Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por ohmico »

Pollux Escreveu:Eu trabalho numa câmara e se me aparecer um projecto sem a declaração da OE/ANET nem perco tempo a vê-lo.
Vai para trás e só o abro quando os meus colegas do urbanismo me enviarem a pasta com a documentação para o efeito.
O mesmo se aplica ao ITED/ITUR.

Se por algum motivo aquilo for autorizado então há cabeças a rolar nesse departamento, na altura das chatices.

Os cartões da OE/ANET não servem para fins profissionais. Quando muito só os da DGGE e os do ICP/ANACOM para os electricistas, nos projectos mais simples.

Boas,

quem é que diz mal da Certiel?

Eles não estão todos lá!...

ohmico


Avatar do Utilizador
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 123
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por Pollux »

Não compreendo o porquê da citação e o relacionamento com o comentário anterior.
Posso dizer que hoje uma obra minha foi certificada pela Certiel lá para terras algarvias e mesmo que tivesse sido chumbada só tinha era que melhorar o que estivesse assinalado.
Até ao momento não tenho razões de queixa da Certiel e até compreendo algumas irritações por parte de todos os colegas deste forum mas, no final de contas só tenho pena é de haver um monopólio.
Não sou contra as certificações, antes pelo contrário, lamento é que apenas os projectos/execuções de electricidade e gás (e agora os que que calham à ADENE) é que sejam sujeitos a certificação, enquanto que as outras especialidades andam como querem!
Enfim, isso é um lobby das ordens e associações profissionais, nomeadamente no que toca a engenheiros civis e arquitectos cuja sabedoria é inigualável e cujo estatuto é intocável.
Acreditem que andam mais Zé-Manel-Carpinteiro-Pintor-Pedreiro-Electricista por aí do que já se falou neste fórum.
Aliás, na minha opinião deveria ser obrigatório projecto para todas as obras, por mais simples que fossem e até há mais gente a partilhar essa opinião por aqui.
Ficava toda a gente a ganhar com isso.
Não me digam que volta e meia não se deparam com "adivinhansos" em instalações eléctricas?
Isso é tempo que não era gasto se houvesse algumas "telas finais" (ou algo próximo disso).

Para quem se queixa da CERTIEL, certamente que ainda não conhece a ADENE. Acreditem que é bem pior!
A CERTIEL, mal ou bem, tenta fazer cumprir a lei. A ADENE tenta inventar a lei com as suas FAQ's.

Atire a primeira pedra, quem achar que estou totalmente errado.
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por R3S »

Voltando ao assunto deste tópico...

Liguei para a OE a perguntar o que me diziam sobre o assunto (se era preciso uma declaração ou se uma fotocópia do cartão da OE é suficiente).

E a resposta foi: Pergunte na Câmara Municipal :?

Se me permitem o desabafo, acho que neste país (nos outros não conheço) as leis são muitas, de difícil interpretação e de fraca divulgação. Nem as entidades competentes conhecem as leis que se lhes aplicam...
Avatar do Utilizador
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 123
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por Pollux »

O post anterior do colega osvaldo tem lá tudo para consulta.

No entanto, deixo aqui em anexo um tipo de declaração para o colega ter uma ideia.

Neste caso não é de electricidade mas, o conteúdo é identico só mudando a especialidade.
Anexos
RCCTE.pdf
Declaração RCCTE
(281.07 KiB) Transferido 123 vezes
Avatar do Utilizador
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 123
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por Pollux »

Permitam-me o off-topic
R3S Escreveu: Se me permitem o desabafo, acho que neste país (nos outros não conheço) as leis são muitas, de difícil interpretação e de fraca divulgação. Nem as entidades competentes conhecem as leis que se lhes aplicam...
Eu sei de uma história caricata da OE que espelha bem o funcionamento dos lobbies do nosso país.

Deixo-vos aqui a história para pensarem um bocado:

Um amigo meu licenciou-se em Eng. Electromecãnica numa escola não reconhecida pela OE.
Como é normal, para poder inscrever-se tinha que fazer o exame, coisa que não fez por não precisar da OE para trabalhar.
Anos mais tarde, obteve o grau de Mestre pelo IST e acabou por ir dar aulas no ensino superior, num estabelecimento reconhecido pela OE e bastante conhecido entre nós.
Por questões de progressão de carreira tirou o Doutoramento no IST.
Após ter tirado o doutoramento, pensou que já tinha provas suficientes para se inscrever na OE.
Estava enganado!
Segundo a OE o que conta é onde tirou a licenciatura!!!!
Resumindo, é membro da IEEE (entidade internacional) mas não da OE.

