Remuneração por Projectos de ITED e/ou Ficha Electrotécnica

Responder
RicardoSoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 18 nov 2015, 12:18
Localização: Lisboa

Remuneração por Projectos de ITED e/ou Ficha Electrotécnica

Mensagem por RicardoSoares »

Boa tarde,

Tenho alguns pedidos para fazer projectos de ITED e também para a ficha electrotécnica para umas moradias, a minha questão é não ter a noção dos valores praticados neste momento.

Os valores deverão depender da complexidade dos mesmo, mas que base se toma e/ou valores mínimos aceitáveis.

Desde já Obrigado.


Ricardo Soares
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Remuneração por Projectos de ITED e/ou Ficha Electrotécnica

Mensagem por ENERGY »

Boas
Já muito se falou neste fórum sobre este tema, e existe preços para todos os gostos.
viewtopic.php?f=31&t=19350&hilit=pre%C3 ... e+projetos
Mas existe muito mais, é só fazer uma pesquisa aqui no fórum.

RicardoSoares Escreveu: 02 mar 2017, 18:00 Boa tarde,

Tenho alguns pedidos para fazer projectos de ITED e também para a ficha electrotécnica para umas moradias, a minha questão é não ter a noção dos valores praticados neste momento.

Os valores deverão depender da complexidade dos mesmo, mas que base se toma e/ou valores mínimos aceitáveis.

Desde já Obrigado.
Cpts.
Energy
RicardoSoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 18 nov 2015, 12:18
Localização: Lisboa

Re: Remuneração por Projectos de ITED e/ou Ficha Electrotécnica

Mensagem por RicardoSoares »

Boa tarde,

Muito obrigado.
Ricardo Soares
nunoski
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 17 jun 2008, 01:31
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Remuneração por Projectos de ITED e/ou Ficha Electrotécnica

Mensagem por nunoski »

Boa tarde,

A ANACOM/OE/OET deveriam impor uma tabela mínima de preços para projetos ITED.

Preocupam-se em demasiado com as formações obrigatórias de periodicidade 3 em 3 anos e com procedimentos sem lógica como o projetista ter que acompanhar a obra e assinar o livro de obra (para um edifício de apartamentos até faz sentido mas não para uma habitação ou comércio).

Cumps.
RicardoSoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 18 nov 2015, 12:18
Localização: Lisboa

Re: Remuneração por Projectos de ITED e/ou Ficha Electrotécnica

Mensagem por RicardoSoares »

Boa tarde, ´

Concordo plenamente, acaba por ser tudo uma jogada para eles e tudo se resume aos €€€.

Eu estou a pensar pedir um mínimo de 150/200€ só pela parte de ITED, aumentando esse valor consoante a complexidade prevista para cada projecto.

Cumps.
Ricardo Soares
nunoski
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 17 jun 2008, 01:31
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Remuneração por Projectos de ITED e/ou Ficha Electrotécnica

Mensagem por nunoski »

Boa tarde,

A título de exemplo, no mês passado "perdi" um projeto ELETRICO + ITED para uma loja comércio.

Propus 450 euros (preço final. Falta descontar o imposto para termos o valor líquido).

Outro colega ficou com o trabalho:300 euros (preço final. Falta descontar o imposto para termos o valor líquido).

Cada um sabe de si mas se existisse a tal tabela de valores mínimos, seria mais justo para todos e tinham mais respeito pelos projetistas.

Gostaria de conhecer exemplos de outros colegas.


Cumps.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Remuneração por Projectos de ITED e/ou Ficha Electrotécnica

Mensagem por ENERGY »

Boas
Agradecia o seu contato via MP, e talvez alguns projetos surjam.
RicardoSoares Escreveu: 14 mar 2017, 12:55 Boa tarde, ´

Concordo plenamente, acaba por ser tudo uma jogada para eles e tudo se resume aos €€€.

Eu estou a pensar pedir um mínimo de 150/200€ só pela parte de ITED, aumentando esse valor consoante a complexidade prevista para cada projecto.

