Projeto de instalação de tomada CEE monofásica 32A para carregamento de carro elétrico

Responder
flateric
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 24 jan 2021, 22:34
Localização: Porto

Projeto de instalação de tomada CEE monofásica 32A para carregamento de carro elétrico

Mensagem por flateric »

Quero apresentar aqui o meu projeto para carregamento de carro elétrico e colocar algumas questões que me têm surgido.

Pretendo instalar uma tomada CEE monofásica 32 A na garagem do meu apartamento, que tem as seguintes características:
  • Garagem fechada com quadro elétrico ligado diretamente ao quadro principal da minha habitação
  • Distância estimada entre os dois quadros de 50/60 metros
  • Quadros ligados entre si por cabo de secção 2.5 mm2
  • Potência contratada de 6.9 kVa
  • No quadro principal, o disjuntor que protege a ligação à garagem é de 20 A
  • Na garagem o disjuntor geral é de 40 A
Os meus conhecimentos de eletricidade são básicos e, por esse motivo, tenho pedido orçamentos para me fazerem esta instalação. No entanto, tenho recebido orçamentos díspares em termos de valores e também em termos técnicos!

Por isto, queria tenter esclarecer as seguintes dúvidas:
  • O cabo de secção 2.5 mm2 é suficiente para o pretendido?
  • Se não, qual a secção de cabo recomendada?
  • De que forma planeariam esta instalação?
Tenho presente que, devido à potência contratada e também à distância entre quadros, será difícil conseguir carregamentos a 32 A, sem que o quadro dispare. No entanto, ficaria satisfeito se conseguisse efetuar carregamentos entre os 20 A e os 25 A, limitando-os através da instalação de disjuntor para o efeito e também através do software do carro.

Conto com a vossa ajuda.


amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Projeto de instalação de tomada CEE monofásica 32A para carregamento de carro elétrico

Mensagem por amoreira »

Boas

Sim não vai conseguir carregar o carrro a 32A porque só tem 30A de potencia contratada.

Sugiro que passe um cabo de 6mm2 para o quadro da arrecadação com uma proteção a disjuntor de 25A.

No quadro da arrecadação coloque um interruptor de corte geral de 40A e uma saída dedicada para a tomada protegida por um diferencial tipo A de 40A/30ma + 1 disjuntor 25A curca C.

Tomada CEE industrial em conformidade com as normas EN 60309-1 e EN 60309-2

Poderá ainda colocar um interruptor horário (relógio) para carregar o carro durante a noite no horário de vazio e super vazio com a energia é mais barata e tem menos equipamentos ligados em casa.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Projeto de instalação de tomada CEE monofásica 32A para carregamento de carro elétrico

Mensagem por Duzia12 »

Para U=230 V x 25 A=5,75 KVA ou 5,75 KW

Se o carro consumir 50 C. V.. de média em 3 horas o consumo total é 50Xo,735W=40 kW em 3 horas é de 120 KW logo 120/5,75=20 Horas de carregamento


Para carregamentos rápidos teria de ter um potencia retificada de 72 V DC
flateric
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 24 jan 2021, 22:34
Localização: Porto

Re: Projeto de instalação de tomada CEE monofásica 32A para carregamento de carro elétrico

Mensagem por flateric »

amoreira Escreveu: 25 jan 2021, 10:57 Sim não vai conseguir carregar o carrro a 32A porque só tem 30A de potencia contratada.
Além disso não terei os 30A disponíveis porque tenho mais coisas ligadas em casa, embora durante a noite sejam poucas. No entanto, se preparar a instalação para 32A, mais tarde poderei pedir aumento da potência contratada e talvez já consiga chegar aos 32A.
amoreira Escreveu: 25 jan 2021, 10:57 Sugiro que passe um cabo de 6mm2 para o quadro da arrecadação com uma proteção a disjuntor de 25A.

No quadro da arrecadação coloque um interruptor de corte geral de 40A e uma saída dedicada para a tomada protegida por um diferencial tipo A de 40A/30ma + 1 disjuntor 25A curca C.

Tomada CEE industrial em conformidade com as normas EN 60309-1 e EN 60309-2
O disjuntor de 25A que referes deverá ficar no quadro principal, certo? Na arrecadação, o disjuntor geral já é de 40A, pelo que não será preciso mudar. Quanto à proteção da tomada, seguirei esse conselho!
amoreira Escreveu: 25 jan 2021, 10:57 Poderá ainda colocar um interruptor horário (relógio) para carregar o carro durante a noite no horário de vazio e super vazio com a energia é mais barata e tem menos equipamentos ligados em casa.
Isto não irei precisar porque consigo fazer essa gestão no carro.
flateric
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 24 jan 2021, 22:34
Localização: Porto

Re: Projeto de instalação de tomada CEE monofásica 32A para carregamento de carro elétrico

Mensagem por flateric »

Um dos orçamentos que recebi tem uma abordagem um pouco diferente dos outros, daí ser menos dispendioso. No entanto, não tenho a certeza se a abordagem é correta e/ou válida. Passo a explicar...

O que propuseram foi aproveitar a infraestrutura já existente. Considerando que tenho cabo de 2.5 mm2 a ligar os dois quadros elétricos, o fio de terra seria usado para duplicar a capacidade deste cabo e assim conseguir passar mais corrente para a garagem, deixando de ser usado para terra. Na garagem, iriam buscar a terra à infraestrutura elétrica do prédio. Tudo isto aprovado, certificado e de acordo com as leis.

