Electricidade em Condomínio Fechado

Responder
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por R3S »

Boa noite,

Estou em mãos com um projecto para um condomínio fechado com 3 moradias e venho pedir-vos opiniões pois já passei mais tempo a pensar do que a fazer alguma coisa (também é importante), e ainda não consegui pensar numa solução que me agrade.

Qual é a questão? O condomínio tem um muro com um portão, e portanto tenho de colocar os 4 contadores (3 fracções + Serviços Comuns) no muro virados para o lado de fora, certo? Até aqui, tudo bem. Pensei em meter um Quadro de Colunas no muro (lado de dentro), e depois um nicho de contadores (lado de fora) e daí fazer a ligação a cada uma das fracções. Tudo bem. O que acontece é que a moradia mais distante está a cerca de 70metros, o que me obriga a usar canalizações XV 1x50+2G25 - VD63 para alimentar os 10,35kVA monofásicos e cumprir com a queda de tensão de 1,5%.

Isto leva à parte que não me agrada, que é ter de instalar uma caixa de TIs, porque nos contadores não dá para ligar secções >25mm2. Nem sei se a EDP aceita caixas de TIs para esta potência. Para além de que as canalizações ficam dispendiosas.

Já pensei em meter condutores de alumínio e caixas de transição, mas acho que é uma má solução, e o problema das caixas de TIs mantém-se.

Já pensei em reduzir a secção para conseguir fazer a ligação nos contadores e depois aumentar para cumprir com a queda de tensão de 1,5%, mas também não me parece grande solução. Os condutores de menor secção estariam protegidos pelos fusíveis, e consequentemente os de maior secção também estariam, mas é regulamentar?

E basicamente... Aqui estou para vos pedir opiniões.

Obrigado desde já a quem quiser propor soluções :D


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por ENERGY »

R3S Escreveu: 19 abr 2018, 22:50 Boa noite,

Estou em mãos com um projecto para um condomínio fechado com 3 moradias e venho pedir-vos opiniões pois já passei mais tempo a pensar do que a fazer alguma coisa (também é importante), e ainda não consegui pensar numa solução que me agrade.

Qual é a questão? O condomínio tem um muro com um portão, e portanto tenho de colocar os 4 contadores (3 fracções + Serviços Comuns) no muro virados para o lado de fora, certo? Até aqui, tudo bem. Pensei em meter um Quadro de Colunas no muro (lado de dentro), e depois um nicho de contadores (lado de fora) e daí fazer a ligação a cada uma das fracções. Tudo bem. O que acontece é que a moradia mais distante está a cerca de 70metros, o que me obriga a usar canalizações XV 1x50+2G25 - VD63 para alimentar os 10,35kVA monofásicos e cumprir com a queda de tensão de 1,5%.

Isto leva à parte que não me agrada, que é ter de instalar uma caixa de TIs, porque nos contadores não dá para ligar secções >25mm2. Nem sei se a EDP aceita caixas de TIs para esta potência. Para além de que as canalizações ficam dispendiosas.

Já pensei em meter condutores de alumínio e caixas de transição, mas acho que é uma má solução, e o problema das caixas de TIs mantém-se.

Já pensei em reduzir a secção para conseguir fazer a ligação nos contadores e depois aumentar para cumprir com a queda de tensão de 1,5%, mas também não me parece grande solução. Os condutores de menor secção estariam protegidos pelos fusíveis, e consequentemente os de maior secção também estariam, mas é regulamentar?

E basicamente... Aqui estou para vos pedir opiniões.

Obrigado desde já a quem quiser propor soluções :D
Boas
O que costumo fazer é instalar 2 portinholas P100 com barramentos, uma em cada extremidade, e faze-se ai a transição dos cabos, quanto à proteção ela é feita nesse caso no Q.C para a menor secção do cabo.
Cpts.
Energy
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por R3S »

Obrigado pela resposta, mas não sei se percebi muito bem. Meto uma portinhola no muro, e daí para o QC. A outra portinhola fica na outra extremidade? Qual é o objectivo dessa segunda portinhola? Os cabos têm de voltar na mesma ao muro para passar no contador.