Cumps.
Cpts.
Energy
engnunoandrade
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 24 abr 2008, 23:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Remuneração por Projectos de ITED e/ou Ficha Electrotécnica

Mensagem por engnunoandrade »

nunoski Escreveu: 19 mar 2017, 15:24 Boa tarde,

A título de exemplo, no mês passado "perdi" um projeto ELETRICO + ITED para uma loja comércio.

Propus 450 euros (preço final. Falta descontar o imposto para termos o valor líquido).

Outro colega ficou com o trabalho:300 euros (preço final. Falta descontar o imposto para termos o valor líquido).

Cada um sabe de si mas se existisse a tal tabela de valores mínimos, seria mais justo para todos e tinham mais respeito pelos projetistas.

Gostaria de conhecer exemplos de outros colegas.


Cumps.
Pois, mas qual a garantia que esse outro colega iria cumprir a dita tabela de honorários?
Nas relações comerciais impera a lei base da oferta e da procura. Nada há a fazer quando alguém se agacha em demasia. A ética nos negócios não funciona. É o que temos...
jjaa
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 19 fev 2013, 13:37
Localização: São João da Madeira
Enviou: 6 vezes

Re: Remuneração por Projectos de ITED e/ou Ficha Electrotécnica

Mensagem por jjaa »

Desculpem estar a reactivar este tópico.
Esta questão tem, essencialmente, a ver com a união da classe. Este problema é muito menosr, por exemplo, nos engenheiros civis.

Na UE, e logo em Portugal, não é possível estipular preços, uma vez que vai contra as regras da livre concorrência.
No caso dos electrotécnicos, acontece que há colegas licenciados que fazem projectos, mas depois dependem da assinatura de colegas engenheiros. Estes, que o fazem talvez por carolice, levam (actualmente e normalmente) entre 5€ e 10€ por projecto assinado (ainda estes dias me pediram para assinar a 5€ cada, o que recusei, naturalmente).

O que acontece com os colegas das outras especialidades é que não só são mais unidos mas também denunciam situações em que os projectos/obras que apresentam deficiências. Pode parecer errado, mas desta forma garantem que quem faz projectos:
1.º Elabora melhores projectos, melhorando a imagem da classe e servindo melhor o cliente;
2.º Os preços praticados refletem o trabalho e responsabilidade que cada projecto implica.

Até à pouco tempo a Anacom caia mais em cima das entidades que verificavam os projectos (ISQ, etc.) mas ultimamente estão a mudar e a fiscalizar o projectista, variando as coimas (para pessoas singulares) entre 500€ e 7500€ para contra-ordenações graves e entre os 1000€ e os 20 000€ para muito graves (para empresas os valores são ainda mais elevados).

Não visitar a obra constitui uma contra-ordenação, por exemplo.

Além disso, um projecto bem elaborado deve contemplar no mínimo duas visitas à obra (embora eu recomende 3 no mínimo):
1.ª para perceber o que o cliente pretende exactamente
2.ª para verificar se a obra foi executada de acordo com o projecto.
(3.ª uma visita intermédia para verificar se o instalador está a executar a obra de acordo com o projecto, já que no final da obra poderá ser já demasiado tarde para corrigir determinadas situações ou criar problemas que acarretam custos mais elevados e derrapagem nos prazos de entrega).

Como não tem havido "problemas", projectos a 5€, 10€ ou 25€ têm sido comuns já que quem está em casa sem fazer nada, aproveita e ganha uns tostões extra. Cabe-nos a nós mudar esse paradigma. Se não compensar o risco de pagar 500€ de coima por um projecto de 10€, os preços começarão naturalmente a subir.

Se por outro lado toda a gente baixar os preços para acompanhar a concorrência (desleal), nunca irão subir e não se sai da "cêpa torta".

Penso que 200€ serão o mínimo dos mínimos por um projecto ITED (e tem que ser uma moradia muito pequena e quase ao lado da minha)...
Cumpts,
Júlio Alves
____________
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”