Projeto elétrico de habitação

r_m_f_f
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 14 mar 2010, 23:03
Localização: Guimarães
Enviou: 2 vezes

Projeto elétrico de habitação

Mensagem por r_m_f_f »

Boa tarde.

Felizmente vou construir a minha casa, vai ser uma casa térrea e queria fazer o projeto elétrico da moradia a ver se fica uma coisa em condições no entanto o último projeto que fiz foi o da faculdade á 4 anos atrás e não sei se as coisas mudaram muito.
As regras técnicas continuam em vigor e não houve alterações pelo que pude ver e as minhas questões são mais ao nível de aparelhos de iluminação e modos de instalação isto porque a minha casa vai ter teto falso e as paredes interiores vai ser em pladur.
Alguém tem e pode postar um projeto exemplo pelo qual me pudesse guiar?

Agradeço a ajuda que possam dar.
Abraço


r_m_f_f
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 14 mar 2010, 23:03
Localização: Guimarães
Enviou: 2 vezes

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por r_m_f_f »

Bom dia

tenho uma duvida, eu coloquei no exterior da casa uma fileira de luminarias que iluminarão a zona exterior da sala/cozinha e dos quartos e comandados por botões de pressão, a duvida é, pretendo "partir" essa zona em duas sala/cozinha e quartos e queria comandar na sala os dois sítios e nos quartos apenas a zona dos quartos é possível?

Cumprimentos,
Rui Ferreira
Última edição por r_m_f_f em 08 ago 2016, 10:32, editado 2 vezes no total.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por luisilva78 »

Isso não é muito botão de pressão? Na sala há 2 interruptores a controlar a mesma linha de luminárias. Imagino que sejam comutadores de escada.
r_m_f_f
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 14 mar 2010, 23:03
Localização: Guimarães
Enviou: 2 vezes

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por r_m_f_f »

Luis Silva porque diz que é muito botão de pressão? Seria melhor usar comutadores de escada com inversor nos quartos?
Para controle da iluminação exterior (frente á cozinha/sala e quartos) tem de ser acho eu. Neste ponto ainda estou á procura de outra solução para tentar dividir essa iluminação a meio como disse inicialmente.

Obrigado
Última edição por r_m_f_f em 08 ago 2016, 10:32, editado 2 vezes no total.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por luisilva78 »

Sim, talvez não me tenha explicado bem. Eu estava a falar dos quartos. Para a iluminação exterior, pode sempre usar um relógio. Para a iluminação da "garagem" pode pensar em sensores de movimento.
r_m_f_f
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 14 mar 2010, 23:03
Localização: Guimarães
Enviou: 2 vezes

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por r_m_f_f »

E que solução fica mais barata para os quartos, os botões de pressão ou os comutadores?

para o exterior também está pensado o interruptor horario.

a garagem não pode ser com sensores de movimento porque a parte de trás da garagem é aberta, entrando gatos a luz estaria sempre acesa e não convém :D

A minha pergunta inicial prende-se com uma zona de lazer exterior que a casa tem, ponho pormenor de seguida:
pormenor
pormenor
zona lazer exterior.JPG (57.13 KiB) Visto 2551 vezes
neste momento a zona azul acende e apaga toda de uma vez através dos botões de pressão, o que eu queria era segmentar em duas zonas (quadrado amarelo e castanho) sendo que eu da sala conseguiria ligar o quadrado amarelo ou as duas zonas e dos quartos apenas a zona castanha.
Será possível?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pode fazer o que bem quiser e entender, por exemplo recorrendo a comutadores de escada simplrs/diplos e inversores.



quote="r_m_f_f"]E que solução fica mais barata para os quartos, os botões de pressão ou os comutadores?

para o exterior também está pensado o interruptor horario.

a garagem não pode ser com sensores de movimento porque a parte de trás da garagem é aberta, entrando gatos a luz estaria sempre acesa e não convém :D

A minha pergunta inicial prende-se com uma zona de lazer exterior que a casa tem, ponho pormenor de seguida:
zona lazer exterior.JPG
neste momento a zona azul acende e apaga toda de uma vez através dos botões de pressão, o que eu queria era segmentar em duas zonas (quadrado amarelo e castanho) sendo que eu da sala conseguiria ligar o quadrado amarelo ou as duas zonas e dos quartos apenas a zona castanha.
Será possível?[/quote]
r_m_f_f Escreveu:E que solução fica mais barata para os quartos, os botões de pressão ou os comutadores?

