Projeto Tipo 160 kVA

Responder
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Projeto Tipo 160 kVA

Mensagem por smalhao34 »

Boa tarde,

No projeto tipo da DGEG (que não tenho acesso em pdf) para PT AI 160kVA , que cabo deve ser colocado entre o QGBT e o Quadro Geral de Entrada, no PT AS era o LXS 4x50+16, mas para este não tenho o projeto tipo em pdf e não consigo saber essa informação.


monkey
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 31 mai 2008, 23:45
Agradecimento recebido: 2 vezes
Contacto:

Re: Projeto Tipo 160 kVA

Mensagem por monkey »

Boa tarde,
Mas irá ter uma linha aérea entre o QGBT e o QE? Eu diria que o cabo LXS será mais adequado para redes aéreas. Aos cabos entre QGBT e QE aplica-se o regulamento das redes de distribuição. Terá de ter em conta as condições de instalação do cabo (enterrado diretamente ao solo, entubado, aéreo ou o que for) e escolher o cabo em conformidade em função do respetivo Iz, condições de proteção e queda de tensão. Mas isto é a minha interpretação.

Tenho ideia que esse cabo indicado no projeto tipo é para uma rede de distribuição aérea.

Eventualmente algum colega poderá ajudar melhor.
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Projeto Tipo 160 kVA

Mensagem por smalhao34 »

monkey Escreveu: 11 mar 2021, 10:50 Boa tarde,
Mas irá ter uma linha aérea entre o QGBT e o QE? Eu diria que o cabo LXS será mais adequado para redes aéreas. Aos cabos entre QGBT e QE aplica-se o regulamento das redes de distribuição. Terá de ter em conta as condições de instalação do cabo (enterrado diretamente ao solo, entubado, aéreo ou o que for) e escolher o cabo em conformidade em função do respetivo Iz, condições de proteção e queda de tensão. Mas isto é a minha interpretação.

Tenho ideia que esse cabo indicado no projeto tipo é para uma rede de distribuição aérea.

Eventualmente algum colega poderá ajudar melhor.
Sim terá linha aérea cerca de 30 metros. E qual será a seção a utlizar entre o QGBT e o QE que está definida pela DGEG? Não consigo encontrar uma memória descritiva para PT AI ou Projeto tipo da DGEG onde indique isso.
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Projeto Tipo 160 kVA

Mensagem por dsrsantos »

O projecto tipo não define as canalizações entre o QGBT e o QE, até porque isso está sempre dependente das distâncias em causa. Só define entre o transformador e o QGTB.
Se não estou em erro, no projecto tipo do AS, há a opção de utilizar um cabo LXS entre o transformador e o QGBT.
No do AI, tem de ser em cobre, se não me engano é o 2x(H07V-3x70+35).
Daí para o QE diria que é preferível ser enterrado...
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Projeto Tipo 160 kVA

Mensagem por smalhao34 »

dsrsantos Escreveu: 11 mar 2021, 11:59 O projecto tipo não define as canalizações entre o QGBT e o QE, até porque isso está sempre dependente das distâncias em causa. Só define entre o transformador e o QGTB.
Se não estou em erro, no projecto tipo do AS, há a opção de utilizar um cabo LXS entre o transformador e o QGBT.
No do AI, tem de ser em cobre, se não me engano é o 2x(H07V-3x70+35).
Daí para o QE diria que é preferível ser enterrado...
Desde já agradeço a resposta que foi muito importante no esclarecimento da minha dúvida, do transformador ao QGBT está definido o XV(3x70+35) pelo que li no projeto tipo da ISO-SIGMA aprovado na DGEG, mas como depois não define o cabo entre o QGBT e o QE daí a minha dúvida mas assim já fico esclarecido. Estamos sempre a aprender.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Projeto Tipo 160 kVA

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " smalhao34"

Tendo em conta a sua pergunta, e se entendi bem a sua dúvida, devo acrescentar o seguinte:

Para PT`s particulares do tipo As ou AI1, deve cumprir o que está legislado nos projetos tipo da DGEG. Todavia, pode sempre optar pelo XS 4x50
ou por dois cabos 4x70 em paralelo.
Conforme referido anteriormente pelo colega "monkey ", no entanto deve fazer referência a este tipo de cabo e fundamentar as razões por esta
opção.

Quanto aos livros sobre guias técnicos da DGEG, pode sempre optar por comprar noutra livraria, aliás foi onde adquiri os meus, por não estarem
à venda na imprensa Nacional casa da moeda.

Cptos

JAG
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Projeto Tipo 160 kVA

Mensagem por projclvm »

Já tentei comprar os guias tecnicos e não há para venda (nem por encomenda), pois deixaram de se editar. Foi o que me informaram.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Projeto Tipo 160 kVA

Mensagem por Faiante »

Boa noite meu caro "projclvm"

Tal como referi no meu post anterior, tenho a informar que não possuo qualquer PDF sobre guias técnicos de PT`s.

Fiz a aquisição dos mesmos já lá vão muitos anos. Por isso nem sei se a livraria onde os adquiri ainda existe.

A livraria em questão, dava pelo nome de: - livraria rei dos livros, localizada numa rua paralela à rua Augusta, penso tratar-se da rua dos
Fanqueiros, isto se a memória não me atraiçoa.

Tenho de facto em livro os quias técnicos da DGEG, sobre PT`s. Também possuo algumas publicações sobre esta matéria de formações EDP.

Face ao exposto, estou sempre disponível para ajudar quem precisa.

Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”