Sou um leigo na matéria, por isso isto é novidade para mim. É prática comum fazer-se este tipo de "malabarismos"? É uma abordagem válida? Desta forma conseguiria o que pretendo?
rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Projeto de instalação de tomada CEE monofásica 32A para carregamento de carro elétrico

Mensagem por rio »

Neste momento você tem um disjuntor em casa de 25a
Logo independente do que puser na garagem só carrega no maximo 25a
Quanto ao cabo se quer 32a
6mm no minimo
Se quer 32a tem de alterar o quadro.
Neste momento o máximo que consegue com o que tem e trocar a tomada para 32a embora seja aconselhável carregar a 16a com a sua instalação actual
As suas hipóteses são.
Passar cabo 6mm fica preparado para 32a
Passar cabo de 4mm para ter 25a
Ou passar mais um cabo de 2.5 juntando os dois cabos
Passando a ser assim secção de 5mm
Aguentando 25a
Você e que sabe o seu orcamento
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Projeto de instalação de tomada CEE monofásica 32A para carregamento de carro elétrico

Mensagem por amoreira »

flateric Escreveu: 25 jan 2021, 11:07
amoreira Escreveu: 25 jan 2021, 10:57 Sim não vai conseguir carregar o carrro a 32A porque só tem 30A de potencia contratada.
Além disso não terei os 30A disponíveis porque tenho mais coisas ligadas em casa, embora durante a noite sejam poucas. No entanto, se preparar a instalação para 32A, mais tarde poderei pedir aumento da potência contratada e talvez já consiga chegar aos 32A.
amoreira Escreveu: 25 jan 2021, 10:57 Sugiro que passe um cabo de 6mm2 para o quadro da arrecadação com uma proteção a disjuntor de 25A.

No quadro da arrecadação coloque um interruptor de corte geral de 40A e uma saída dedicada para a tomada protegida por um diferencial tipo A de 40A/30ma + 1 disjuntor 25A curca C.

Tomada CEE industrial em conformidade com as normas EN 60309-1 e EN 60309-2
O disjuntor de 25A que referes deverá ficar no quadro principal, certo? Na arrecadação, o disjuntor geral já é de 40A, pelo que não será preciso mudar. Quanto à proteção da tomada, seguirei esse conselho! Sim o disjubtor de 25A é no quadro principal
amoreira Escreveu: 25 jan 2021, 10:57 Poderá ainda colocar um interruptor horário (relógio) para carregar o carro durante a noite no horário de vazio e super vazio com a energia é mais barata e tem menos equipamentos ligados em casa.
Isto não irei precisar porque consigo fazer essa gestão no carro.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
flateric
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 24 jan 2021, 22:34
Localização: Porto

Re: Projeto de instalação de tomada CEE monofásica 32A para carregamento de carro elétrico

Mensagem por flateric »

rio Escreveu: 25 jan 2021, 17:35 As suas hipóteses são.
Passar cabo 6mm fica preparado para 32a
Passar cabo de 4mm para ter 25a
Ou passar mais um cabo de 2.5 juntando os dois cabos
Passando a ser assim secção de 5mm
Aguentando 25a
Você e que sabe o seu orcamento
É mesmo uma questão de orçamento. Se o valor for muito alto, não se justifica para os quilómetros que faço diariamente. No entanto, ter um pouco mais de capacidade de carregamento seria útil para alguns dias em que precise de carga mais rápida.

Sugeriu juntar dois cabos de 2.5 mm2, que foi a mesma sugestão de uma das empresas que me orçamentou o projecto. No entanto, sugeriram usar o fio de terra e, na garagem, ir buscar terra a outro sítio. É uma opção válida?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Projeto de instalação de tomada CEE monofásica 32A para carregamento de carro elétrico

Mensagem por amoreira »

flateric Escreveu: 25 jan 2021, 17:18 Um dos orçamentos que recebi tem uma abordagem um pouco diferente dos outros, daí ser menos dispendioso. No entanto, não tenho a certeza se a abordagem é correta e/ou válida. Passo a explicar...

O que propuseram foi aproveitar a infraestrutura já existente. Considerando que tenho cabo de 2.5 mm2 a ligar os dois quadros elétricos, o fio de terra seria usado para duplicar a capacidade deste cabo e assim conseguir passar mais corrente para a garagem, deixando de ser usado para terra. Na garagem, iriam buscar a terra à infraestrutura elétrica do prédio. Tudo isto aprovado, certificado e de acordo com as leis.

Sou um leigo na matéria, por isso isto é novidade para mim. É prática comum fazer-se este tipo de "malabarismos"? É uma abordagem válida? Desta forma conseguiria o que pretendo?
Aconselho a fazer as coisas de forma correta, duvido que essa instalação executada dessa forma fosse possível de certificar. Passe um cabo novo de 6mm2 e já fica preparado para o futuro caso venha a realizar um aumento de potência.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Projeto de instalação de tomada CEE monofásica 32A para carregamento de carro elétrico

Mensagem por rio »

Juntar dois cabos de 2.5
Os dois pretos, os dois azuis ,os dois terras
Nada de aldrabices
Ele a carregar vai puxar durante muitas horas
Se fizer aldrabices pode arder
flateric
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 24 jan 2021, 22:34
Localização: Porto

Re: Projeto de instalação de tomada CEE monofásica 32A para carregamento de carro elétrico

Mensagem por flateric »

amoreira Escreveu: 25 jan 2021, 17:42 Aconselho a fazer as coisas de forma correta, duvido que essa instalação executada dessa forma fosse possível de certificar. Passe um cabo novo de 6mm2 e já fica preparado para o futuro caso venha a realizar um aumento de potência.
rio Escreveu: 25 jan 2021, 17:47 Juntar dois cabos de 2.5
Os dois pretos, os dois azuis ,os dois terras
Nada de aldrabices
Ele a carregar vai puxar durante muitas horas
Se fizer aldrabices pode arder
Pois, concordo. Também me pareceu uma solução um bocado estranha!

Obrigado a todos pelas dicas. Foram muito úteis! :D
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”