Cabo em edifício recebendo público

gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Cabo em edifício recebendo público

Mensagem por gemini »

Poderá a CERTIEL não ser chamada a intervir, pois o NIP mantém-se, mas... no meu entendimento, se fosse à Câmara, caso existam obras no interior, terá de haver sempre um termo de responsabilidade por parte do técnico que execute as obras de electricidade!
Pelo menos isto acontece com as autarquias com que trabalho.


Learning is the goal!!
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cabo em edifício recebendo público

Mensagem por damon »

Bom dia,

Agora tem um trabalho no aeroporto onde pedem para colocar cabo FRS (laranja) em todas as tomadas!
Mas normalmente deveria se utilizar o cabo FRT (verde) ?
já perguntei porque razão tem de ser este cabo não me esclarecerem nada, dizendo para seguir o projecto...
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Cabo em edifício recebendo público

Mensagem por andrelima14 »

O FRS é um cabo resistente ao fogo enquanto o FRT é só retardante, ou seja, em temos de nível de segurança da instalação o FRS é superior e deverá ser por isso a opção
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cabo em edifício recebendo público

Mensagem por damon »

Bom dia,

Tenho uma duvida neste assunto dos cabos a utilizar em edificios recebendo publico,

ao seja, um escritorio banal no RC debaixo de um edificio de habitação, tb é considerado recebendo publico? certo?

por isso devo utilizar cabo Frt verde livre de halogenio? certo?

mas se tiver entubado dentro das paredes posso utilizar os condutores H07V ? certo?

e referente a iluminação de emergencia, tem que colocar um bloco de emergencia em cada espaço fechado? e na zona de circulação? certo?

e igual para detecção de incendio, tenho que colocar um detector de fumo em cada espaço fechado? certo?

aguardo resposta
obrigado
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cabo em edifício recebendo público

Mensagem por damon »

Bom dia,

Tenho uma duvida neste assunto dos cabos a utilizar em edificios recebendo publico,

ao seja, um escritorio banal no RC debaixo de um edificio de habitação, tb é considerado recebendo publico? certo?

por isso devo utilizar cabo Frt verde livre de halogenio? certo?

mas se tiver entubado dentro das paredes posso utilizar os condutores H07V ? certo?

e referente a iluminação de emergencia, tem que colocar um bloco de emergencia em cada espaço fechado? e na zona de circulação? certo?

e igual para detecção de incendio, tenho que colocar um detector de fumo em cada espaço fechado? certo?

aguardo resposta
obrigado
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Cabo em edifício recebendo público

Mensagem por amoreira »

damon Escreveu: 20 fev 2020, 22:42 Bom dia,

Tenho uma duvida neste assunto dos cabos a utilizar em edificios recebendo publico,

ao seja, um escritorio banal no RC debaixo de um edificio de habitação, tb é considerado recebendo publico? certo?

SIM.
Consideram-se como sendo estabelecimentos recebendo público os locais que não sejam classificáveis como locais de habitação (veja-se 801.5), como estabelecimentos industriais (veja-se 801.3) ou como estabelecimentos agrícolas ou pecuários (veja-se 705) e em que neles seja exercida qualquer actividade destinada ao público em geral ou a determinados grupos de pessoas.
Nota: São considerados como estabelecimentos recebendo público, nomeadamente, os seguintes:

a) os edifícios do tipo administrativo como, por exemplo, os escritórios, as repartições públicas e os bancos
(veja-se 801.2.2);
b) os estabelecimentos

por isso devo utilizar cabo Frt verde livre de halogenio? certo?

SIM

mas se tiver entubado dentro das paredes posso utilizar os condutores H07V ? certo?

Esquece é uma boa prática usar cabos isentos de halogénios e a diferença cada vez é menor

e referente a iluminação de emergencia, tem que colocar um bloco de emergencia em cada espaço fechado? e na zona de circulação? certo?

Nas circulações sim mas não tens de ter em todos os compartimentos por ex. pequenos arrumos, prevê nos gabinetes e I.S.

e igual para detecção de incendio, tenho que colocar um detector de fumo em cada espaço fechado? certo?

SIM

aguardo resposta
obrigado
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Cabo em edifício recebendo público

Mensagem por dsrsantos »

O "cabo verde" só é obrigatório em locais que sejam cumulativamente recebendo público e classificados como BE2 (risco de incêndio) - 482.2.5.

"Cabo verde" entre aspas, porque a exigência é que garanta, no mínimo, a classe de reacção ao fogo Cca-s1b,d2,a1, conforme o guia técnico das classe de reacção ao fogo da DGEG. Ou estarei a ler mal?...
CPR - DGEG - reacao ao fogo cabos.pdf
(991.54 KiB) Transferido 129 vezes
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Cabo em edifício recebendo público

Mensagem por amoreira »

Aconselho a leitura dos documentos em anexo.
Anexos
Guia Técnico das classes de reação ao fogo dos cabos elétricos.pdf
(584.53 KiB) Transferido 152 vezes
CablesInCPR_pt.pdf
(1.02 MiB) Transferido 142 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Cabo em edifício recebendo público

Mensagem por Pedro Barradas »

Só para dizer.. que as cores dos cabos pouco ou nada importam ;) o que interessa é que o mesmo cumpra o exigido. até pode ser cor de rosa.
Quem cria renasce todos os dias...
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cabo em edifício recebendo público

Mensagem por damon »

amoreira Escreveu: 21 fev 2020, 15:41
damon Escreveu: 20 fev 2020, 22:42 Bom dia,

Tenho uma duvida neste assunto dos cabos a utilizar em edificios recebendo publico,

ao seja, um escritorio banal no RC debaixo de um edificio de habitação, tb é considerado recebendo publico? certo?

SIM.
Consideram-se como sendo estabelecimentos recebendo público os locais que não sejam classificáveis como locais de habitação (veja-se 801.5), como estabelecimentos industriais (veja-se 801.3) ou como estabelecimentos agrícolas ou pecuários (veja-se 705) e em que neles seja exercida qualquer actividade destinada ao público em geral ou a determinados grupos de pessoas.
Nota: São considerados como estabelecimentos recebendo público, nomeadamente, os seguintes:

a) os edifícios do tipo administrativo como, por exemplo, os escritórios, as repartições públicas e os bancos
(veja-se 801.2.2);
b) os estabelecimentos

por isso devo utilizar cabo Frt verde livre de halogenio? certo?

SIM

mas se tiver entubado dentro das paredes posso utilizar os condutores H07V ? certo?

Esquece é uma boa prática usar cabos isentos de halogénios e a diferença cada vez é menor

e referente a iluminação de emergencia, tem que colocar um bloco de emergencia em cada espaço fechado? e na zona de circulação? certo?

Nas circulações sim mas não tens de ter em todos os compartimentos por ex. pequenos arrumos, prevê nos gabinetes e I.S.

e igual para detecção de incendio, tenho que colocar um detector de fumo em cada espaço fechado? certo?

SIM

aguardo resposta
obrigado
OBRIGADO, fiz conforme descrito
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”