Na minha opinião isto só dá para rir e espelha bem o funcionamento das entidades que defendem os nossos (?!) interesses.
barcarossa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 28 jan 2011, 15:31
Localização: Sintra, Portugal
Contacto:

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por barcarossa »

Já que há por aqui Engenheiros Electrotécnicos, leiam isto :wink: .

Melhores Cumprimentos

António J. de Oliveira
lunatico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 03 jan 2011, 12:15
Localização: Alentejo

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por lunatico »

e apos dezmbro tb
joao.fole
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 12 jun 2020, 14:16
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por joao.fole »

Olá a todos,

vou tentar aqui desenterrar este tópico.

Tendo em conta que já se passaram 10 anos e pelo menos dois decretos e de lei (96/2017 e 14/2015) e uma alteração (61/2018) estas normas ainda se mantém. Eu neste momento estou a começar como projectista mas já tenho 4 anos de actividade noutras áreas dentro da engenharia electrotécnica.

Concluí a inscrição na Ordem (mas especificamente no colégio de Electrotécnica) em Janeiro de 2020.

Como em Novembro vou concluir os 5 anos de actividade, vou esperar por isso para evitar passar pelo processo de estágio.

Sendo assim posso ou não assinar projectos, para pelo menos instalações eléctricas do Topo C até 41,4kVA?
Ferreira do Zezere
Voltas de Enduro e Caça Submarina pelo meio
joao.fole
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 12 jun 2020, 14:16
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por joao.fole »

Olá a todos,

hoje consegui falar com a secretaria da OE Sul e confirmaram-me. Enquanto membro estagiário não posso "assinar nenhum acto de engenharia". Foi tão simples quanto isto.

Inclusive perguntei então e inscrição na Dgeg? E responderam-me "Como estagiário nem lhe vão aceitar a inscrição".
Ferreira do Zezere
Voltas de Enduro e Caça Submarina pelo meio
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 125
Registado: 06 mai 2008, 14:44
Localização: São João da Madeira
Enviou: 1 vez

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por nasps »

joao.fole Escreveu: 15 jun 2020, 09:16 Olá a todos,

hoje consegui falar com a secretaria da OE Sul e confirmaram-me. Enquanto membro estagiário não posso "assinar nenhum acto de engenharia". Foi tão simples quanto isto.

Inclusive perguntei então e inscrição na Dgeg? E responderam-me "Como estagiário nem lhe vão aceitar a inscrição".
Viva.
Eu sou membro efetivo da OE. Nunca estive inscrito na DGEG, por não ter tido necessidade. Desde 2008 que faço projetos elétricos. Muitos, poucos, grandes ou pequenos, fi-los.
Hoje preciso de me inscrever no SRIESP, para tal, preciso de me inscrever na DGEG, para tal, preciso de uma declaração da OE a atestar que sou engenheiro que refira o DL 14/2015. A minhaOE, a qual pago uma pipa de massa de quotas e declarações, diz-me que o meu curso (eng eletrónica industrial - U.Minho) não é da área da energia e "obriga-me" a fazer um CV detalhado "demonstrando" trabalho na área, declarações das empresas por onde trabalhei e listagem de formações relativas à área.
A burocracia está bem viva...
Isto para dizer que se a OE não emitir uma declaração de como é membro e tem as condições do 14/2015, nada feito. Não sei que curso tem, mas se for algum da área da energia, tente rapidamente passar a efetivo na OE.
Cumprimentos
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por luisilva78 »

nasps Escreveu: 21 jun 2020, 19:49
joao.fole Escreveu: 15 jun 2020, 09:16 Olá a todos,

hoje consegui falar com a secretaria da OE Sul e confirmaram-me. Enquanto membro estagiário não posso "assinar nenhum acto de engenharia". Foi tão simples quanto isto.

