Cadeira de IE

picapau
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 03 jan 2019, 22:06
Localização: Bragança

Cadeira de IE

Mensagem por picapau »

Boa Noite Forúm;

Sou novo por estas bandas, embora já conhece-se o forum por amigos, sou estudante de Electrotécnica e durante este semestre vou ter que fazer um projecto eléctrico para um edifício habitacional, isto para uma cadeira do curso.
Acontece que o professor que lecciona esta cadeira é conhecido pela rigidez na avaliação dos projectos apresentados, já falei até com ele sobre um projecto tipo e ele disse que se apresenta-se algo parecido com aquilo me reprovava, pois bem, o que eu pedia, se não fosse muito "chato" era um projecto real no qual eu me pudesse inspirar para o meu, para tentar não reprovar na cadeira, já que o projecto vale 70% da nota final.

Se alguém me puder ajudar agradeço muito.

Obrigado


Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Cadeira de IE

Mensagem por Mario Lopes »

Viva,

Em que instituição estás a estudar. Normalmente os professores dão uma matriz do pretendido para o projecto.

Cump.

ML
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Cadeira de IE

Mensagem por joaosousa »

Boa tarde,

Garantidamente que 90% dos projectos feitos cá fora, se apresentares na faculdade, chumbas na mesma... São muito menos desenvolvidos e especificados tanto a nível de detalhe de equipamentos como de cálculos.

O ideal é mesmo seguires os padrões que ele deu nas aulas e tentar arranjar algum projecto tipo que ele vos dê ou de algum colega de outro semestre que tenha passado à cadeira.
picapau
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 03 jan 2019, 22:06
Localização: Bragança

Re: Cadeira de IE

Mensagem por picapau »

Boas pessoal,

Estou na ESTIG do IPB, Bragança. O Professor deu apenas uma ideia do pretendido não uma "matriz" pormenorizada, e pelo que os colegas me têm dito este professor gosta de complicar um pouco, dai o meu pedido de ajuda.
Não tinha a ideia que podia haver projectos fora da faculdade com menor desenvolvimento, de qualquer forma se tivesse algo em mão do que se faz fora das faculdades podia comparar com o que o professor já disse, e mesclar os dois lados, para tentar não chumbar a cadeira.

Obrigado
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Cadeira de IE

Mensagem por Faiante »

Boa noite meu caro amigo picapau!

Tal como muitos outros colegas deste fórum, para que possa ser ajudado, deverá dizer-nos qual foi o pedido específico em relação ao trabalho pedido pelo seu professor.
Que tipo de tema, padrão ou matriz, exigido pelo seu prof.
Pergunto isto porquê! Porque dentro do ramo eletrotécnico, existem diversos ramos a saber:
Tomemos como exemplo:
1º - Rede Alta tensão abreviadamente AT. Se foi este o tema proposto, tem aqui alguns temas, tais como: Trabalhos em Tensão (TET), Rede AT - neste tema, para além do trabalho sobre a própria rede AT, tem ainda a possibilidade de apresentar um trabalho sobre subestações AT/AT ou AT/MT e ainda a escolha de uma rede existente onde possa apresentar os cálculos para o aumento de potência com a correspondente elevação dos apoios.
2º - Rede Alta/Média Tensão abreviadamente AT/MT e PT`s
3º - Rede Baixa Tensão (BT).
4º - Segurança com trabalhos em eletricidade; - aqui poderá apresentar um trabalho sob trabalhos em Tensão (AT/MT/BT), Fora de Tensão (TFT).
Ainda sob o tema acima descrito poderá também falar sobre o método de trabalhos em altura.

Como pode verificar, aqui ficam então alguns temas sobre os quais pode desenvolver o seu trabalho.

CPtos

JAG
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Cadeira de IE

Mensagem por andrelima14 »

picapau Escreveu: 04 jan 2019, 16:03 Boas pessoal,

Estou na ESTIG do IPB, Bragança. O Professor deu apenas uma ideia do pretendido não uma "matriz" pormenorizada, e pelo que os colegas me têm dito este professor gosta de complicar um pouco, dai o meu pedido de ajuda.
Não tinha a ideia que podia haver projectos fora da faculdade com menor desenvolvimento, de qualquer forma se tivesse algo em mão do que se faz fora das faculdades podia comparar com o que o professor já disse, e mesclar os dois lados, para tentar não chumbar a cadeira.

Obrigado
Bom dia,

Sendo eu um licenciado recente posso garantir que quem diz que os projetos são menos detalhados do que na faculdade, não tem ideia do que está a falar. E posso garantir que ao olhar para o projeto que fiz na faculdade, não tem nada a ver em termos de qualidade e detalhe do que aqueles que faço agora. O que é perfeitamente natural e faz parte do processo de evolução e aprendizagem.

