Guia Técnico das Redes Aéreas de Baixa Tensão em Condutores Isolados Agrupados em Feixes (Torçada)

Responder
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Guia Técnico das Redes Aéreas de Baixa Tensão em Condutores Isolados Agrupados em Feixes (Torçada)

Mensagem por smalhao34 »

Boas,

alguém tem e que possa disponibilizar em pdf esta publicação da DGEG? Neles está esgotada e não encontro em livrarias online

Cumprimentos


asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Guia Técnico das Redes Aéreas de Baixa Tensão em Condutores Isolados Agrupados em Feixes (Torçada)

Mensagem por asalopes »

Caro "smalhao34",

Confirmou junto da DGEG da indisponibilidade da publicação?

https://www.dgeg.gov.pt/pt/divulgacao/publicacoes/


Qual a informação específica que necessita constante no citado GUIA?



Cumprimentos.
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Guia Técnico das Redes Aéreas de Baixa Tensão em Condutores Isolados Agrupados em Feixes (Torçada)

Mensagem por smalhao34 »

asalopes Escreveu: 13 abr 2021, 14:02 Caro "smalhao34",

Confirmou junto da DGEG da indisponibilidade da publicação?

https://www.dgeg.gov.pt/pt/divulgacao/publicacoes/


Qual a informação específica que necessita constante no citado GUIA?



Cumprimentos.
liguei para Lisboa e disseram que estava esgotado. A informação que necessito é sobre o dimensionamento do esforço de cabeça nos apoios de rede aérea em redes de baixa tensão, é a primeira vez que faço e tenho seguido o RSLEAT só que há parâmetros que não estou a conseguir encontrar nos datasheets dos condutores LXS como se encontra nos condutores de Média Tensão, e os cálculos que fiz até agora não tenho a certeza se estão bem feitos por causa desses valores. Pelo que tenho lido a Tmáx deve ser definida entre 7 e 9 daN/mm^2, eu no datasheet do cabo LXS 4x25 tenho a Força minima de rotura mas para calcular Tsegurança é necessário a tensão de rotura, tenho o peso do cabo que são 395kg/km e na equação do coeficiente de sobrecarga pede o peso do condutor e aí tenho duvidas se utilizo o peso total do 4x25 ou só de 1x25 e pelo que pude pesquisar esse guia tem informação sobre o dimensionamento de linhas aéreas em Baixa Tensão. Eu não peço ficheiros, mas um pequeno exemplo de como se faz esse dimensionamento de forma a conseguir perceber como se faz de forma a conseguir aprender também.
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Guia Técnico das Redes Aéreas de Baixa Tensão em Condutores Isolados Agrupados em Feixes (Torçada)

Mensagem por smalhao34 »

asalopes Escreveu: 13 abr 2021, 14:02 Caro "smalhao34",

Confirmou junto da DGEG da indisponibilidade da publicação?

https://www.dgeg.gov.pt/pt/divulgacao/publicacoes/


Qual a informação específica que necessita constante no citado GUIA?



Cumprimentos.
Para Cabo LXS 4x25 o Apoio de betão 9/200 é Suficiente ?
Nexans
Curioso
Curioso
Mensagens: 42
Registado: 27 mar 2008, 20:13
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Guia Técnico das Redes Aéreas de Baixa Tensão em Condutores Isolados Agrupados em Feixes (Torçada)

Mensagem por Nexans »

Boa tarde,

Da minha experiência, para cabo LXS 4x25 os apoios de betão 9/200 são utilizados em alinhamento e os apoios de betão 9/400 são utilizados em ângulos e fim de linha.
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Guia Técnico das Redes Aéreas de Baixa Tensão em Condutores Isolados Agrupados em Feixes (Torçada)

Mensagem por smalhao34 »

