 8052 sao processadores programaveis muito facilmente em basic e em C
(...)
Assim como os PIC's e os AVR, e/ou qualquer outro microcontrolador ou microprocessador que possua um compilador para estas linguagens. Como indiquei nos outro post o 8051 não é um microprocessador mas sim um microcontrolador. Pode ser visto, como indico na Wikipédia. Para quem quiser uma fonte com mais idoneidade, aqui está o datasheet da família de micros (autoria da Intel):
http://eia.udg.es/~gomis/all8051.pdf
Na primeira página pode ler-se "MCS51 MICROCONTROLLER".
LVirtual Escreveu: 20 mai 2017, 07:34 o numero "80" na referencia do micro significa que sao da mesma familia (tipo) de processadores. ;)
o 8080 da intel era primo do z80.
(...)
Já me pronunciei sobre isto. É apenas o argumento de alguém que é tem conhecimentos muito limitados no assunto a tentar atirar areia para os olhos dos outros. Se ao fazer estas afirmações lhe juntasse algumas referências que as confirmasse, era bastante mais convincente.

LVirtual Escreveu: 20 mai 2017, 07:34 (...)
se nao me engano muito a zilog acabou absorvida pela Intel, mas é uma questao de ir confirmar à wikipedia
(...)
Vejamos o que diz a Wikipédia:
Zilog was started in California in 1974 by Federico Faggin and Ralph Ungermann,[4][5] who both left Intel after working on the 4004 and 8080 microprocessors and custom chips. Masatoshi Shima, who also worked with Faggin on the 4004 and 8080, joined Zilog in 1975. Ungermann had a falling out with Faggin and left Zilog in 1978. The company became a subsidiary of Exxon in 1980, but the management and employees bought it back in 1989, led by Dr. Edgar Sack.
Assim, a leitura que eu faço é que nem são da mesma família, nem podem ser, porque como a Zilog foi fundada por antigos funcionários da Intel, no caso de haver semelhanças entre os dois produtos, a Intel teria processado a Zilog (como aconteceu no caso que citei da Motorola/MOS).
LVirtual Escreveu: 20 mai 2017, 07:34 (...)
os 8051/52 sao microprocessadores, os pic e os avr sao microcontroladores, tás a ver a diferença entre um tipo e o outro?
(...)
Não sei onde é que este senhor foi ver desta informação. Pegando nas próprias afirmações dele "os microprocessadores precisam de ter externamente todos os perifericos que os pic e os avr ja trazem incluidos". Olhando para o diagrama do núcleo comum a todos os micros da família 8051 que pode ser consultada na referência que publiquei há pouco:
Arq_8051.png
Arq_8051.png (61.67 KiB) Visto 2898 vezes
pode ser visto que este tipo de micros já possui alguns periféricos à volta da CPU, nomeadamente, RAM, ROM, controlador de porta série, etc. Sendo assim, não se pode dizer que isto seja um microprocessador porque não tem periféricos!
LVirtual Escreveu: 20 mai 2017, 07:34 (...)
todos os micros sao programaveis em C, mas os pic nao sao facilmente programaveis em basic como os da familia "80".
(...)
Isto é uma estupidez tão grande que nem sei o que dizer sobre ela. Gostava de saber em que é que o autor se baseia escrever estas afirmações. Em longos anos de experiência não deverá ser uma vez que são afirmações completamente falsas. A "facilidade de programação" tem a ver com o "à vontade" do programador com a linguagem de programação, assim como, com a quantidade e qualidade de bibliotecas disponíveis. Eu programava micros 8051 criando as minhas próprias bibliotecas, sendo assim, a questão das bibliotecas deixa de ter grande importância e passa a ser mais importante a destreza do programador e os conhecimentos que tem da linguagem de programação.
Também não sei onde o autor vai buscar a parte de que "todos os micros são programáveis em C". Como ele não revela as suas fontes só ele e Deus sabem porque é que ele escreve isso.
edeluz Escreveu: 20 mai 2017, 17:17 (...)
Impressionante como isto apenas acontece em fóruns de Portugal. A comunidade portuguesa tem tanto que crescer no que toca a debates e trocas de ideias.
(...)
Aqui vou ter que concordar. Duvido que para além do "tuga" haja alguém que possa inventar da forma que foi feito aqui e tentar passar por conhecedor do assunto. No que a mim respeita, dispenso discussão com este tipo de pessoas.
edeluz Escreveu: 20 mai 2017, 17:17 (...)
Esta mesma conversa no fórum brasileiro ou inglês (onde temos malta de todas as nacionalidades/cores/feitios/e etc) cada interveniente teria feito as correções que achava necessário aos post publicado e não correções ao autor!
(...)
Isto está escrito num português que vai para além das minhas capacidades. Não sei o que significa: "correções (...) ao post publicado e não correções ao autor". Possivelmente nos fóruns por esse mundo fora não existem moderadores porque o pessoal "se porta tão bem" que não são necessários.
Repare que na minha primeira intervenção:
luisilva78 Escreveu: 19 mai 2017, 20:14 Na realidade o 8051 foi desenvolvido pela Intel e não pela Zilog. Sendo assim, também não pode ser da mesma família do Z80. O 8051 é "descendente" do 8080 da Intel.
Em relação à afirmação da programação em basic e e C, hoje em dia qualquer microcontrolador pode ser programado em C. Os microcontroladores da família PIC têm compilador em C, assim como os AVR da Atmel (que são os microcontroladores das placas de Arduino).
Indique-me por favor onde é que eu fiz correcções ao autor em vez de fazer correcções ao post.