Em relação aos projetos, estes não podem ser partilhados porque à uma confidencialidade associada que não pode ser ignorada
picapau
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 03 jan 2019, 22:06
Localização: Bragança

Re: Cadeira de IE

Mensagem por picapau »

andrelima14 Escreveu: 05 jan 2019, 12:11
picapau Escreveu: 04 jan 2019, 16:03 Boas pessoal,

Estou na ESTIG do IPB, Bragança. O Professor deu apenas uma ideia do pretendido não uma "matriz" pormenorizada, e pelo que os colegas me têm dito este professor gosta de complicar um pouco, dai o meu pedido de ajuda.
Não tinha a ideia que podia haver projectos fora da faculdade com menor desenvolvimento, de qualquer forma se tivesse algo em mão do que se faz fora das faculdades podia comparar com o que o professor já disse, e mesclar os dois lados, para tentar não chumbar a cadeira.

Obrigado
Bom dia,

Sendo eu um licenciado recente posso garantir que quem diz que os projetos são menos detalhados do que na faculdade, não tem ideia do que está a falar. E posso garantir que ao olhar para o projeto que fiz na faculdade, não tem nada a ver em termos de qualidade e detalhe do que aqueles que faço agora. O que é perfeitamente natural e faz parte do processo de evolução e aprendizagem.

Em relação aos projetos, estes não podem ser partilhados porque à uma confidencialidade associada que não pode ser ignorada
Muito obrigado,
Eu acredito que a questão da confidencialidade não pode ser ignorada caso existam elementos sensíveis, caso não haja não vejo qual o problema da partilha, ainda mais tendo em conta o fim da partilha.
De qualquer forma obrigado.
picapau
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 03 jan 2019, 22:06
Localização: Bragança

Re: Cadeira de IE

Mensagem por picapau »

Faiante Escreveu: 04 jan 2019, 21:02 Boa noite meu caro amigo picapau!

Tal como muitos outros colegas deste fórum, para que possa ser ajudado, deverá dizer-nos qual foi o pedido específico em relação ao trabalho pedido pelo seu professor.
Que tipo de tema, padrão ou matriz, exigido pelo seu prof.
Pergunto isto porquê! Porque dentro do ramo eletrotécnico, existem diversos ramos a saber:
Tomemos como exemplo:
1º - Rede Alta tensão abreviadamente AT. Se foi este o tema proposto, tem aqui alguns temas, tais como: Trabalhos em Tensão (TET), Rede AT - neste tema, para além do trabalho sobre a própria rede AT, tem ainda a possibilidade de apresentar um trabalho sobre subestações AT/AT ou AT/MT e ainda a escolha de uma rede existente onde possa apresentar os cálculos para o aumento de potência com a correspondente elevação dos apoios.
2º - Rede Alta/Média Tensão abreviadamente AT/MT e PT`s
3º - Rede Baixa Tensão (BT).
4º - Segurança com trabalhos em eletricidade; - aqui poderá apresentar um trabalho sob trabalhos em Tensão (AT/MT/BT), Fora de Tensão (TFT).
Ainda sob o tema acima descrito poderá também falar sobre o método de trabalhos em altura.

Como pode verificar, aqui ficam então alguns temas sobre os quais pode desenvolver o seu trabalho.

CPtos

JAG
Boas,

O trabalho que é pretendido é em baixa tensão e trata-se de projecto para instalação eléctrica + ITED num edifício residencial com várias fracções distribuídas por vários pisos com possibilidade de espaços comercias no R/C.

Obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Cadeira de IE

Mensagem por joao-pt »

Queres plantas de um edifício com essas características ou o projeto final?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Cadeira de IE

Mensagem por Faiante »

Boa noite meu amigo picapau!
Quero dizer-lhe que o trabalho que irá apresentar é um pouco difícil mas de fácil interpretação. Apenas necessita de saber e conhecer o que é uma rede de BT (baixa tensão), como é composta e para que serve, assim, tudo o que ela alimenta. Deve, também, conhecer o que é uma instalação eléctrica de utilização residencial, bem como uma rede de ITED e qual os seus fins.

Espero poder ajudá-lo nesta sua tarefa de apresentação de trabalho por forma a conhecer tudo o que lhe está associado, bem como os componentes que dela fazem parte.

Claro está, tudo isto, caso entenda que a ajuda que lhe desejo prestar, entenda que para si lhe será benéfica. Para tal necessito apenas que me informe o modo de como contacta-lo.

CPtos

JAG
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Cadeira de IE

Mensagem por Faiante »

Boa noite meu caro picapau!

Peço imensa desculpa por lhe ter deixado o meu contacto pessoal através da sua mensagem pessoal.

CPtos

JAG
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Cadeira de IE

Mensagem por joaosousa »

andrelima14 Escreveu: 05 jan 2019, 12:11
picapau Escreveu: 04 jan 2019, 16:03 Boas pessoal,

Estou na ESTIG do IPB, Bragança. O Professor deu apenas uma ideia do pretendido não uma "matriz" pormenorizada, e pelo que os colegas me têm dito este professor gosta de complicar um pouco, dai o meu pedido de ajuda.
Não tinha a ideia que podia haver projectos fora da faculdade com menor desenvolvimento, de qualquer forma se tivesse algo em mão do que se faz fora das faculdades podia comparar com o que o professor já disse, e mesclar os dois lados, para tentar não chumbar a cadeira.

