Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

dantas078
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 07 jan 2009, 12:22

Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por dantas078 »

Caros Amigos,

Estou com um problema para resolver, não consigo calcular o Icc para os quadros de uma instalação industrial que estou a projectar.

As formulas de que disponho são as seguintes:

Icc=Scc/(raizq(3)*400) - Para o transf. (MT), sabendo a Scc no local:

Icc=S/(raizq(3)*(Ucc/100)*U) - Para o trnsf. (BT), sabendo o Ucc do tranformador:

Até aqui tudo OK.

No entanto, a formula que tenho para calcular o Icc para um determinado cabo (que será o ICC min para o quadro que fica pendurado nesse cabo) está a dar alguns resultados absurdos. A formula que tenho é a seguinte:

Icc=0,95*U/((Lf*(resistividadef/Secçãof)+(Ln*(resistividaden/Secçãon))

sendo:
U - 230 em circuitos c neutro e 400 caso contrario;
Lf - Comprimento fases
Resistividadef - resistividade dos condutores de fase
Secçãof - Secção dos condutores de fase
Ln - Comprimento neutro
Resistividaden - resistividade dos condutores de neutro
Secçãon - Secção dos condutores de neutro


Alguem me pode ajudar a descobrir como raio é que eu calculo o Icc min para os quadros??


Cumprimentos,


Cumprimentos,
Dantas078
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por Duzia12 »

Essa fórmula leva a valores elevados, porque não entra a reactancia indutiva, nem a Pcc a montante.

Corrente de Curto Circuito.xls
(23.5 KiB) Transferido 1580 vezes
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por joaoosvaldo »

Tens de ter em conta as impedâncias de todos os cabos desde o ponto de ligação do distribuidor até ao circuito final em que pretender saber o Icc min e entrar também com a potência de curto-circuito dada pelo distribuidor local de energia eléctrica (rede a montante).

Fiquei com a impressão do seu comentário (posso estar enganado) que ia calcular a corrente de curto-circuito mínima ao nível do quadro eléctrico!!! Mas não é isto que deve ser feito a corrente de curto-circuito mínima calcula-se para os circuitos finais para se verificar que a protecção dimensionada para esse circuito protege efectivamente essa corrente, pois essa corrente pode ser tão pequena que não seja "perceptível" pelo dispositivo de protecção. E deve ser verificado também se o dispositivo de protecção elimina essa corrente num tempo adequado. A verificação da Icc min tem especial importância nos esquemas de ligação à terra TN e IT.

O quadro eléctrico e todos os dispositivos de protecção que o constituem devem é estar dimensionados para a corrente de curto-circuito máxima nesse ponto da instalação!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por Duzia12 »

Uma fórmula aproximada para o valor máximo de Icc é multiplicar 0,03 X Potência do transformador.


Para 630 KVA teremos 630x0,03 KA= 18,9 KVA

Ao nível do P.T.
manolo19720075
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 16 set 2010, 00:56
Localização: Castro Marim
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por manolo19720075 »

Projecto instala_electricas.pdf
Junto anexo um resumo de cálculo que pode ajudar.
(33.74 KiB) Transferido 1679 vezes
"o sucesso de cada um é ir de fracasso em fracasso sem perder ânimo"
helder.reis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 20 set 2010, 19:27
Localização: Cascais

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por helder.reis »

Duzia12 Escreveu:Uma fórmula aproximada para o valor máximo de Icc é multiplicar 0,03 X Potência do transformador.


Para 630 KVA teremos 630x0,03 KA= 18,9 KVA

Ao nível do P.T.
Gostei do índice, mas está um pouco abaixo, porque o Icc para um transformador de 630kVA anda por volta dos 22kVA. Por isso é preferível passar o índice para os 0,035. Assim teremos 630x0,035= 22,05kVA.
Helder Reis
(ISEL-Fortes-1993)
helder.reis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 20 set 2010, 19:27
Localização: Cascais

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por helder.reis »

joaoosvaldo Escreveu:Tens de ter em conta as impedâncias de todos os cabos desde o ponto de ligação do distribuidor até ao circuito final em que pretender saber o Icc min e entrar também com a potência de curto-circuito dada pelo distribuidor local de energia eléctrica (rede a montante).

