Interruptores de quadro

Responder
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Interruptores de quadro

Mensagem por Nelson Pinho »

bom dia :!:
esclareçam-me uma dúvida. ao colocar interruptores num quadro eléctrico, obrigatoriamente tenho de colocar um contactor associado a ele :?: :?:


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Interruptores de quadro

Mensagem por Mário »

Boas
Nelson Pinho Escreveu:bom dia :!:
esclareçam-me uma dúvida. ao colocar interruptores num quadro eléctrico, obrigatoriamente tenho de colocar um contactor associado a ele :?: :?:
Tens que dar mais instruções. Mas digo que não é necessário, mas também digo que tens que ter.

O interruptor liga 100kW? ou liga 0,001kW?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Interruptores de quadro

Mensagem por jaimereis »

Mário Escreveu:Boas
Nelson Pinho Escreveu:bom dia :!:
esclareçam-me uma dúvida. ao colocar interruptores num quadro eléctrico, obrigatoriamente tenho de colocar um contactor associado a ele :?: :?:
Tens que dar mais instruções. Mas digo que não é necessário, mas também digo que tens que ter.

O interruptor liga 100kW? ou liga 0,001kW?

Cump.
Mário
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ó Mário lembraste-me o Passos..."não digo que sim, mas tambem não digo que não"

é como diz o Mário depende da carga a aplicar....
Jaime Reis
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Interruptores de quadro

Mensagem por Nelson Pinho »

não. são circuitos que não ultrapassam os 2000W. neste caso não precisa de contactores :?: :?: basta os interruptores :?: :?:
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Interruptores de quadro

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se são circuitos monofásicos com esse consumo, não precisa de contatores, apenas de interruptores.
A não ser que queira com 1 interruptor comandar vários circuitos de iluminação/tomadas, etc. em que aí deve instalar contator.
Penso já ter lido em algum local, que nos circuitos de iluminação com iodetos metálicos, se deve utilizar contatores.

Nelson Pinho Escreveu:não. são circuitos que não ultrapassam os 2000W. neste caso não precisa de contactores :?: :?: basta os interruptores :?: :?:
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Interruptores de quadro

Mensagem por angel_of_diablo »

ENERGY Escreveu:Boas
Se são circuitos monofásicos com esse consumo, não precisa de contatores, apenas de interruptores.
A não ser que queira com 1 interruptor comandar vários circuitos de iluminação/tomadas, etc. em que aí deve instalar contator.
Penso já ter lido em algum local, que nos circuitos de iluminação com iodetos metálicos, se deve utilizar contatores.
Olá "Energy".
Confirmo o que leste sobre as luminárias de iodetos.
Por exemplo, uma luminária de iodetos de 400W pode ter uma corrente de arranque de 70% (a mais) que a sua corrente nominal.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Pomba
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 17 nov 2011, 21:26

Re: Interruptores de quadro

Mensagem por Pomba »

angel_of_diablo Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Se são circuitos monofásicos com esse consumo, não precisa de contatores, apenas de interruptores.
A não ser que queira com 1 interruptor comandar vários circuitos de iluminação/tomadas, etc. em que aí deve instalar contator.
Penso já ter lido em algum local, que nos circuitos de iluminação com iodetos metálicos, se deve utilizar contatores.
Olá "Energy".
Confirmo o que leste sobre as luminárias de iodetos.
Por exemplo, uma luminária de iodetos de 400W pode ter uma corrente de arranque de 70% (a mais) que a sua corrente nominal.
Boa tarde,
E nesse caso porquê utilizar contatores?
Dá-nos uma corrente de 1,74 ou seja + 70% dá-nos uma corrente de 2,96A.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Interruptores de quadro

Mensagem por ENERGY »

Boas
A questão não é a de instalar 1 contator para apenas uma luminária com esses consumos, normalmente são várias luminárias, em lojas chegam a ser mais de 10/15 unidades distribuidas por um circuito trifásico, logo 1 interruptor no Q.E a comandar a bobine do contator.

Pomba Escreveu:
angel_of_diablo Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Se são circuitos monofásicos com esse consumo, não precisa de contatores, apenas de interruptores.
A não ser que queira com 1 interruptor comandar vários circuitos de iluminação/tomadas, etc. em que aí deve instalar contator.
Penso já ter lido em algum local, que nos circuitos de iluminação com iodetos metálicos, se deve utilizar contatores.
Olá "Energy".
Confirmo o que leste sobre as luminárias de iodetos.
Por exemplo, uma luminária de iodetos de 400W pode ter uma corrente de arranque de 70% (a mais) que a sua corrente nominal.
Boa tarde,
E nesse caso porquê utilizar contatores?
Dá-nos uma corrente de 1,74 ou seja + 70% dá-nos uma corrente de 2,96A.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Interruptores de quadro

Mensagem por Varejo »

Boas, quando usamos programadores horários, se temos iodetos devemos colocar contator/es para os ligar, o "relógio" fica só para atracar.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”