Repare também como foi a resposta deste senhor:
LVirtual Escreveu: 20 mai 2017, 07:34 o numero "80" na referencia do micro significa que sao da mesma familia (tipo) de processadores. ;)
o 8080 da intel era primo do z80.
se nao me engano muito a zilog acabou absorvida pela Intel, mas é uma questao de ir confirmar à wikipedia. ;)

os 8051/52 sao microprocessadores, os pic e os avr sao microcontroladores, tás a ver a diferença entre um tipo e o outro?
os microprocessadores precisam de ter externamente todos os perifericos que os pic e os avr ja trazem incluidos.
todos os micros sao programaveis em C, mas os pic nao sao facilmente programaveis em basic como os da familia "80". embora ja existam ferramentas para programar pics em basic tais como o PicBasic e afins. O melhor é programar tudo em C.
"tás a ver a diferença?"

Concluindo, se acha que o meu comportamento foi assim tão reprovável apenas tem que denunciar o post.
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's

Mensagem por Pedro Mihuel »

Depois de ter lido as ultimas intervenções neste tópico, tenho que concordar que quando não se tem a certeza, ou escrevemos de maneira a que outros percebam que não temos certeza do que escrevemos ou simplesmente...não nos pronunciamos, como eu já fim muitas vezes.
Por vezes quando percebo um pouco do assunto , vou pesquisar para estar mais seguro que o que estou a escrever não induz em erro outros e que também não passo vergonhas...
sergio1020881
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 14 jul 2013, 14:19

Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's

Mensagem por sergio1020881 »

Lê o Livro "The C programming language" escrito por Brian W. Kernighna e Dennis M. Ritchien para ter bases firmes de programação em C, depois estudar as regras sintácticas da linguagem C, minha opinião é concentra na linguagem de programação porque os microcontroladores não passa de preencher registos de forma a activar circuitos electrónicos para fazer uma determinada tarefa com parâmetros escolhidos pelo operador, aplica-se o mesmo se apostas no Assembly.
morim
Curioso
Curioso
Mensagens: 44
Registado: 25 jan 2016, 13:48
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's

Mensagem por morim »

Bom para se iniciar no mundo dos microntroladores recomendo que adquira um Arduino!

O Arduino é mais intuitivo e perceptivel e existem ja codigos criados/ postados sobre alguns assuntos.
Existem foruns e N add-ons que podemos incorporar nas mais diversas areas.
A linguagem é a mais utilizada nestas areas que é a linguagem C.

Agora se quer mesmo aprender "à duro", poderá fazer download do livro "desbravando o pic" que é brasileiro mas bastante acessivel e com muitos exemplos.
Este refere-se ao pic16F627/8, que é um pic muito utilizado nas areas de formação.
Neste livro, a linguagem é assembly, que é uma linguagem de baixo nivel, onde algumas instruçoes/ funções se tornam mais trabalhosas para executar uma função.

Para se iniciar, eu recomendo um simulador de MPLAB - da Microchip onde podes testar (em linguagem assembly ou C), e ir com um set de instruções do pic, ir compilando e observando os erros que dá e ir corrigindo.

Mas isso é apenas a minha opinão!!
Na pratica, a teoria é outra!
Responder

Voltar para “Microcontroladores”