Fiquei com a impressão do seu comentário (posso estar enganado) que ia calcular a corrente de curto-circuito mínima ao nível do quadro eléctrico!!! Mas não é isto que deve ser feito a corrente de curto-circuito mínima calcula-se para os circuitos finais para se verificar que a protecção dimensionada para esse circuito protege efectivamente essa corrente, pois essa corrente pode ser tão pequena que não seja "perceptível" pelo dispositivo de protecção. E deve ser verificado também se o dispositivo de protecção elimina essa corrente num tempo adequado. A verificação da Icc min tem especial importância nos esquemas de ligação à terra TN e IT.

O quadro eléctrico e todos os dispositivos de protecção que o constituem devem é estar dimensionados para a corrente de curto-circuito máxima nesse ponto da instalação!!!
Caro eng. Pode enviar-me as fómulas que utiliza para o Iccmáx e Iccmín? Eu coloquei um post em vários locais deste forum com este tipo de dúvida.
Helder Reis
(ISEL-Fortes-1993)
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por joaoosvaldo »

helder.reis Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Tens de ter em conta as impedâncias de todos os cabos desde o ponto de ligação do distribuidor até ao circuito final em que pretender saber o Icc min e entrar também com a potência de curto-circuito dada pelo distribuidor local de energia eléctrica (rede a montante).

Fiquei com a impressão do seu comentário (posso estar enganado) que ia calcular a corrente de curto-circuito mínima ao nível do quadro eléctrico!!! Mas não é isto que deve ser feito a corrente de curto-circuito mínima calcula-se para os circuitos finais para se verificar que a protecção dimensionada para esse circuito protege efectivamente essa corrente, pois essa corrente pode ser tão pequena que não seja "perceptível" pelo dispositivo de protecção. E deve ser verificado também se o dispositivo de protecção elimina essa corrente num tempo adequado. A verificação da Icc min tem especial importância nos esquemas de ligação à terra TN e IT.

O quadro eléctrico e todos os dispositivos de protecção que o constituem devem é estar dimensionados para a corrente de curto-circuito máxima nesse ponto da instalação!!!
Caro eng. Pode enviar-me as fómulas que utiliza para o Iccmáx e Iccmín? Eu coloquei um post em vários locais deste forum com este tipo de dúvida.
Dê uma olhada nos seguintes link's (deve-se utilizar a função pesquisar porque esse assunto já foi muitas vezes discutido):

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... tes#p38912

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... to+ciruito

O google também é amigo: http://www.google.pt/#hl=pt-PT&source=h ... 4e08d6a87e

Depois se existirem dúvidas mais concretas estamos cá para ajudar.

P.S.: Quando quiser colocar uma questão escolha o sítio mais adequado e coloque apenas e só nesse sítio porque senão é considerado spam!!!

Actualize o seu perfil (profile) no "Painel de Controlo do Utilizador".
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
helder.reis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 20 set 2010, 19:27
Localização: Cascais

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por helder.reis »

joaoosvaldo Escreveu:
helder.reis Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Tens de ter em conta as impedâncias de todos os cabos desde o ponto de ligação do distribuidor até ao circuito final em que pretender saber o Icc min e entrar também com a potência de curto-circuito dada pelo distribuidor local de energia eléctrica (rede a montante).

Fiquei com a impressão do seu comentário (posso estar enganado) que ia calcular a corrente de curto-circuito mínima ao nível do quadro eléctrico!!! Mas não é isto que deve ser feito a corrente de curto-circuito mínima calcula-se para os circuitos finais para se verificar que a protecção dimensionada para esse circuito protege efectivamente essa corrente, pois essa corrente pode ser tão pequena que não seja "perceptível" pelo dispositivo de protecção. E deve ser verificado também se o dispositivo de protecção elimina essa corrente num tempo adequado. A verificação da Icc min tem especial importância nos esquemas de ligação à terra TN e IT.

