Protecção contra curto-circuitos

Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Protecção contra curto-circuitos

Mensagem por angel_of_diablo »

luisilva78 Escreveu: 21 jun 2020, 22:11 Sim, já conhecia esse documento da EDPD. É útil se o ramal for de uso exclusivo desde o PT até à portinhola, caso contrário como se sabe qual é a secção do cabo? Como se sabe quantas instalações estão penduradas no mesmo cabo (para se tentar estimar a secção do cabo)? Como disse num dos primeiros post se a distância até ao PT for grande até se pode despresar a impedância do transformador e da linha de média, mas se não se souber com exactidão qual é a secção do cabo, nada feito.
Para o calculo das Icc (maximas ou minimas) não necessita de saber a carga do circuito da rede de distribuição, basta saber o cabo e a proteção.
Se for rede pública aérea, pode ser LXS 4x50+16 ou LXS 4x70+16. Se for rede pública subterrânea com armários de distribuição usa o LVAV 3x185+95. Os fusíveis de proteção a estes cabos são os que estão no PDF que enviei anteriormente.
Para os comprimentos dos cabos, podes usar o Google Earth para medir o comprimento das canalizações, usando o Street View para procurar o PT mais próximo, em traçados aéreos. Para traçados subterrâneos é muito dificil encontrar o PT, pelo que considero que do Armário ao PT são os 20 m das RTIEBT e do Armário ao edifício meço pelo Google Earth.
Quando fizerem o pedido de ligação à rede obterás dados mais concretos, pelo que poderás corrigir os Pdc dos quadros se houver uma colaboração entre projetista e instalador.
Certamente haverá formas mais corretas de resolver a situação, mas permite resolver a falta de informação.


"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Protecção contra curto-circuitos

Mensagem por luisilva78 »

angel_of_diablo Escreveu: 24 jun 2020, 22:42
luisilva78 Escreveu: 21 jun 2020, 22:11 Sim, já conhecia esse documento da EDPD. É útil se o ramal for de uso exclusivo desde o PT até à portinhola, caso contrário como se sabe qual é a secção do cabo? Como se sabe quantas instalações estão penduradas no mesmo cabo (para se tentar estimar a secção do cabo)? Como disse num dos primeiros post se a distância até ao PT for grande até se pode despresar a impedância do transformador e da linha de média, mas se não se souber com exactidão qual é a secção do cabo, nada feito.
Para o calculo das Icc (maximas ou minimas) não necessita de saber a carga do circuito da rede de distribuição, basta saber o cabo e a proteção.
Se for rede pública aérea, pode ser LXS 4x50+16 ou LXS 4x70+16. Se for rede pública subterrânea com armários de distribuição usa o LVAV 3x185+95. Os fusíveis de proteção a estes cabos são os que estão no PDF que enviei anteriormente.
Para os comprimentos dos cabos, podes usar o Google Earth para medir o comprimento das canalizações, usando o Street View para procurar o PT mais próximo, em traçados aéreos. Para traçados subterrâneos é muito dificil encontrar o PT, pelo que considero que do Armário ao PT são os 20 m das RTIEBT e do Armário ao edifício meço pelo Google Earth.
Quando fizerem o pedido de ligação à rede obterás dados mais concretos, pelo que poderás corrigir os Pdc dos quadros se houver uma colaboração entre projetista e instalador.
Certamente haverá formas mais corretas de resolver a situação, mas permite resolver a falta de informação.
Obrigado "angel_of_diablo". Era mais ou menos isso que eu pensava que se podia fazer, mas agora fico com mais certezas. De qualquer forma, embora já saiba alguns dados mais concretos da instalação, vou tentar pedir os restantes quando vier aprovado o pedido de viabilidade.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Protecção contra curto-circuitos

Mensagem por luisilva78 »

angel_of_diablo Escreveu: 21 jun 2020, 18:15
Olá "luisilva78".
Eu costumo fazer os cálculos do Icc max e Icc min com base na única documentação técnica que encontrei, que em Inglês é fornecido pela Legrand e em Português por um livro que comprei.
Deixo abaixo o anexo da Legrand (penso já ter sido aqui partilhada), sendo as páginas 48 a 58 o que procura.
O livro é o "Instalações Elétricas de Baixa Tensão - Dimensionamento e Proteção de Canalizações Elétricas da ENGEBOOK
Eu tenho a 1ª edição, o link é da 2ª edição.
Relativamente aos dados da média tensão (considero PT público de 630 kVA, ucc (%) do transformador vou ver na Efacec e Scc max e min (MVA) da Média Tensão vou ver no website da EDP).

Webistes:
Livro em Português: https://www.booki.pt/loja/prod/instalac ... 898927620/
Rede de Alta/Média Tensão: https://edp-distribuicao-rede.wntech.com

Folhetos:
Legrand:
Book-04-EN-Version.pdf
Efacec:
Transformador Hermético Efacec.pdf
Espero ter ajudado.
Chegou o meu livro "instalações eletricas de baixa tensao, dimensionamento e protecao de canalizações eletricas-2ª edicao" e é +/- o que eu estava à espera. Não desenvolve muito os temas, não dá muitos exemplos, a edição é pouco cuidada e tem erros de português. É um livro da Engebook (e os que conheço são fracos, alguns até com erros em fórmulas, o que para mim é inadmissível). De qualquer forma, agrega uma série de documentos numa única referência o que é útil e torna o invertimento aceitável.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Protecção contra curto-circuitos

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro "luisilva78"

Meu caro Luís Silva?
- Espero e desejo que esse seu livro lhe traga os ensinamentos e soluções que tanto procura, sobre intensidades de curto-circuito.
Ora aqui chegados, importa referir quem são os autores desse e de outros livros de natureza técnica. Esses senhores fazem parte da Revista (neutro
à terra) e são todos professores na Universidade do Porto (departamento de engenharia do - (ISEP).
Aliás o livro que merece a minha consideração, mais não é que o livro de -Postos de Transformação cujo autor é Henrique Ribeiro da Silva e que já
vai na sua sexta parte (entenda-se publicação)

Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”