Pedido de viabilidade à EDP

Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Fiz um projeto para um prédio em Lisboa com necessidade de aumento de potência para 27,6kVA.
Já há algum tempo, enviava a informação (projeto + FE) para a EDP de modo a confirmarem o viabilidade (enfim no local que é, certo que haverá disponibilidade). Agora o que é preciso garantir da parte da EDP?


Cumps!


Avatar do Utilizador
Borgas
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 17 jan 2008, 12:21
Localização: Margem Sul
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por Borgas »

Boa tarde,
O que deve ser enviado para a EDPD é a seguinte documentação:

Os pedidos feitos por e-mail devem ser acompanhados de:
- Ficha Eletrotécnica devidamente preenchida
- Indicação das coordenadas GPS e Planta da localização do imóvel
- Planta da localização com indicação do(s) ponto(s) de entrega (portinhola/quadro colunas) previstos
- Desenho esquemático que ilustre o(s) PONTO(s) de entrega, coluna e localização dos contadores - se aplicável


Os e-mails estão no documento anexo
Anexos
Pedidos de condições de ligação à rede.pdf
(4.36 MiB) Transferido 404 vezes
tozedossantos.5
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 07 set 2021, 14:17
Localização: Seixal

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por tozedossantos.5 »

Boa tarde, gostaria de vos pedir apoio para estas duvidas.
Tenho um terreno ha ja muitos anos que ja está murado e onde tenho uma garagem onde guardo algumas ferramentas manuais
e serve de arrecadação onde guardo utensílios antigos.
O terreno tem poço mas sempre retirei agua a balde por roldana, mas agora montaram-em uma bomba em segunda mao e vou precisar de eletricidade. A idade ja nao perdoa e com uma bomba vai ser muito mais facil poder regar.
Na garagem desejo mandar instalar um pequeno Qeletrico e um ponto de luz, uma tomada e a ligaçao do QE á bomba, igualmente desejo mandar chumbar a portinhola e caixa de contador (muro ja existente).
A potência que desejava pedir é de 3,45kva pois tenho agora a bomba de 1,1kw e tendo luz na garagem uma ou outra vez ou pelo menos aos fins de semana poderei ligar uma grelhador eletrico ou outro equipamento.
Estive a ler alguns documentos que necessito e vi estes "
- Planta da localização do imóvel
- Planta da localização com indicação do(s) ponto(s) de entrega
(portinhola/quadro colunas) previstos
- Desenho esquemático que ilustre o(s) PONTO(s) de entrega, coluna e
localização dos contadores - se aplicável
Será que podem esclarecer-me do que se trata ou se este tipo de pedido de ramal (garagem) não carece destes documentos.
Agradeço toda a a informaçao que me possam dar, bem haja a todos
Antonio dos Santos
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por Mário »

Boas

O terreno é agrícola ou é urbano?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
tozedossantos.5
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 07 set 2021, 14:17
Localização: Seixal

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por tozedossantos.5 »

é urbano
Antonio dos Santos
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por luisilva78 »

Para Esa potência (3,45kVA) não é necessário pedido de viabilidade, apenas é necessário fazer o pedido de ligação à rede.
Nessa lista de documentos falta a Ficha Electrotécnica, que deve ser emitida por um técnico responsável por instalações eléctricas de serviço particular.
O desenho esquemático do quadro colunas não é necessário. A planta de localização pode ser uma coisa feita a partir do Google maps (ou qualquer coisa do género).
Depois do processo terminado, quando for fazer o contrato deve levar um termo de responsabilidade pela correcta execução da instalação eléctrica, por isso tenha cuidado de quem escolhe para fazer o trabalho.
tozedossantos.5
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 07 set 2021, 14:17
Localização: Seixal

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por tozedossantos.5 »

Desculpe mas apenas para resumir;
- Posso mandar avançar com os trabalhos, certo.

- Electricista (Tec.Responsável) deve emitir uma ficha eletrotecnica. A ficha também é para apresentar juntamente com o Termo quando for para fazer o pedido de ligaçao à rede ?