Mas a secção pode ser alterada sem mais nenhuma proteção? O cabo de maior secção está protegido sem dúvida desde que os fusíveis protejam o de menor secção, mas não sei se é regulamentar. Se for, acho que é a melhor solução. Só uma portinhola, QC, contadores e fracções. Se calhar é a solução mais "limpa".

Mas se quiseres explicar um pouco melhor a tua solução, fiquei curioso.

Obrigado mais uma vez :D
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por ENERGY »

R3S Escreveu: 19 abr 2018, 23:14 Obrigado pela resposta, mas não sei se percebi muito bem. Meto uma portinhola no muro, e daí para o QC. A outra portinhola fica na outra extremidade? Qual é o objectivo dessa segunda portinhola? Os cabos têm de voltar na mesma ao muro para passar no contador.

Mas a secção pode ser alterada sem mais nenhuma proteção? O cabo de maior secção está protegido sem dúvida desde que os fusíveis protejam o de menor secção, mas não sei se é regulamentar. Se for, acho que é a melhor solução. Só uma portinhola, QC, contadores e fracções. Se calhar é a solução mais "limpa".

Mas se quiseres explicar um pouco melhor a tua solução, fiquei curioso.

Obrigado mais uma vez :D
Boas
Quando me referi a instalar 2 portinholas referia-me ao seguinte, cada derivação sai da CPS para os contadores, e do contador para o DCP caso exista ou diretamente do contador para o corte geral do Q.E de cada moradia.
Significa que vai ter de fazer logo na saída do contador uma transição na secção do cabo, por exemplo o cabo de 25mm que sai do contador vai ser ligado num cabo de 50mm, pode fazer esta transição numa portinhola com barramentos, depois se não levar DCP no Q.E, já não precisa de fazer mais nenhuma transição no cabo, e liga o cabo de 50mm diretamente no geral do Q.E.
Agora se tiver DCP, vai ter de fazer outra transição no cabo próximo do Q.E, e aí entra a 2 portinhola para esse efeito.
No Q.C cada saída tem a sua proteção, logo utiliza fusíveis adequados à secção de 25mm e cumprindo as RTIEBT.
Cpts.
Energy
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por R3S »

Boas,

Obrigado pelo esclarecimento.

Entretanto hoje estive no local e acho que vou optar por uma solução diferente: Portinhola P100 à entrada no exterior do muro, cabo de alumínio até uma P2x100 para duas moradias e dessa P2x100 para uma outra P100 para alimentar a 3ª fracção.

Assim os contadores ficam na parede das moradias, que apesar de ser em condomínio fechado, é como se fosse um prédio, e portanto os contadores não têm de ficar no exterior da propriedade. Será?
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por Mario Lopes »

R3s,

Está certíssimo o que acabou de dizer. Mas verifique bem essas Q.D.T. e ICC. Poderá ser mais fácil para o fornecedor se optar por uma P400.
A uns 2 anos fiz um projecto também para condomínio fechado e instalei uma P1000 no limite da propriedade, ai era cerca de 120 Kva, mas para facilitar a ligar o cabo LSVAV de 185 a EDP recomendou.Caso facilite também poderá instalar um armário.
Aconselho a efectuar o ramal em cabo de alumínio enterrado, para que seja de fácil execução.
Cumprimentos

Mário Lopes
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por ENERGY »

R3S Escreveu: 20 abr 2018, 21:23 Boas,

Obrigado pelo esclarecimento.

Entretanto hoje estive no local e acho que vou optar por uma solução diferente: Portinhola P100 à entrada no exterior do muro, cabo de alumínio até uma P2x100 para duas moradias e dessa P2x100 para uma outra P100 para alimentar a 3ª fracção.

Assim os contadores ficam na parede das moradias, que apesar de ser em condomínio fechado, é como se fosse um prédio, e portanto os contadores não têm de ficar no exterior da propriedade. Será?
Boas
Não sei se será amelhor opção, e se é viável, pois se um fusivel queima numa dessas portinholas, quem é que vão chamar para ver a eventual avária, um eletricista, ou a EDPD, penso que pode gerar alguma confusão.
Até porque tratando-se de um condomínio fechado, logo propriedade com acesso privado, como é que a EDP procede à leitura dos contadores, e ao eventual corte de energia de um cliente que deixa de pagar energia?
Corta a energia a todos na portinhola do exterior?
Ou vão colocar um cofree no muro junto da portinhola exterior com a chave da porta pedonal do condominio.

