Queda de tensão ramal de entrada

Responder
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Nelson Pinho »

boas...
estou a usar a fórmula da qdt máxima no ramal de entrada, para um cabo LSVAV 4x95, enterrado direto no solo, para a potência de 49kVA e estou a ter uma qdt de 1,34%, ou seja, admissível.
Mas ao ver a ficha técnica 29 da CERTIEL (https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100) diz-me que um cabo de alumínio em trifásica para 41,4kVA dá apenas até 76m.
O que está correto???


pauloviegas
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Localização: Portalegre
Enviou: 2 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por pauloviegas »

Boa tarde.
Exactamente como diz 95mm ate 76 metros, se tiver entre 76 metros e 96 cabo de 120mm e por ai fora.
Agora tem de ver duas coisas, uma coisa é a queda de tensao ademicivel num cabo enterredo no solo ou entubado ou em caleira e a utilização que vai ter na outra ponta e ai com uma formula faz umas contas e obtem um resultado que sera o cabo a utilizar. Por outro lado tem essa ficha da Certiel que refere que é apenas para as entradas entre o contador e o limitador de potencia.
Como tal, pelo titulo do seu post, 95mm ate 76 metros.
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Nelson Pinho »

pauloviegas Escreveu:Boa tarde.
Exactamente como diz 95mm ate 76 metros, se tiver entre 76 metros e 96 cabo de 120mm e por ai fora.
Agora tem de ver duas coisas, uma coisa é a queda de tensao ademicivel num cabo enterredo no solo ou entubado ou em caleira e a utilização que vai ter na outra ponta e ai com uma formula faz umas contas e obtem um resultado que sera o cabo a utilizar. Por outro lado tem essa ficha da Certiel que refere que é apenas para as entradas entre o contador e o limitador de potencia.
Como tal, pelo titulo do seu post, 95mm ate 76 metros.
Então para entrada usa-se sempre a tabela da certiel é isso???
pauloviegas
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Localização: Portalegre
Enviou: 2 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por pauloviegas »

Eu utilizo sempre. Não é por a entrada ter mais dois ou tres metros que se vai para a secção seguinte. Sei que por vezes quem vem fazer a inspecção também nao sabe a secção correta e sempre se pode dizer que a distancia e menor. Mas como ja disse eu utilizo sempre.
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Nelson Pinho »

mais opiniões????
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 301
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Pimenta »

Sinceramente até hoje sempre enviei os meus projetos com o cálculo da queda de tensão para o ramal de entrada inferior a 1,5% e até agora sem problemas, nunca utilizei essa tabela! Aliás, nas RTIEBT não se faz sequer referência aos valores mostrados na referida tabela!
pauloviegas
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Localização: Portalegre
Enviou: 2 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por pauloviegas »

A tabela apenas serve para facilitar a vida e nao ter de estar sempre a fazer as contas das quedas de tensão. 99,9% das obras que faço não tem projecto e esta como outras tabelas apenas ajudam e facilitam a vida nada mais.
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 301
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Pimenta »

pauloviegas Escreveu:A tabela apenas serve para facilitar a vida e nao ter de estar sempre a fazer as contas das quedas de tensão. 99,9% das obras que faço não tem projecto e esta como outras tabelas apenas ajudam e facilitam a vida nada mais.
Pois, é como eu acho, mas por um lado concordo com o colega Nelson, a diferença ainda é considerável entre a tabela e os cálculos!
pauloviegas
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Localização: Portalegre
Enviou: 2 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por pauloviegas »

Sinceramente acho que os cálculos sao mais corretos que a tabela. Ja experimentei com um cabo de 35mm em aluminio e com um cabo de 95mm em cobre, colocados pela secção, potencia e distancia indicada na tabela, depois de instalados e ligados ir com o meu aparelho verificar queda de tenção e é muito inferior a 1,5%. Mas se colocar o cabo indicado pelas contas va preparado para a inspecção pois o inspector vai sempre buscar o cabo pela tabela e nunca pelos calculos.
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 301
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Pimenta »

pauloviegas Escreveu:Sinceramente acho que os cálculos sao mais corretos que a tabela. Ja experimentei com um cabo de 35mm em aluminio e com um cabo de 95mm em cobre, colocados pela secção, potencia e distancia indicada na tabela, depois de instalados e ligados ir com o meu aparelho verificar queda de tenção e é muito inferior a 1,5%. Mas se colocar o cabo indicado pelas contas va preparado para a inspecção pois o inspector vai sempre buscar o cabo pela tabela e nunca pelos calculos.
Em vistoria nunca tive esse caso! O que refere? Que fez a conta pelos cálculos? Em projeto é assim que faço, e até hoje nunca tive problemas!
pauloviegas
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Localização: Portalegre
Enviou: 2 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por pauloviegas »

Se a obra tem projeto aprovado e esta exucutada de acoro com o mesmo nao tem problema.
Se a obra nao tem projeto o inspetor não quer saber de calculos vai a tabela e ve o cabo indicado nesta se nao esta a seccao de tabela problemas...
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Nelson Pinho »

Então como devo fazer??? faço pela tabela???
pauloviegas
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Localização: Portalegre
Enviou: 2 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por pauloviegas »

Se esta a fazer projecto para ser submito a aprovação pela certiel, faça as calculos e entregue com o cabo indicado pelos mesmos. Se vai fazer a obra sem projecto eu aconcelho a fazer pela tabela. Eu faco pela tabela e nao tive problemas, por vezes se tem mais 5 ou 6 ou 8 metros nao tem problema, tem e de dizer ao inspetor que a distância é menor.
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 301
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Pimenta »

Pois, eu a nível de obras sem projeto nunca tive essas experiências, mas realmente é estranho lidarem de forma diferente...
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Queda de tensão ramal de entrada

Mensagem por Nelson Pinho »

estou memo sem saber o que fazer! mais alguém com opiniões/casos vividos que possa aconselhar???
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”