- Referente á planta basta então juntar umas fotos a partir do Google Maps e incluir tmb as coordenadas, essas devem ser apresentadas com termo e ficha a quando do pedido para ligaçao à rede ?

- O Eletricista (tec.resp) tem de me entregar igualmente um Termo de Resp. pela execuçao dos trabalhos, esse documento será para entregar no pedido de contrato ligaçao ou também é necessário o termo para o pedido de ligaçao ?

Em resumo, eletricista executa os trabalhos e entrega-me a ficha e termo e eu posso tratar do pedido de ligaçao e posteriormente do contrato ou ele tem ou deve tratar desses pedidos ?
O pedido de ligaçao á rede apenas é feito (por mim ou elect.) depois de estar tudo pronto ou antes ?
A localizaçao da portinhola e cx contador tal como o tipo de ramal é decidido por mim com apoio do eletricista, é isso?
Apenas para eu saber, o elet. faz toda a instalaçao e tambem faz o levantamento das pedras do passeio, vala, tubo e cabo e refaz passeio tal como estava e deixa ponto do tubo junto ao poste que está junto ao terreno ?
Envio uma foto para me dar uma sua opiniao de expert se a melhor opçao é mesmo pedir ligaçao subterrânea ou a EDP tem uma palavra a dizer, julgo que nao pois como nao vai ser preciso pedido de viabilidade ?
E orçamento tambem nao é pedido, apenas pedido de ligaçao ou e a mesma coisa ?
Muito agradecido pelas dicas e peço desculpa
Anexos
Alzira3.JPG
Alzira3.JPG (81.02 KiB) Visto 2861 vezes
Alzira4.JPG
Alzira5.JPG
Alzira5.JPG (81.32 KiB) Visto 2861 vezes
Antonio dos Santos
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por luisilva78 »

Pode arrancar com o pedido depois de estar tudo feito, mas normalmente faz-se antes (para poupar tempo). As imagens que apresenta parecem-me suficientes.
Pode arrancar com os trabalhos e fazer o pedido (não há problema a obra não estar pronta até porque o processo na E-REDES demora algum tempo, e implica vários pagamentos de taxas).
Há um erro nas suas conclusões. A ficha electrotécnica deve ser emitida já, só assim consegue iniciar o pedido de ligação à rede. O termo de responsabilidade é só para o contrato, para o pedido de ligação não faz falta.
O "electricista" emite a ficha electrotécnica mas o pedido, normalmente, é o dono da instalação que faz.
A localização da portinhola é escolhida por vocês, mas deve cumprir as regras da E-REDES.
Da portinhola para a frente (lado da garagem) o electricista faz tudo. Para o lado da rede, o electricita não faz nada. Nessa parte, como a distância até à rede é inferior a 30m tem que ser uma empresa reconhecida pela E-REDES a fazer essa instalação (e sim, executam esses trabalhos todos e passam os cabos).
Se quer a opinião de um expert não sou a pessoa indicada, mas não estou a perceber porque é que as caixas não ficam mais perto do poste. Também não me parece que o contador esteja a uma altura correcta.
Em relação ao orçamento deixe estar que eles enviam a parte deles. Para a execução do ramal, vai ter que tratar disso noutro instalador (nem todos estão habilitados).
tozedossantos.5
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 07 set 2021, 14:17
Localização: Seixal

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por tozedossantos.5 »

Agradeço muito o feedback dado, só mais dois pontos. Em relação á distância entre poste e portinhola, pelo que entendi como nao é mais de 30metros terá de ser sempre uma empresa certificada a executar este trabalho e para se poupar no ramal , a portinhola pode ficar mais perto, por exemplo jnto ao portao, certo ?
Por fim em relaçao a regras e apenas para ter que nao necessito de subir o muro, será que me pode dizer se e onde posso consultar as respetivas cotas- Apenas quero ver se preciso de subir o muro no local das caixas.