O valor da solução inicial de colocar os contadores no exterior do condominio, não será nada muito relevante, em relação a todos os trabalhos de construção civil, e é um trabalho a custear por 3 condominos, as valas vão ter de as abrir sempre entre a porta principal do condominio e as moradias para instalar sistema de intercomunicação, alimentação de portão, etc, por isso só tem o custo dos 3 cabos em aluminio e enterrado.
Cpts.
Energy
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por R3S »

R3s,

Está certíssimo o que acabou de dizer. Mas verifique bem essas Q.D.T. e ICC. Poderá ser mais fácil para o fornecedor se optar por uma P400.
A uns 2 anos fiz um projecto também para condomínio fechado e instalei uma P1000 no limite da propriedade, ai era cerca de 120 Kva, mas para facilitar a ligar o cabo LSVAV de 185 a EDP recomendou.Caso facilite também poderá instalar um armário.
Aconselho a efectuar o ramal em cabo de alumínio enterrado, para que seja de fácil execução.
Cumprimentos

Mário Lopes
A potência é relativamente baixa, e como as QDT a cumprir são as do Guia Técnico de Condomínios Fechados, portanto 5% até à moradia mais longe, cabo LSVAV 4x25 é suficiente. Daí meter a P100 à entrada.

Boas
Não sei se será amelhor opção, e se é viável, pois se um fusivel queima numa dessas portinholas, quem é que vão chamar para ver a eventual avária, um eletricista, ou a EDPD, penso que pode gerar alguma confusão.
Até porque tratando-se de um condomínio fechado, logo propriedade com acesso privado, como é que a EDP procede à leitura dos contadores, e ao eventual corte de energia de um cliente que deixa de pagar energia?
Corta a energia a todos na portinhola do exterior?
Ou vão colocar um cofree no muro junto da portinhola exterior com a chave da porta pedonal do condominio.

O valor da solução inicial de colocar os contadores no exterior do condominio, não será nada muito relevante, em relação a todos os trabalhos de construção civil, e é um trabalho a custear por 3 condominos, as valas vão ter de as abrir sempre entre a porta principal do condominio e as moradias para instalar sistema de intercomunicação, alimentação de portão, etc, por isso só tem o custo dos 3 cabos em aluminio e enterrado.
A meu ver, isto é tal como num prédio. Se a EDP quiser fazer leituras ou cortar um cliente, tem de pedir para entrar no condomínio, tal como tem de pedir para entrar num prédio.

O problema de meter os contadores no muro exterior é mais por falta de espaço. Inicialmente pensei que tinha de cumprir 1,5% de QDT, mas já percebi que não pelo Guia Técnico de Condomínios Fechados:
www.dgeg.gov.pt/wwwbase/wwwinclude/fich ... o=1&id=737


Para a alimentação aos serviços comuns é que tenho dúvidas. Não conheço as P100 com barramentos, que referiste num dos posts, e por isso estava a pensar meter uma P2x100 que tem barramentos e usar uma das saídas para os serviços comuns e deixar a outra sem ligar a nada. Sabes marcas e referências de P100 com barramentos?

A solução de armários seria melhor, talvez, mas mais uma vez tenho falta de espaço para os colocar. Impediria a passagem de carros para os estacionamentos.

Obrigado pelas dicas! :D
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por Mario Lopes »

ENERGY Escreveu: 24 abr 2018, 21:22

Boas
Não sei se será amelhor opção, e se é viável, pois se um fusivel queima numa dessas portinholas, quem é que vão chamar para ver a eventual avária, um eletricista, ou a EDPD, penso que pode gerar alguma confusão.
Até porque tratando-se de um condomínio fechado, logo propriedade com acesso privado, como é que a EDP procede à leitura dos contadores, e ao eventual corte de energia de um cliente que deixa de pagar energia? (Energy é necessário garantir uma porta de acesso á EDP; ou seja uma porta especifica ou um cofre com a chave e fechadura edp)
Corta a energia a todos na portinhola do exterior?
Ou vão colocar um cofree no muro junto da portinhola exterior com a chave da porta pedonal do condominio.

