Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por Rocha_28359 »

Bem pessoal, vou falar de uma assunto que muita gente não gosta de falar, mas gostava de saber a vossa opinião.

Hoje durante o dia fui contatado por uma empresa de projetos a qual não vou referir o nome, a perguntar se eu realizava projetos de ITED e fazia fichas eletrotécnicas, depois de eu confirmar que fazia este tipo de projetos/trabalhos, o pessoa em causa perguntou o valor que eu levava por fazer uma projeto de uma moradia unifamiliar pequena e o elaboração da ficha eletrotécnica, depois de mais informações que o projeto era para ser realizado com o mínimo necessário falamos sobre o valor que achava junto para isso, e o valor que dei foi de aproximadamente 300€, quanto no meu espanto ele diz que o valor era elevado e que tinhas alguns parceiros (Eng.º eletrotécnicos) a realizarem este tipo de trabalho por 75€ e se quisesse tinha de ser por este valor . . . .

A meu espanto é como a Eng.º Eletrotécnicos a trabalharem por este valor . . . Na minha modesta opinião, acho isto um absurdo, e uma falta de ética de todo o tamanho. Tiraram os cursos de borla?? A sério não percebo.
Qualquer dia mais vale ir trabalhar para o MC Donald´s que se ganha mais.

O Eng.º Eletrotécnico que tem de fazer o seguinte, como pode so receber 75€:
- Reunião com o cliente para perceber a necessidade do mesmo,
- Estudo do projeto de forma a realizar o mesmo o melhor e o mais economicamente possível,
- Realização do projeto, pelo menos 2 dias,
- Impressão do projeto,
- Visitas a obra,
- E agora o mais importante a responsabilidade.

Nota: Será que o valor de 300€ é exagerado? Eu já fiz este valor devido ao facto do gabinete de projeto me informar que tinha vários projetos que me podias ser adjudicados


Cumprimentos
Rocha
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por ENERGY »

Boas
Anda tudo maluco, e esse gabinete de projetos devem ser uns "mamões" que querem ganhar o bom e o belo, sem fazerem nada, quanto faturam depois ao cliente deles, pelos projetos, umas largas centenas de euros, e por vezes uns largos milhares.
Mas existe de tudo, um projeto de uma Coluna Montante por 400€, e outros por um trabalho equivalente a levarem 2000€, tudo depende do tipo de cliente que encontram pela frente, se têm conhecimentos de preços, se pescam alguma coisa do assunto, da urgência que o cliente tem, para que efeito é o projeto, etc, etc.

Rocha_28359 Escreveu:Bem pessoal, vou falar de uma assunto que muita gente não gosta de falar, mas gostava de saber a vossa opinião.

Hoje durante o dia fui contatado por uma empresa de projetos a qual não vou referir o nome, a perguntar se eu realizava projetos de ITED e fazia fichas eletrotécnicas, depois de eu confirmar que fazia este tipo de projetos/trabalhos, o pessoa em causa perguntou o valor que eu levava por fazer uma projeto de uma moradia unifamiliar pequena e o elaboração da ficha eletrotécnica, depois de mais informações que o projeto era para ser realizado com o mínimo necessário falamos sobre o valor que achava junto para isso, e o valor que dei foi de aproximadamente 300€, quanto no meu espanto ele diz que o valor era elevado e que tinhas alguns parceiros (Eng.º eletrotécnicos) a realizarem este tipo de trabalho por 75€ e se quisesse tinha de ser por este valor . . . .

A meu espanto é como a Eng.º Eletrotécnicos a trabalharem por este valor . . . Na minha modesta opinião, acho isto um absurdo, e uma falta de ética de todo o tamanho. Tiraram os cursos de borla?? A sério não percebo.
Qualquer dia mais vale ir trabalhar para o MC Donald´s que se ganha mais.