Agardeço e ben hajam
Antonio dos Santos
tozedossantos.5
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 07 set 2021, 14:17
Localização: Seixal

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por tozedossantos.5 »

Acabei por me esquecer de outra situaçao. visto que o trabalho terá de ser executado por empresa certificada por E-Redes devido às distâncias, o pedido de ligaçao (orçamento) ja´nao será feito à EDP (E-Redes) ou será pedido na mesma a eles ?

Obr
Antonio dos Santos
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por luisilva78 »

tozedossantos.5 Escreveu: 10 set 2021, 01:27 Agradeço muito o feedback dado, só mais dois pontos. Em relação á distância entre poste e portinhola, pelo que entendi como nao é mais de 30metros terá de ser sempre uma empresa certificada a executar este trabalho e para se poupar no ramal , a portinhola pode ficar mais perto, por exemplo jnto ao portao, certo ?
Por fim em relaçao a regras e apenas para ter que nao necessito de subir o muro, será que me pode dizer se e onde posso consultar as respetivas cotas- Apenas quero ver se preciso de subir o muro no local das caixas.

Agardeço e ben hajam
A localização das caixas deve ser definida com quem vai fazer o trabalho.

Pode consultar as cotas aqui (ponto 5.2.2.1.).
No documento que indico, também tem os passos que deve cumprir para fazer o pedido de ligação à rede, pode esclarecer as suas dúvidas nesse documento.
tozedossantos.5
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 07 set 2021, 14:17
Localização: Seixal

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por tozedossantos.5 »

Antes de mais venho agradecer toda a informação facultada, foi super.
Para terminar as minhas duvidas, alguem sabe dizer se existe alguma dica util em
relação à ficha eletrotec., como esclareci no inicio, estou a preparar as coisas para
pedir o ramal à EDP, é apenas para a garagem que tenho no terreno. Na garagem
ja fiz a instalaçao com um amigo ja eletricista há alguns anos mas ja nao executa
trabalhos, apenas nestes casos quando aparece um amigo.
Referente ao termo de resp. apenas tenho que descobrir qual a ultima versao que
existe e ele saberá preencher, ja no que diz respeito à ficha , baixei um pdf FE_v.20190222
julgo ser a atual, aí ele ja está em duvidas por se tratar de uma garagem.
Junto foto do que está preenchido, se houver algo errado ou algo que nao necessita de lá
estar, pço o favor de me dar uma dica, obrigadao e bem hajam.
duvida ficha.JPG
duvida ficha.JPG (52.89 KiB) Visto 2647 vezes
Antonio dos Santos
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por projclvm »

A ficha é atual.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por luisilva78 »

Pode encontrar na página da DGEG o "Termo de responsabilidade pela execução". É esse o modelo que deve ser utilizado.
Em relação à Ficha Electrotécnica, não me parece boa ideia deixar 2,45kVA, uma vez que não é uma potência normalizada. Pesquise no documento do link que deixei no post anterior "3.2. Potências Normalizadas". Eu nunca faria uma FE com menos de 3,45kVA, um dia mais tarde se quiser aumentar a potência vai ser uma chatice (o contrato pode ser feito com uma potência mais baixa do que o que está na FE).
Na coluna "Entrada do imóvel", costumo colocar "E1" (definido em cima). Não me parece que "Garagem" tanto em "Descrição do Imóvel" como em "Tipo de utilização individual" esteja correcto. Pode consultar as opções que existem para cada um desses campos no Despacho N.º 1 de 2018 na página da DGEG.
tozedossantos.5
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 07 set 2021, 14:17
Localização: Seixal

Re: Pedido de viabilidade à EDP

Mensagem por tozedossantos.5 »

A foto nao está nítida, é realmente 3,45kva que aparece.
Vou ver se o termo é igual ao que baixei e referente vou ver a situaçao da classificaçao do imovel.
Obrigado e bem hajam
Antonio dos Santos
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”