Coluna de Predio

Responder
rotivb6
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 12 jun 2008, 14:36
Localização: Torres Novas

Coluna de Predio

Mensagem por rotivb6 »

Viva, tenho uma duvida que agradecia que alguem me pudesse esclarecer. Tenho uma coluna num predio a cabo 70mm, com as derivações para cada habitação a 6mm, como posso fazer essa derivação? Com placa de bornes na interseção do cabo de 70, ou existe outra forma?.
Obrigado.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Coluna de Predio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nas caixas de coluna, dependendo do fabricante, pode instalar umas platines já cabladas, em que o cabo de 70mm é descarnado e passa direto nos bornes, e depois as derivações a 6mm liga na saida dos corta circuitos que já se encontram tambem eletrificados.
Estou a referir-me a caixas de coluna e material da Quitérios.

rotivb6 Escreveu:Viva, tenho uma duvida que agradecia que alguem me pudesse esclarecer. Tenho uma coluna num predio a cabo 70mm, com as derivações para cada habitação a 6mm, como posso fazer essa derivação? Com placa de bornes na interseção do cabo de 70, ou existe outra forma?.
Obrigado.
Cpts.
Energy
rotivb6
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 12 jun 2008, 14:36
Localização: Torres Novas

Re: Coluna de Predio

Mensagem por rotivb6 »

Obrigado pela indicação.
Pelo que percebi posso colocar tambem uma outra platine com bornes e dai fazer as derivações. E que tenho pisos com 5 e outro com 8 frações e a platine da quiterios penso que so da para 4.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Coluna de Predio

Mensagem por Duzia12 »

Põe mais uma caixa
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Coluna de Predio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O maximo de saidas por caixa são 4, logo tem de usar 2 caixas, instaladas juntas ou separadas conforme lhe convier melhor.
Não esquecer que mesmo as derivações sendo monofásicas as caixas têm de ficar equipadas para derivação trifásica.

rotivb6 Escreveu:Obrigado pela indicação.
Pelo que percebi posso colocar tambem uma outra platine com bornes e dai fazer as derivações. E que tenho pisos com 5 e outro com 8 frações e a platine da quiterios penso que so da para 4.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”