Inclusive perguntei então e inscrição na Dgeg? E responderam-me "Como estagiário nem lhe vão aceitar a inscrição".
Viva.
Eu sou membro efetivo da OE. Nunca estive inscrito na DGEG, por não ter tido necessidade. Desde 2008 que faço projetos elétricos. Muitos, poucos, grandes ou pequenos, fi-los.
Hoje preciso de me inscrever no SRIESP, para tal, preciso de me inscrever na DGEG, para tal, preciso de uma declaração da OE a atestar que sou engenheiro que refira o DL 14/2015. A minhaOE, a qual pago uma pipa de massa de quotas e declarações, diz-me que o meu curso (eng eletrónica industrial - U.Minho) não é da área da energia e "obriga-me" a fazer um CV detalhado "demonstrando" trabalho na área, declarações das empresas por onde trabalhei e listagem de formações relativas à área.
A burocracia está bem viva...
Isto para dizer que se a OE não emitir uma declaração de como é membro e tem as condições do 14/2015, nada feito. Não sei que curso tem, mas se for algum da área da energia, tente rapidamente passar a efetivo na OE.
Cumprimentos
Chamou-me a atenção a parte da "minha OE". OE só há uma! Está com todos esses problemas porque não está inscrito na OE. Na OE apenas há um colégio de Electrotecnia e ou se é engenheiro electrotécnico ou não se é. Para além disso as quotas e as declarações são mais baratas. Por isso não sei porque ainda se continuam a inscrever na OET e a passar por essas coisas.
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 125
Registado: 06 mai 2008, 14:44
Localização: São João da Madeira
Enviou: 1 vez

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por nasps »

luisilva78 Escreveu: 21 jun 2020, 20:24
nasps Escreveu: 21 jun 2020, 19:49
joao.fole Escreveu: 15 jun 2020, 09:16 Olá a todos,

hoje consegui falar com a secretaria da OE Sul e confirmaram-me. Enquanto membro estagiário não posso "assinar nenhum acto de engenharia". Foi tão simples quanto isto.

Inclusive perguntei então e inscrição na Dgeg? E responderam-me "Como estagiário nem lhe vão aceitar a inscrição".
Viva.
Eu sou membro efetivo da OE. Nunca estive inscrito na DGEG, por não ter tido necessidade. Desde 2008 que faço projetos elétricos. Muitos, poucos, grandes ou pequenos, fi-los.
Hoje preciso de me inscrever no SRIESP, para tal, preciso de me inscrever na DGEG, para tal, preciso de uma declaração da OE a atestar que sou engenheiro que refira o DL 14/2015. A minhaOE, a qual pago uma pipa de massa de quotas e declarações, diz-me que o meu curso (eng eletrónica industrial - U.Minho) não é da área da energia e "obriga-me" a fazer um CV detalhado "demonstrando" trabalho na área, declarações das empresas por onde trabalhei e listagem de formações relativas à área.
A burocracia está bem viva...
Isto para dizer que se a OE não emitir uma declaração de como é membro e tem as condições do 14/2015, nada feito. Não sei que curso tem, mas se for algum da área da energia, tente rapidamente passar a efetivo na OE.
Cumprimentos
Chamou-me a atenção a parte da "minha OE". OE só há uma! Está com todos esses problemas porque não está inscrito na OE. Na OE apenas há um colégio de Electrotecnia e ou se é engenheiro electrotécnico ou não se é. Para além disso as quotas e as declarações são mais baratas. Por isso não sei porque ainda se continuam a inscrever na OET e a passar por essas coisas.
Viva.
Tem razão, só existe uma OE. No entanto aparentemente somos todos Engenheiros eletrotécnicos, mas parece que não é bem assim... :D

Um abraço
Nuno
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por luisilva78 »

nasps Escreveu: 22 jun 2020, 10:06 Viva.
Tem razão, só existe uma OE. No entanto aparentemente somos todos Engenheiros eletrotécnicos, mas parece que não é bem assim... :D

Um abraço
Nuno
Na verdade, à luz da lei não é bem assim. Uns são engenheiros e os outros são engenheiros técnicos. Não sei porque não se unificam as 2 ordem e se arruma este problema.
asmith
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 06 dez 2012, 21:35
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por asmith »

Uma pesquisa rápida e encontram a lista dos cursos correspondentes a cada colegio da ordem.
Aqui têm;

https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/e ... cursos.pdf
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Que projectos podem assinar Eng. estagiários?

Mensagem por joao-pt »

asmith Escreveu: 23 jun 2020, 22:29 Uma pesquisa rápida e encontram a lista dos cursos correspondentes a cada colegio da ordem.
Aqui têm;

https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/e ... cursos.pdf
Essa já é antiga, fica aqui a mais recente: https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/e ... cursos.pdf
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”