O Eng.º Eletrotécnico que tem de fazer o seguinte, como pode so receber 75€:
- Reunião com o cliente para perceber a necessidade do mesmo,
- Estudo do projeto de forma a realizar o mesmo o melhor e o mais economicamente possível,
- Realização do projeto, pelo menos 2 dias,
- Impressão do projeto,
- Visitas a obra,
- E agora o mais importante a responsabilidade.

Nota: Será que o valor de 300€ é exagerado? Eu já fiz este valor devido ao facto do gabinete de projeto me informar que tinha vários projetos que me podias ser adjudicados
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por Pedro Barradas »

Eu recebi uma mensagem de um gabinete da zona Norte.. a propor estes valores :o
- Projecto de ITED e fichas electrtécnicas: Preço: 75,00€
- Project de gás devidamente certificado: Preço: 75,00€


Sinceramente, são tão baixos e indignificantes profissionalmente que eu nem considero justos para pedir o serviço.

PS: 75€ um projecto de gás... já com a certificação incluida!!?
Quem cria renasce todos os dias...
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por Rocha_28359 »

Muito boa noite,

Pois alguns gabinetes de projetos são uns mamões de todo o tamanho e devem pensar que os técnicos que andam a realizar projetos e a trabalhar no terreno, tiram os cursos de borla ou então trabalham de borla, para estes gajos faturarem aos seus cliente um valor elevado pelos seus trabalhos, onde por detrás fazem uma exploração de todo o tamanho.

E o que me deixa mais indignado é o facto de termos colegas a gostarem de serem explorados!!! Eu acredito que há pessoas que necessitam de trabalhar porque têm as suas despesas fixas, não há muito trabalho, etc. Mas o facto é que 75€ mal paga os custos que vão ter.
Mas pronto, cada um faz o que acha melhor.

Cumprimentos
Rocha
ENERGY Escreveu:Boas
Anda tudo maluco, e esse gabinete de projetos devem ser uns "mamões" que querem ganhar o bom e o belo, sem fazerem nada, quanto faturam depois ao cliente deles, pelos projetos, umas largas centenas de euros, e por vezes uns largos milhares.
Mas existe de tudo, um projeto de uma Coluna Montante por 400€, e outros por um trabalho equivalente a levarem 2000€, tudo depende do tipo de cliente que encontram pela frente, se têm conhecimentos de preços, se pescam alguma coisa do assunto, da urgência que o cliente tem, para que efeito é o projeto, etc, etc.

Rocha_28359 Escreveu:Bem pessoal, vou falar de uma assunto que muita gente não gosta de falar, mas gostava de saber a vossa opinião.

Hoje durante o dia fui contatado por uma empresa de projetos a qual não vou referir o nome, a perguntar se eu realizava projetos de ITED e fazia fichas eletrotécnicas, depois de eu confirmar que fazia este tipo de projetos/trabalhos, o pessoa em causa perguntou o valor que eu levava por fazer uma projeto de uma moradia unifamiliar pequena e o elaboração da ficha eletrotécnica, depois de mais informações que o projeto era para ser realizado com o mínimo necessário falamos sobre o valor que achava junto para isso, e o valor que dei foi de aproximadamente 300€, quanto no meu espanto ele diz que o valor era elevado e que tinhas alguns parceiros (Eng.º eletrotécnicos) a realizarem este tipo de trabalho por 75€ e se quisesse tinha de ser por este valor . . . .

A meu espanto é como a Eng.º Eletrotécnicos a trabalharem por este valor . . . Na minha modesta opinião, acho isto um absurdo, e uma falta de ética de todo o tamanho. Tiraram os cursos de borla?? A sério não percebo.
Qualquer dia mais vale ir trabalhar para o MC Donald´s que se ganha mais.

O Eng.º Eletrotécnico que tem de fazer o seguinte, como pode so receber 75€:
- Reunião com o cliente para perceber a necessidade do mesmo,
- Estudo do projeto de forma a realizar o mesmo o melhor e o mais economicamente possível,
- Realização do projeto, pelo menos 2 dias,
- Impressão do projeto,
- Visitas a obra,
- E agora o mais importante a responsabilidade.

