Motor com variação de velocidade por pedal

Responder
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Motor com variação de velocidade por pedal

Mensagem por nunomota »

Boa noite colegas,

estou analisar motorizar um rolo, que terá como função "puxar" fio, algo sem grande atrito, com variação de velocidade, mas a partir de pedal.

Existem algumas soluções, e para diferentes preços. Pensei em utilizar motor trifásico de baixa potência + variador de velocidade + pedal com potenciómetro, embora a solução me pareça bastante robusta, acho que não necessito de tanto, bem como o elevado custo.

Não existirá soluções mais económicas, onde o pedal faz variação de velocidade de forma directa no motor? Tal como referi não necessito de muita força, é apenas para "puxar" fio que se encontra entre 2 rolos, onde um deles é motorizado por esse motor. Os rolos têm um diâmetro de 600mm.

Bom trabalho.
Obrigado.


edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Motor com variação de velocidade por pedal

Mensagem por edeluz »

Olá,

Vou tentar ajudar. Se o professor me lança-se esse desafio na escola a minha solução passaria por isso. Mas primeiro algumas perguntas!

1-Que tipo de motor tem? Trifásico? Pode ser um monofásico?
2-Que pressão terá que aplicar nos rolos para que exista atrito suficiente para puxar o fio? Isso é que vai definir o torque do motor, certo? Pois isso resultará num menor ou maior esforço para o motor, correcto?

Não sei se funciona, ou sequer tem cabimento, mas a minha solução passaria por um potenciómetro, acoplado ao pedal, que iria regular um triac. Este vai ajustar a corrente fornecida ao motor.

Mas com isto surgem novas dúvidas. Talvez não seja assim tão simples controlar o motor apenas com a regulação da corrente. Daí ser preciso criar uma onda, por pwm, que é o que acontece no variador. Estou certo?

Boa sorte,
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Motor com variação de velocidade por pedal

Mensagem por Mário »

Boas
nunomota Escreveu: 29 ago 2017, 23:48 Boa noite colegas,

estou analisar motorizar um rolo, que terá como função "puxar" fio, algo sem grande atrito, com variação de velocidade, mas a partir de pedal.

Existem algumas soluções, e para diferentes preços. Pensei em utilizar motor trifásico de baixa potência + variador de velocidade + pedal com potenciómetro, embora a solução me pareça bastante robusta, acho que não necessito de tanto, bem como o elevado custo.

Não existirá soluções mais económicas, onde o pedal faz variação de velocidade de forma directa no motor? Tal como referi não necessito de muita força, é apenas para "puxar" fio que se encontra entre 2 rolos, onde um deles é motorizado por esse motor. Os rolos têm um diâmetro de 600mm.

Bom trabalho.
Obrigado.
A rotação que é necessária no rolo de 600mm é importante, mas o binário também.

Se queres só variar com pedal e pouco binário, vê os motores das maquinas de costura (são pequenos), também podes experimentar com um motor dos limpa vidros dos automóveis, mas estes são de velocidade reduzida dado que têm carretos incorporados.

Se fores para para motor trifásico pede um 230/400V e um variador monofásico (o custo é menor).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Motor com variação de velocidade por pedal

Mensagem por nunomota »

Bom dia colegas,

no momento não tenho qualquer tipo de motor, estou ainda analisar a melhor solução VS custo. No entanto terá de ser robusto e fiável.

Não sei muito bem qual o atrito que poderá existir, apenas sei que não será muito. O fio entra nos rolos de forma livre, e sai também de forma livre. O objectivo é apenas realizar medição, sendo uma pequena máquina semi-automática. Para além disso, o rolo superiror, não será motorizado e será colocado por cima do motorizado de forma livre. O seu peso rondará 0,8-1kg. Terá um diâmetro de cerca de 600mm e um comprimento de cerca de 300mm. A sua velocidade máxima julgo que poderá rondar 800-1200rpm, mas também ainda não tenho a certeza.

Mário, acho que os motores limpa vidros está fora de hipótese, dado a sua velocidade. Pode dar um exemplo dos motores de máquina de costura? De facto é uma solução possível, mas estou dificuldade de encontar os referidos motores.

Bom trabalho.
Obrigado.

Abraço.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Motor com variação de velocidade por pedal

Mensagem por edeluz »

O rolo superior é apenas para compressão, através da gravidade, certo?

No caso do triac, o mesmo poderá regular a corrente, regulando a velocidade, no caso do motos monofásico, ou trifásico? Ou teríamos que recorrer a pwm?

Obrigado

[UPDATE1]
Assim poderá pensar numa solução com um mircro, para contar o número de metros! O micro controlava o pwm do motor!
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Motor com variação de velocidade por pedal

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

sim, é apenas por gravidade.

Não tenho a certeza qual a melhor solução! Os meus conhecimentos em electrónica de potência, são reduzidos!

Para contra metros, tenho contadores mecânicos simples.

Bom trabalho.
Obrigado.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Motor com variação de velocidade por pedal

Mensagem por edeluz »

No caso dos contadores mecânicos, pode partilhar alguns links de marcas e modelos, para meu conhecimento?
Como será a recolha dos dados? Visualmente?
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Motor com variação de velocidade por pedal

Mensagem por nunomota »

Boa tarde,

segue foto em anexo, com um exemplo.

Bom trabalho.
Abraço.
Anexos
Meter-font-b-Counter-b-font-Rolling-Wheel-font-b-Mechanical-b-font-Length-font-b.jpg
Meter-font-b-Counter-b-font-Rolling-Wheel-font-b-Mechanical-b-font-Length-font-b.jpg (42.33 KiB) Visto 768 vezes
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”