O quadro eléctrico e todos os dispositivos de protecção que o constituem devem é estar dimensionados para a corrente de curto-circuito máxima nesse ponto da instalação!!!
Caro eng. Pode enviar-me as fómulas que utiliza para o Iccmáx e Iccmín? Eu coloquei um post em vários locais deste forum com este tipo de dúvida.
Dê uma olhada nos seguintes link's (deve-se utilizar a função pesquisar porque esse assunto já foi muitas vezes discutido):

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... tes#p38912

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... to+ciruito

O google também é amigo: http://www.google.pt/#hl=pt-PT&source=h ... 4e08d6a87e

Depois se existirem dúvidas mais concretas estamos cá para ajudar.

P.S.: Quando quiser colocar uma questão escolha o sítio mais adequado e coloque apenas e só nesse sítio porque senão é considerado spam!!!

Actualize o seu perfil (profile) no "Painel de Controlo do Utilizador".
Caro Engº Muito obrigado pela informação. Vou investigar. Voltarei a contactá-lo.
Helder Reis
(ISEL-Fortes-1993)
elmotmatos
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 02 jun 2008, 16:44
Localização: Viseu

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por elmotmatos »

Boas,

A folha de cálculo excel, apresentada pelo amigo DUZIA para determinar as corrente de CC está bem conseguida, apenas tenho uma dúvida:

na coluna C (seccção mm2) as secções 760; 300 e 100 estão nos formatos 2*380; 2*150 e 2*50, porquê? existe alguma razão especial?



Cumprimentos
Elmo Matos
Elmo Tomé de Matos
lmfernandes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 23 ago 2011, 17:12

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por lmfernandes »

Duzia12 Escreveu:Essa fórmula leva a valores elevados, porque não entra a reactancia indutiva, nem a Pcc a montante.

Corrente de Curto Circuito.xls
Amigo "Duzia12", não me podes arranjar essa tabela.xls?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por parreirajoao »

Correctissimo.

Estou completamente de acordo.

Essa expressão é como diz o João, muitas vezes utilizada para regimes TN, onde não existe protecção diferencial e onde terás de ver se a protecção vê o defeito.

Eu utilizo-a muitas vezes em projectos industriais, em que o regime de terras é o TNC.
joaoosvaldo Escreveu:Tens de ter em conta as impedâncias de todos os cabos desde o ponto de ligação do distribuidor até ao circuito final em que pretender saber o Icc min e entrar também com a potência de curto-circuito dada pelo distribuidor local de energia eléctrica (rede a montante).

Fiquei com a impressão do seu comentário (posso estar enganado) que ia calcular a corrente de curto-circuito mínima ao nível do quadro eléctrico!!! Mas não é isto que deve ser feito a corrente de curto-circuito mínima calcula-se para os circuitos finais para se verificar que a protecção dimensionada para esse circuito protege efectivamente essa corrente, pois essa corrente pode ser tão pequena que não seja "perceptível" pelo dispositivo de protecção. E deve ser verificado também se o dispositivo de protecção elimina essa corrente num tempo adequado. A verificação da Icc min tem especial importância nos esquemas de ligação à terra TN e IT.

O quadro eléctrico e todos os dispositivos de protecção que o constituem devem é estar dimensionados para a corrente de curto-circuito máxima nesse ponto da instalação!!!
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por parreirajoao »

Presumo que seja para se saber que se está a trabalhar com cabos em paralelo.
elmotmatos Escreveu:Boas,

A folha de cálculo excel, apresentada pelo amigo DUZIA para determinar as corrente de CC está bem conseguida, apenas tenho uma dúvida:

na coluna C (seccção mm2) as secções 760; 300 e 100 estão nos formatos 2*380; 2*150 e 2*50, porquê? existe alguma razão especial?



Cumprimentos
Elmo Matos
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por Duzia12 »

Quando na célula se faz =2 x 150 =300 significa dois cabos em paralelo
desportista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 27 ago 2012, 16:22

Re: Cálculo de Icc min para quadros eléctricos

Mensagem por desportista »

Como posso descarregar o .xls que calcula o Icc?

Obrigado.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”