para o exterior também está pensado o interruptor horario.

a garagem não pode ser com sensores de movimento porque a parte de trás da garagem é aberta, entrando gatos a luz estaria sempre acesa e não convém :D

A minha pergunta inicial prende-se com uma zona de lazer exterior que a casa tem, ponho pormenor de seguida:
zona lazer exterior.JPG

neste momento a zona azul acende e apaga toda de uma vez através dos botões de pressão, o que eu queria era segmentar em duas zonas (quadrado amarelo e castanho) sendo que eu da sala conseguiria ligar o quadrado amarelo ou as duas zonas e dos quartos apenas a zona castanha.
Será possível?
Cpts.
Energy
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por luisilva78 »

O post do ENERGY é um bocado "maluco" com aqueles "quote", mas está tudo dito. Pode fazer como entender, pode fazer com comutadores de escada/inversores ou com os teleruptores, no entanto, com os teleruptores se tiver uma avaria fica sem luz naquela divisão e os cabos têm que ir todos ao quadro (se os teleruptores estiverem no quadro).
Em relação à iluminação exterior, pode fazer de qualquer uma das formas, apenas um circuito, ou dois circuitos. Se optar por um circuito, fica mais barato (como é óbvio, tem menos material), no entanto, é uma questão de fazer contas. Na minha opinião, quantos mais circuitos tiver melhor gestão de custos pode fazer no futuro, é mais versátil, no entanto, tem um custo inicial maior. Pegue em tabelas de preços de material, faça contas e veja o que é melhor para a "sua carteira".
r_m_f_f
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 14 mar 2010, 23:03
Localização: Guimarães
Enviou: 2 vezes

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por r_m_f_f »

Segui os vossos concelhos e utilizei comutadores de escada com inversores para controlo da zona exterior de lazer e também nos quartos.

Agora tenho outra duvida, para controlo dos estores eu tenho a seguinte situação:
-Sala: 2 estores (sala de estar + sala de jantar)
- Quartos: 1 por cada quarto
eu aqui estou perdido, porque eu na sala queria ter um interruptor/comando que controlasse os dois estores separadamente e queria que fosse capaz controlar os outros estores a partir da sala pelo menos abrir e fechar, para isso pensei no comando geral de persiana com sensor IR ref 21311 mas não sei como fazer isto porque depois existe:
- botão duplo de persiana ref 21281
- botão duplo de comutação de persiana ref 21283
- comando local de persiana com sensor IR ref 21312
- inversor de persiana com encravamento mecânico ref 21291
- inversor de persiana ref 21290

material todo da EFAPEL
Será que me conseguem dar uma visão rápida das diferenças entre eles e quais os que deveria usar neste cenário?

Cumprimentos,
Rui
r_m_f_f
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 14 mar 2010, 23:03
Localização: Guimarães
Enviou: 2 vezes

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por r_m_f_f »

Será que alguém me consegue ajudar nesta questão? Obrigado
r_m_f_f Escreveu:Segui os vossos concelhos e utilizei comutadores de escada com inversores para controlo da zona exterior de lazer e também nos quartos.

Agora tenho outra duvida, para controlo dos estores eu tenho a seguinte situação:
-Sala: 2 estores (sala de estar + sala de jantar)
- Quartos: 1 por cada quarto
eu aqui estou perdido, porque eu na sala queria ter um interruptor/comando que controlasse os dois estores separadamente e queria que fosse capaz controlar os outros estores a partir da sala pelo menos abrir e fechar, para isso pensei no comando geral de persiana com sensor IR ref 21311 mas não sei como fazer isto porque depois existe:
- botão duplo de persiana ref 21281
- botão duplo de comutação de persiana ref 21283
- comando local de persiana com sensor IR ref 21312
- inversor de persiana com encravamento mecânico ref 21291
- inversor de persiana ref 21290

material todo da EFAPEL
Será que me conseguem dar uma visão rápida das diferenças entre eles e quais os que deveria usar neste cenário?