Nota: Será que o valor de 300€ é exagerado? Eu já fiz este valor devido ao facto do gabinete de projeto me informar que tinha vários projetos que me podias ser adjudicados
Cumprimentos
Rocha
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por Rocha_28359 »

Muito boa noite,

Por acaso este gabinete de projeto que entrou em contato comigo são de Lisboa, mas está visto que anda tudo na mesma.

Mas será que há técnicos que aceitam isto?

Eu sou sincero eu so respondi porque estava a falar com a pessoa por telefone, se fosse email, nem me dava ao trabalho de responder.

Nota: A verdade é que este assunto, raramente é discutido aqui no fórum, e quando de coloca alguma coisa desta natureza nunca se vê comentários ou qualquer resposta, isto leva-me a pensar que muito gente que comunica aqui no fórum, faz trabalhos por este valor. . .

Cumprimentos
Rocha
Pedro Barradas Escreveu:Eu recebi uma mensagem de um gabinete da zona Norte.. a propor estes valores :o
- Projecto de ITED e fichas electrtécnicas: Preço: 75,00€
- Project de gás devidamente certificado: Preço: 75,00€


Sinceramente, são tão baixos e indignificantes profissionalmente que eu nem considero justos para pedir o serviço.

PS: 75€ um projecto de gás... já com a certificação incluida!!?
Cumprimentos
Rocha
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por projclvm »

Pode ser que as coisas mudem e que esses 75€ que levam pro projecto lhes saia bem caro. Da parte que me toca, comigo não contam.
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por projclvm »

Pode ser que as coisas mudem e que esses 75€ que levam para o projecto lhes saia bem caro. Da parte que me toca, comigo não contam.
No que diz respeito aos projectos de gás. 75€????? é de loucos. Como é que pagam os seguros e o trabalho?????
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por Raminhos »

Bem eu gostaria de ter um desses gabinetes de projetos a levar esses valores, deixava de fazer instalações, é passava a vendedor de projetos, ganhava bem mais, é tinha bem menos responsabilidade e chatices.
Rocha_28359 Escreveu:Bem pessoal, vou falar de uma assunto que muita gente não gosta de falar, mas gostava de saber a vossa opinião.

Hoje durante o dia fui contatado por uma empresa de projetos a qual não vou referir o nome, a perguntar se eu realizava projetos de ITED e fazia fichas eletrotécnicas, depois de eu confirmar que fazia este tipo de projetos/trabalhos, o pessoa em causa perguntou o valor que eu levava por fazer uma projeto de uma moradia unifamiliar pequena e o elaboração da ficha eletrotécnica, depois de mais informações que o projeto era para ser realizado com o mínimo necessário falamos sobre o valor que achava junto para isso, e o valor que dei foi de aproximadamente 300€, quanto no meu espanto ele diz que o valor era elevado e que tinhas alguns parceiros (Eng.º eletrotécnicos) a realizarem este tipo de trabalho por 75€ e se quisesse tinha de ser por este valor . . . .

A meu espanto é como a Eng.º Eletrotécnicos a trabalharem por este valor . . . Na minha modesta opinião, acho isto um absurdo, e uma falta de ética de todo o tamanho. Tiraram os cursos de borla?? A sério não percebo.
Qualquer dia mais vale ir trabalhar para o MC Donald´s que se ganha mais.

O Eng.º Eletrotécnico que tem de fazer o seguinte, como pode so receber 75€:
- Reunião com o cliente para perceber a necessidade do mesmo,
- Estudo do projeto de forma a realizar o mesmo o melhor e o mais economicamente possível,
- Realização do projeto, pelo menos 2 dias,
- Impressão do projeto,
- Visitas a obra,
- E agora o mais importante a responsabilidade.

