Projetores 2000W Disano

ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Projetores 2000W Disano

Mensagem por ngp »

boas!
num projeto onde tem uma quinta, para iluminar tudo vou colocar projetores de 2000W.
vi uns da Disano, diz que são de 400V e a no esquema deles diz que na ligação ligam 2 fases e a terra.
apesar de ser trifásico, isto faz-se na mesma com um cabo 3G1.5mm2??


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por Mário »

Boas
ngp Escreveu:boas!
num projeto onde tem uma quinta, para iluminar tudo vou colocar projetores de 2000W.
vi uns da Disano, diz que são de 400V e a no esquema deles diz que na ligação ligam 2 fases e a terra.
apesar de ser trifásico, isto faz-se na mesma com um cabo 3G1.5mm2??
Trifásico não, bifásico. Atenção ao comprimento do cabo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por Duzia12 »

certiel n.º 29.pdf
(64.33 KiB) Transferido 98 vezes
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por ngp »

Duzia12 Escreveu:
certiel n.º 29.pdf
Sim, queria dizer bifásico. Basta usar um 3G1,5mm2 ou de secção superior? Certo?
Dos comprimentos máximos sei que se tem de ter atenção!
Digam-me só uma coisa... Estes projectores necessitam de ter reactâncias? Ou neste caso os balastros que vêm com eles fazem esse serviço?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por nelmindo »

Não pode usar esse cabo, por cauda de um dos condutores estar identificado com azul e essa cor está reservada para o neutro.
Use o 4G1,5, versão cast. preto. cinza + verde/amarelo.
No antigo regulamento o azul em situações excepcionais podia ser usado como fase. Actualmente a Certiel identifica como não conformidade, que não sei qual a gravidade, logo não sei se pode ser reprovado ou não.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por nelmindo »

E não esquecer de colocar o disjuntor bipolar, com proteção magnetotérmica nos dois pólos.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por jaimereis »

ngp Escreveu:
Duzia12 Escreveu:
certiel n.º 29.pdf
Sim, queria dizer bifásico. Basta usar um 3G1,5mm2 ou de secção superior? Certo?
Dos comprimentos máximos sei que se tem de ter atenção!
Digam-me só uma coisa... Estes projectores necessitam de ter reactâncias? Ou neste caso os balastros que vêm com eles fazem esse serviço?

depende da iluminaria e do modelo que comprou, ou reactâncias ferro-magnéticas ou drivers electrónicos...mas sim, são lâmpadas de vapor a alta-pressão..necessita da tal reactância e de uma outra peça chamado de ignitor, uma espécie de arrancador, se for com drive electrónica, já não precisa de nada de isso...
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por ENERGY »

Boas
Neste momento a maioria dos Portugueses, pensa na poupança de energia, logo pensa na efeiciência energética, devido ao excecivo consumo desses projetores e respetivo preço, visto que se trata de material de eventual origem Italiana, não seria de pensar em algo de Leds, com preço ligeiramente superior, mas com consumos muito mais reduzidos, sem manutenção, lampâdas, grupos de alimentação, etc.
Poupa tambem na secção da cablagem, etc.


ngp Escreveu:boas!
num projeto onde tem uma quinta, para iluminar tudo vou colocar projetores de 2000W.
vi uns da Disano, diz que são de 400V e a no esquema deles diz que na ligação ligam 2 fases e a terra.
apesar de ser trifásico, isto faz-se na mesma com um cabo 3G1.5mm2??
Cpts.
Energy
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por ngp »

nelmindo Escreveu:Não pode usar esse cabo, por cauda de um dos condutores estar identificado com azul e essa cor está reservada para o neutro.
Use o 4G1,5, versão cast. preto. cinza + verde/amarelo.
No antigo regulamento o azul em situações excepcionais podia ser usado como fase. Actualmente a Certiel identifica como não conformidade, que não sei qual a gravidade, logo não sei se pode ser reprovado ou não.
ok! Vou estar com atenção a essa situação... Neste caso, usando um 4G1,5 e já que temos um circuito trifásico, um circuito pode alimentar pelo menos 3 projectores de 2000W cada certo? Ter um circuito de 5G1,5 não me daria mais nenhuma vantagem certo?
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por ngp »

jaimereis Escreveu:
ngp Escreveu:
Duzia12 Escreveu:
certiel n.º 29.pdf
Sim, queria dizer bifásico. Basta usar um 3G1,5mm2 ou de secção superior? Certo?
Dos comprimentos máximos sei que se tem de ter atenção!
Digam-me só uma coisa... Estes projectores necessitam de ter reactâncias? Ou neste caso os balastros que vêm com eles fazem esse serviço?

depende da iluminaria e do modelo que comprou, ou reactâncias ferro-magnéticas ou drivers electrónicos...mas sim, são lâmpadas de vapor a alta-pressão..necessita da tal reactância e de uma outra peça chamado de ignitor, uma espécie de arrancador, se for com drive electrónica, já não precisa de nada de isso...
Mas isso não costuma estar incluído no projector?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por jaimereis »

sim, claro, costuma estar tudo dentro
Jaime Reis
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por Josecalado »

Se pensa fazer um circuito a alimentar 3 projetores este circuito deve ser 3 Fases + T, e em relação à secão de alimentação esta não deve ser inferior a 2,5mm2, note que este tipo de projetores tem picos de corrente no momento da ligação elevados, eu tenho um parque industrial onde presto assistência onde tenho este tipo de projetores, e de vez em quando lá há um disparo quando da ligação.

Cumprs.
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por ngp »

jaimereis Escreveu:sim, claro, costuma estar tudo dentro
Pois... Perguntei porque me disseram que talvez era melhor fazer um quadro só para as reactâncias :shock: :shock:
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por ngp »

Josecalado Escreveu:Se pensa fazer um circuito a alimentar 3 projetores este circuito deve ser 3 Fases + T, e em relação à secão de alimentação esta não deve ser inferior a 2,5mm2, note que este tipo de projetores tem picos de corrente no momento da ligação elevados, eu tenho um parque industrial onde presto assistência onde tenho este tipo de projetores, e de vez em quando lá há um disparo quando da ligação.

Cumprs.
Sim, já tinha pensado em circuitos de 2,5mm2... Mas então usaria as 3 fases, sendo que em cada projector só usaria duas delas certo? Faria tipo, F1 e F2 para o 1º projector, F1 e F3 para o 2º e F2 e F3 para o 3º certo?
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Projetores 2000W Disano

Mensagem por Duzia12 »

E a distância para as quedas de tensão!!
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”