Cumprimentos,
Rui
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por ENERGY »

Boas
Resposta de "curioso" é mesmo assim, falta-lhe muitos anos de prática, para não ter este tipo de resposta.
Quando disse que se pode fazer de qualquer uma das formas, tudo depende do dinheiro que se tem para gastar, de qualquer uma das formas o sistema funciona na perfeição, agora cabe ao cliente a decisão do dinheiro que pretende dispender.
Os telerruptores nao tem necessariamente de ser instalados no Q.E, podem ser instalados em caixas de aparelhagem de fundo duplo, e acionados por n, botões de pressão, etc, etc.



quote="luisilva78"]O post do ENERGY é um bocado "maluco" com aqueles "quote", mas está tudo dito. Pode fazer como entender, pode fazer com comutadores de escada/inversores ou com os teleruptores, no entanto, com os teleruptores se tiver uma avaria fica sem luz naquela divisão e os cabos têm que ir todos ao quadro (se os teleruptores estiverem no quadro).
Em relação à iluminação exterior, pode fazer de qualquer uma das formas, apenas um circuito, ou dois circuitos. Se optar por um circuito, fica mais barato (como é óbvio, tem menos material), no entanto, é uma questão de fazer contas. Na minha opinião, quantos mais circuitos tiver melhor gestão de custos pode fazer no futuro, é mais versátil, no entanto, tem um custo inicial maior. Pegue em tabelas de preços de material, faça contas e veja o que é melhor para a "sua carteira".[/quote]
Cpts.
Energy
r_m_f_f
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 14 mar 2010, 23:03
Localização: Guimarães
Enviou: 2 vezes

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por r_m_f_f »

ENERGY Escreveu:Boas
Resposta de "curioso" é mesmo assim, falta-lhe muitos anos de prática, para não ter este tipo de resposta.
Quando disse que se pode fazer de qualquer uma das formas, tudo depende do dinheiro que se tem para gastar, de qualquer uma das formas o sistema funciona na perfeição, agora cabe ao cliente a decisão do dinheiro que pretende dispender.
Os telerruptores nao tem necessariamente de ser instalados no Q.E, podem ser instalados em caixas de aparelhagem de fundo duplo, e acionados por n, botões de pressão, etc, etc.

Sim eu sei, inclusive vou manter os botões de pressão no corredor, com a instalação de 1 telerruptor 10A refª 49120 da legrand na caixa funda do primeiro botão de pressão.
Obrigado pelo toque ;)

Será que me pode ajudar quanto á questão do controlo dos estores?

Deixo aqui o diagrama unifilar do QE para ver se aprova ;)
Diagrama Unifilar QE.zip
QE
(302.69 KiB) Transferido 228 vezes

Desculpem lá as perguntas de amador mas quem não sabe ou morre na ignorância ou pergunta.

Embora tenha por exemplo 2 circuitos diferentes no QE protegidos por disjuntores, posso depois "enfia-los" num mesmo tubo VD de forma a diminuir a tubagem ou cada circuito tem que ir na sua própria tubagem?

e para terminar, por hoje :D, que tubos são aqueles que agora se v~e em várias obras, enrrugados e vermelhos?

Cumprimentos.
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 125
Registado: 06 mai 2008, 14:44
Localização: São João da Madeira
Enviou: 1 vez

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por nasps »


e para terminar, por hoje :D, que tubos são aqueles que agora se v~e em várias obras, enrrugados e vermelhos?

Cumprimentos.
Deduzo que esteja a referir-se aos tubos dos ramais de chegada de energia eléctrica.
Tubos corrugados vermelhos: energia eléctrica
Tubos corrugados verdes: telecomunicações
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 105
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Localização: Almada
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por alucas »

Boas,
O projeto de eletricidade não é obrigatório, só > 50KVA, mas é essencial par definir o que se pretende.
Para projetar em AutoCad ou outro software?
Comunico que para licenciamento da obra o projeto de telecomunicações é obrigatório ( ITED 3 ).
r_m_f_f
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 14 mar 2010, 23:03
Localização: Guimarães
Enviou: 2 vezes

Re: Projeto elétrico de habitação

Mensagem por r_m_f_f »

Uma questão operacional, os tubos que vêm do exterior ao quadro (portinhola, ITED CVM, iluminação exterior) como "entram" na habitação? Põe-se negativos a atravessar a lhe de piso?
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”