O valor da solução inicial de colocar os contadores no exterior do condominio, não será nada muito relevante, em relação a todos os trabalhos de construção civil, e é um trabalho a custear por 3 condominos, as valas vão ter de as abrir sempre entre a porta principal do condominio e as moradias para instalar sistema de intercomunicação, alimentação de portão, etc, por isso só tem o custo dos 3 cabos em aluminio e enterrado.
Em relação ao resto, tens que prever um contador de serviços comuns, e um de iluminação publica no interior dos espaços comuns.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por ENERGY »

Mario Lopes Escreveu: 26 abr 2018, 10:59
ENERGY Escreveu: 24 abr 2018, 21:22

Boas
Não sei se será amelhor opção, e se é viável, pois se um fusivel queima numa dessas portinholas, quem é que vão chamar para ver a eventual avária, um eletricista, ou a EDPD, penso que pode gerar alguma confusão.
Até porque tratando-se de um condomínio fechado, logo propriedade com acesso privado, como é que a EDP procede à leitura dos contadores, e ao eventual corte de energia de um cliente que deixa de pagar energia? (Energy é necessário garantir uma porta de acesso á EDP; ou seja uma porta especifica ou um cofre com a chave e fechadura edp)
Corta a energia a todos na portinhola do exterior?
Ou vão colocar um cofree no muro junto da portinhola exterior com a chave da porta pedonal do condominio.

O valor da solução inicial de colocar os contadores no exterior do condominio, não será nada muito relevante, em relação a todos os trabalhos de construção civil, e é um trabalho a custear por 3 condominos, as valas vão ter de as abrir sempre entre a porta principal do condominio e as moradias para instalar sistema de intercomunicação, alimentação de portão, etc, por isso só tem o custo dos 3 cabos em aluminio e enterrado.
Em relação ao resto, tens que prever um contador de serviços comuns, e um de iluminação publica no interior dos espaços comuns.
Boas
Eu sei que no caso de optar pelos contadores no interior do condominio, sempre nestas e noutras situações identicas foi obrigatório instalar um cofre com chave da EDP para ter lá dentro a chave da porta de entrada do recinto do condominio, mas claro no meio de tanta pergunta/resposta, escapou essa.
Cpts.
Energy
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 336
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por ecastro »

Viva

Na instalação de uma P2x100 aconselha-se a consulta á EDP. como referem alguns fabricantes, pois segundo a DIT-C14-100/N ponto 8.1.2 é considerado caso especial.
Já tive uma situação em que, erradamente no meu ponto de vista, foi recusada.
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por R3S »

Vou entrar em contacto com a EDP e depois digo-vos o veredito.
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por R3S »

Então é o seguinte: A EDP diz que não tem nada a comentar quanto à rede interna do condomínio, apenas que deve ser cumprido o disposto no documento DIT-C11-030/N, e remete para a entidade certificadora.

Ou seja, estou na mesma. Acho que o nosso país andou para trás, porque agora não há ninguém que possa esclarecer as dúvidas a montante. O ISQ continua a fazer análise de projectos, mas para isso pedem necessariamente o NIP, coisa que ainda não existe.

Acho que vou arriscar com as P2x100 e os contadores no interior, mas se depois o ISQ não aprovar, tenho um problema difícil de resolver...
jamab
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 18 mar 2008, 20:22
Localização: Palmela
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Electricidade em Condomínio Fechado

Mensagem por jamab »

Bom dia RS3

Gostaria de saber se pode partilhar a solução final com a viabilização da EDP Distribuição. Já projetei alguns condominios fechados, uns para pequenos predios de habitação e outros moradias e sempre adoptei o previsto no Guia Técnica da DGEG (Portinholas P100, P400 ou P1000 a entrada e armários de distribuição o mais proximos possivel da entrada, não tendo a EDPD levantado quaisquer problemas com o seu normativo de operacionalização o tal DIT-C11-030/N. No entanto estou agora com um condominio fechado industrial e a EDPD (area de Loures) está "impor" a filosofia quadros de colunas. O problema é que as potências em jogo são significativas, 20,7 kVA, 41,4 kVA e algumas em BTE - 600 e 150 kVA e algumas distâncias na ordem dos 160 m. Pelos vistos cada Area Operacional interpreta e aplica o DIT "À sua maneira e gosto".....
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”