Obrigado
Bom dia,

Sendo eu um licenciado recente posso garantir que quem diz que os projetos são menos detalhados do que na faculdade, não tem ideia do que está a falar. E posso garantir que ao olhar para o projeto que fiz na faculdade, não tem nada a ver em termos de qualidade e detalhe do que aqueles que faço agora. O que é perfeitamente natural e faz parte do processo de evolução e aprendizagem.

Em relação aos projetos, estes não podem ser partilhados porque à uma confidencialidade associada que não pode ser ignorada

Quando digo menos detalhados não falo em lacuna de detalhes técnicos, nem em lacunas de informação. Falo que a níveis académicos és obrigado a colocar palha e mais palha em folhas de cálculo, desenhos, memórias descritivas e etc, coisa que cá fora não fazes.

Como já referi aqui no fórum eu trabalho muito com projectos para industria petrolifera, refinarias, etc... O projecto, em certos aspectos, vai detalhado até na bucha do parafuso que segura a esteira... mas, quando vai detalhe a mais, principalmente nos PT's, e nos esquemas de média tensão, estás tramado, pois a DGEG (no geral) parece um burro a olhar para um palácio...

Na faculdade, detalhe a mais que por ventura não saibas justificar, é meio caminho andado para chumbar.

O projecto deve ser feito por ti, adequado ao que sabes, e dentro das exigências da cadeira em questão. Porque se agarras informação de outros projectos, principalmente fora do âmbito académico corres o risco de agarrar uma solução que não sabes justificar e ai estás em maus lençóis.

Já criei soluções únicas que funcionam 100% num certo projecto e que se fores aplicar a outro projecto fica uma cagada em três actos. Tudo tem de estar coerente e interligar. Isso sim é a vertente principal de projecto. Soluções chapa 100 correm mal.

Cumprimentos e boa sorte
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Cadeira de IE

Mensagem por Faiante »

Bom dia meu caro picapau.

Concordo plenamente com o que escreveu o eng. joaosousa!
Todavia, uma coisa é o copiar para desenrasca e passar na cadeira semestral, outra coisa, será o saber de experiência feita, que nos permita singrar na nossa vida de trabalho. Porque uma coisa será o que se aprende na universidade e institutos, norma geral, não preparam bem os formandos para as diversas dificuldades que pela sua vida de trabalho, ao longo de toda uma vida, irão encontrar.

Tudo isto porquê.
Sim, porque numa determinada área específica que apenas é aflorada num semestre escolar, jamais poderá haver muito conhecimento e, muito menos em prática, ora, o tema apenas fica tratado pela rama (palha). Depois quando se chega à vida útil no difícil mercado de trabalho, pouco sabe com o rigor que assunto carece.
Dito isto, numa palavra apenas; - direi pouca aprendizagem e muita das vezes nada de conhecimento.

Claro está, é obvio que sei muito bem do que falo.
Anda por por aí muita gente, com laivos de sabedoria, que ás vezes fico a pensar, como é possível haver tanta incompetência, e chego à triste conclusão que tal facto se fica a dever ao ensino que temos. Pois não prepara de forma conveniente os profissionais para o mercado trabalho.

Há coisas que só se aprendem com alguns anos de prática, mas, ressalvo que é necessário saber-se o porquê da coisa em teoria, para que as possamos resolver no dia a dia sempre que sejamos confrontados com esse dilema, porque senão, caso em contrário, será muito pior a emenda que o soneto. Se não, as pessoas hierarquicamente subordinadas, apenas se rirão da nossa ignorância.

Quando ofereci os meus préstimos foi para que o amigo "picapau" perceba o porquê das coisas e como as mesmas funcionam em eletrotecnia;
- Sim, porque a eletricidade tem duas coisas boas a saber: ou funciona bem ou está mal e nada funciona.

O que lhe pretendo transmitir é saber e conhecimento, ou seja o porquê das coisas e não entregar de mão beijada cópia de trabalhos feitos por outros, os quais, muita das vezes contém erros de palmatória, o que se revelaria muito mau para ele próprio em termos futuros.

Espero ter deixado bem explícito o meu objetivo de partilha e de conhecimento (teórico e prático).

A todos os intervenientes do fórum um bom Ano Novo.

CPtos

JAG
picapau
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 03 jan 2019, 22:06
Localização: Bragança

Re: Cadeira de IE

Mensagem por picapau »

Boas,

Ok, muito Obrigado a todos, vou iniciar o Projecto e logo que encontre entraves vou colocar aqui.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Cadeira de IE

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro.

Independentemente do que acima escrevi, fica, contudo a promessa de ajuda sempre que precise. Não se iniba de pedir ajuda sempre que dela necessite, conte comigo para o que precisar a nível eletricidade. Caso saiba responder-lhe-ei com a maior das satisfações.

CPtos

JAG
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”