Nexans Escreveu: 14 abr 2021, 13:03 Boa tarde,

Da minha experiência, para cabo LXS 4x25 os apoios de betão 9/200 são utilizados em alinhamento e os apoios de betão 9/400 são utilizados em ângulos e fim de linha.
Desde já agradeço a informação, mas no entanto necessito de calcular os valores deles para enviar á DGEG e aquilo que tenho encontrado é só sobre média tensão, cujos os cálculos segui através das fórmulas para média e está a dar-me 9/200 para fim de linha e 9/400 para alinhamento o que me leva a crer que tenho os cálculos errados. O que pretendia mesmo era perceber que parâmetros dos cabos devo utilizar nos cálculos mas neste caso para redes aéreas em baixa tensão, daí o meu pedido de ajuda ao fórum.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Guia Técnico das Redes Aéreas de Baixa Tensão em Condutores Isolados Agrupados em Feixes (Torçada)

Mensagem por Faiante »

Meu caro " smalhao34 "

Veja por favor o relatório de estágio do Tiago Filipe dias Cascalheira, sobre redes de Baixa Tensão.
Neste relatório, encontrará tudo de que precisa saber de forma a aplicar no seu projecto.

Cptos

JAG
monkey
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 31 mai 2008, 23:45
Agradecimento recebido: 2 vezes
Contacto:

Re: Guia Técnico das Redes Aéreas de Baixa Tensão em Condutores Isolados Agrupados em Feixes (Torçada)

Mensagem por monkey »

Boa tarde,
Quanto ao dimensionamento não estou muito à vontade, mas o "velhinho" guia técnico da solidal tem las as tensões máximas a aplicar aos cabos que estarão de acordo com o referido guia técnico. Tem la também as formulas principais que constam do guia (páginas 294 em diante) e tabelas de regulação.

Link - https://vdocuments.site/solidal-guia-tecnico.html

Cumprimentos,
Nexans
Curioso
Curioso
Mensagens: 42
Registado: 27 mar 2008, 20:13
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Guia Técnico das Redes Aéreas de Baixa Tensão em Condutores Isolados Agrupados em Feixes (Torçada)

Mensagem por Nexans »

monkey Escreveu: 14 abr 2021, 19:14 Boa tarde,
Quanto ao dimensionamento não estou muito à vontade, mas o "velhinho" guia técnico da solidal tem las as tensões máximas a aplicar aos cabos que estarão de acordo com o referido guia técnico. Tem la também as formulas principais que constam do guia (páginas 294 em diante) e tabelas de regulação.

Link - https://vdocuments.site/solidal-guia-tecnico.html

Cumprimentos,
Como diz o colega monkey a partir da página 296 do referido guia técnico tem informação sobre o cálculo e as referidas fórmulas.
Solidal-guia-tecnico.pdf
(8.86 MiB) Transferido 182 vezes
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Guia Técnico das Redes Aéreas de Baixa Tensão em Condutores Isolados Agrupados em Feixes (Torçada)

Mensagem por Faiante »

Boas meus caros

Será que ainda existe esse livrinho da solidal?
Será também que todos os electrotécnicos possuem esse livrinho?
Por acaso eu tenho o 1º e o 2º livro dessa empresa.
Mas não vem assim tão especificado como por aqui se diz!
É verdade que contém fórmulas mas, não conheço a existência tão simplificada de exercícios práticos.

Cptos

JAG
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Guia Técnico das Redes Aéreas de Baixa Tensão em Condutores Isolados Agrupados em Feixes (Torçada)

Mensagem por smalhao34 »

Desde já agradeço a ajuda que têm dado, e toda a informação do livro da Solidal era o que necessitava, no entanto quanto a haver exercicios práticos, posso dizer que encontrei 2 projetos da FEUP e que irei partilhar de forma a que outros possam também ver alguns exercícios. Quanto aos apoios de alinhamento e fim de linha já percebi como se faz agora quanto aos apoios de derivação e de ângulo está um bocado emperrado. Só uma questão acerca da Caixa de Proteçao para os postes, na situação do QGE até a um QP que tem pelo meio uma caixa de proteção, a queda de tensão no máximo de 8% é entre o QGE e o QP incluindo a caixa de proteção ou será da saida da linha do QGE á entrada na caixa de proteção (8%) e depois da saida da caixa de proteção á entrada do QP (8%) visto que na saída da caixa para o QP levar um fusível como proteção.
Anexos
Calculo Mecanico Redes BT_2.pdf
(5.69 MiB) Transferido 229 vezes
Calculo Mecanico Redes BT.pdf
(13.09 MiB) Transferido 214 vezes
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”