Nota: Será que o valor de 300€ é exagerado? Eu já fiz este valor devido ao facto do gabinete de projeto me informar que tinha vários projetos que me podias ser adjudicados
Avatar do Utilizador
nunomsmota
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 30 mar 2009, 00:15
Localização: Portugal Centro Interior
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por nunomsmota »

Rocha_28359 Escreveu: 20 jan 2016, 00:38 Bem pessoal, vou falar de uma assunto que muita gente não gosta de falar, mas gostava de saber a vossa opinião.

Hoje durante o dia fui contatado por uma empresa de projetos a qual não vou referir o nome, a perguntar se eu realizava projetos de ITED e fazia fichas eletrotécnicas, depois de eu confirmar que fazia este tipo de projetos/trabalhos, o pessoa em causa perguntou o valor que eu levava por fazer uma projeto de uma moradia unifamiliar pequena e o elaboração da ficha eletrotécnica, depois de mais informações que o projeto era para ser realizado com o mínimo necessário falamos sobre o valor que achava junto para isso, e o valor que dei foi de aproximadamente 300€, quanto no meu espanto ele diz que o valor era elevado e que tinhas alguns parceiros (Eng.º eletrotécnicos) a realizarem este tipo de trabalho por 75€ e se quisesse tinha de ser por este valor . . . .

A meu espanto é como a Eng.º Eletrotécnicos a trabalharem por este valor . . . Na minha modesta opinião, acho isto um absurdo, e uma falta de ética de todo o tamanho. Tiraram os cursos de borla?? A sério não percebo.
Qualquer dia mais vale ir trabalhar para o MC Donald´s que se ganha mais.

O Eng.º Eletrotécnico que tem de fazer o seguinte, como pode so receber 75€:
- Reunião com o cliente para perceber a necessidade do mesmo,
- Estudo do projeto de forma a realizar o mesmo o melhor e o mais economicamente possível,
- Realização do projeto, pelo menos 2 dias,
- Impressão do projeto,
- Visitas a obra,
- E agora o mais importante a responsabilidade.

Nota: Será que o valor de 300€ é exagerado? Eu já fiz este valor devido ao facto do gabinete de projeto me informar que tinha vários projetos que me podias ser adjudicados
Acontece virem para a minha terra proporem esses 75€ já com IVA! Imaginem o que é....
o que é certo é que os gabinetes com que trabalho facturam pelo meu trabalho cerca de 250 a 300 por uma moradia.
O meu valor para a moradia é metade... não é justo que me peçam para baixar, mas já me deram este exemplo dos 75€.

Nós Electrotécnicos estamos sempre a tempo de abrirmos um gabinete de projectos que lhes faça concorrência e pedir menos de metade para facturar o dobro aos nossos clientes!

Não é ético trabalhar por 75€ por um projecto! é a minha opinião, eu por esse valor não ligo o computador...
Nuno M.
Eng. Electrotécnico | T. 962 487 310
satantec
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 30 out 2007, 18:12
Localização: Norte
Enviou: 26 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por satantec »

Bom dia,

Um Projecto ITED por 75 euros nem merece comentários.
Qual o valor justo? Isso depende, poderá variar entre os 200 e 350 euros conforme a complexidade do projecto.
Era bom haver uma tabela para os serviços básicos.

Cumprimentos a todos!
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por edeluz »

Uma farpa de quem está a começar na área!

Acho que quem leva 75€ por um projecto não tem formação alguma!
Comecei uma formação de electricista recentemente e posso dizer que em combustível já gastei bem mais do que 75€ (e não tenho nenhum topo de gama).

Obviamente que quando estiver certificado e tiver preparado para começar na área (que são duas coisas distintas) vou cobrar bem mais do que isso. Nem mais nem menos, mas sim o preço que eu acho justo para conseguir pagar os meus encargos e ter lucro (lucro não é para ir para as Caraíbas, mas sim para continuar a certificar-me).

