Nome de interruptor

Responder
Ana Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 21 out 2018, 19:56
Localização: Braga
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Nome de interruptor

Mensagem por Ana Gonçalves »

Utilizo um motor de frigorifico para pintar e encher pneus. Para o tornar mais prático pensei em usar um bocado de cabo de 2 fios do tamanho da mangueira e por um interruptor por baixo da patilha da pistola com terminais de encaixe.
Quando carregasse na patilha para fazer sair o ar o compressor ligava, deixava a patilha e o compressor desligava.

o interruptor é para ficar fixo por baixo da patilha, quando precisa-se por outra ferramenta só desligava os terminais e o interruptor ficava na ferramenta, o objectivo é meter um interruptor em cada ferramenta ou ter uma mangueira com cabo e interruptor para cada ferramenta, o cabo quando fosse necessário usar já estaria estendido paralelamente e fixado com fita isoladora a mangueira com terminais rápidos de ligar.

Isto para evitar que alguém em minha casa pegue no compressor e o ligue a tomada sem estar a despejar o ar e queime o compressor do frigorifico.


1º Como se chama esse interruptor?

2º estes motores podem trabalhar sem parar muitas horas seguidas?
3º pode-se adaptar um protetor termico?
4º Porque uns motores de frigorifico tem condensador e outros não?


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Nome de interruptor

Mensagem por joao-pt »

Será que um micro switch responde ao que procuras?

Não é suposto estarem continuamente a trabalhar mas alguns por defeito na refrigeração ficam sempre (ou muitas horas) ligados e duram anos.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Nome de interruptor

Mensagem por Mário »

Boas

1º Como se chama esse interruptor?
Pressostato

2º estes motores podem trabalhar sem parar muitas horas seguidas?
Com ar comprimido não

3º pode-se adaptar um protetor termico?
Sim

4º Porque uns motores de frigorifico tem condensador e outros não?
Depende da função do projeto inicial

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Nome de interruptor

Mensagem por RicardoENTA »

Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Ana Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 21 out 2018, 19:56
Localização: Braga
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Nome de interruptor

Mensagem por Ana Gonçalves »

Vou usar um Micro Switch por baixo da patilha da pistola, quando se carrega na pistola para soprar o swich liga automaticamente o compressor.
Uso a pouco tempo este compressor a vantagem que tem é que em relação ao normal de 50l não pesa 1/4 e é facilmente transportável, serve para desenrrascar. Nunca testei em pneus de carro, mas em bolas e bicicletas enche bem. Quando tiver um compressor de frigorifico de maior capacidade vou replicar o exemplo deste, usei-o sempre no mesmo local, não sei se tem de se esperar 12 horas como acontece nos frigorificos cada vez que se mudam de lugar.Também não sei se estivermos a trabalhar no exterior e começar a chover, enquanto arrumamos as coisas e não arrumamos se ele queima.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Nome de interruptor

Mensagem por Mário »

Boas
Ana Gonçalves Escreveu: 25 nov 2018, 22:51 Vou usar um Micro Switch por baixo da patilha da pistola, quando se carrega na pistola para soprar o swich liga automaticamente o compressor.
Uso a pouco tempo este compressor a vantagem que tem é que em relação ao normal de 50l não pesa 1/4 e é facilmente transportável, serve para desenrrascar. Nunca testei em pneus de carro, mas em bolas e bicicletas enche bem. Quando tiver um compressor de frigorifico de maior capacidade vou replicar o exemplo deste, usei-o sempre no mesmo local, não sei se tem de se esperar 12 horas como acontece nos frigorificos cada vez que se mudam de lugar.Também não sei se estivermos a trabalhar no exterior e começar a chover, enquanto arrumamos as coisas e não arrumamos se ele queima.
Eu digo para não estares com invenções. Se a tua área é vigilante florestal, não és de eléctrica nem mecânica. Não deves de mexer na área do PED (directiva de equipamentos sob pressão), o que estás a tentar fazer e funciona e não tem segurança, és um risco para pessoas e bens.

De certeza já viste ou soubeste de termoacumuladores terem explodido, actualmente está definido quem pode instalar os mesmos, por isso não têm explodido como à uns anos acontecia.

Deixo um aviso aos membros do forum para não comentarem mais este tópico. É um risco o que o membro anda a fazer. Não tem noção da responsabilidade que lhe pode ser atribuída.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”