Enfim....quem leva esses preços nunca gastou dinheiro num livro técnico!
hugo.peixoto86
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 08 dez 2014, 22:10

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por hugo.peixoto86 »

Boa tarde,

Voltando a este tema, gostaria de saber o valor normalmente cobrado para a realização de um projeto de ITED.
A minha questão vem pelo facto de ter agora terminado a formação de ITED4 e estou a pensar começar a realizar alguns projetos da especialidade.

Mesmos estando apenas agora a iniciar-me no ITED não posso concordar com os 75€ acima mencionados.

Obrigado
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por lcmmonteiro »

compreendi as divergências entre os demais valores a pagar...

contudo não consegui entender se esses valores em discussão são para projetos apenas com efeito de licenciamento ou se para projetos de execução...

coloco esta questão por uma razão muito simples:

para licenciamento na câmara precisam apenas de uma ficha eletrotécnica, no caso da eletricidade e, um pequeno projeto de telecomunicações que certamente incluirá o termo de responsabilidade, memória descritiva e desenhos.

já o projeto de execução deverá incluir o caderno de encargos, mapa de medições, desenhos de pormenor, etc...

75€ para o quê?

nas telecomunicações, como todos vós o podem confirmar, as irregularidades fazem-se acompanhar por multas elevadas, que por norma recaem quase sempre para o instalador (o erro é do projetista? mas o instalador assume quer queira quer não!!)


Satisfaçam-se apenas e unicamente a minha curiosidade sff :)


edit: façam uma pesquisa pela net e rapidamente encontram tabelas de valores em que algumas considero baixas.

neste link têm exemplo disso

http://www.desenhoiengenho.com/honorarios/

Honorários para as especialidades de uma Moradia Unifamiliar
1) Projecto de estabilidade: => 200,00€

2) Projecto de rede de águas e Esgotos

2.1 – Águas residuais domésticas; => 125,00€

2.2 – Águas residuais pluviais; => 100,00€

2.3 – Abastecimentos de água; => 125,00€

3) Projeto Térmico (Projecto + emissão de Pré-certificado + Taxas) => 400,00€

4) Projecto de Isolamento Acústico; => 65,00€

5) Projecto de Gás Certificado; => 175,00€

6) Projecto de infra estruturas de telecomunicações – ITED; – 100,00€;

7) Projecto de ventilação Natural; => 55,00€

8) Ficha electrotécnica; => 25,00€

9) Ficha de Segurança contra Incêndios em Edifícios => 30,00€

10) Projecto de arranjos exteriores => 75,00€



só espero que não seja este o gabinete em questão.

nunca cobrei 25€ por uma ficha eletrotécnica, mesmo com o mercado em baixo :o
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Antes pedia menos, mas agora um projeto de ITED para moradia anda pelos 150€.
Já me aconteceu ter que ir a uma vistoria "ANACOM" em que era o projetista, e ficaram "chateados" por "copiar" coisas do Manual ITED! Nem argumentei, apenas disse que estava a frisar a regulamentação em vigor. Enfim estava a ver que ainda iam apontar alguma coisa em relação ao projeto, que para uma moradia é muito simples!
Com isto ainda tive que tirar um dia de férias e deslocar-me ao local! Lembro-me que na altura foram 120€, imagino se entretanto me chamassem à obra na sua execução, a miséria que seria...

Cumps!
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Projetos de ITED e fichas eletrotécnicas

Mensagem por eng_jersilva »

Boa tarde,

ao ler certos comentários por aqui fico enojado pelos valores que aqui se praticam, é incrivel como a pessoas baixam as calças, devem com certeza ter tirado as licenciaturas e as formações ao Domingo e sem custos. 75 euros, 100 euros... 25 euros... Já repararam que um empregada de limpeza ganha mais...
Ainda por cima numa altura em que o mercado permite ter valores justos e trabalho para todos.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
Responder

Voltar para “OFERTAS DE EMPREGO”