Portugal no seu melhor

Responder
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 125
Registado: 06 mai 2008, 14:44
Localização: São João da Madeira
Enviou: 1 vez

Portugal no seu melhor

Mensagem por nasps »

Cumprimentos a todos os colegas,

Ao fim de 3 meses (até nem foi mau de todo) lá consegui ter um projecto elétrico aprovado tendo passado pelas "capelinhas" todas EDP - CERTIEL - LIQ.
Confesso que o processo no LIQ até correu relativamente bem e as pessoas lá foram muito prestáveis...
No entretanto, o precesso de licenciamento na Câmara estava parado em virtude de a mesma só passar licença de construção quando tivesse o projeto aprovado (faz sentido).
Depois de eu recpcionar o processo da Certiel, começou o forrobodó...
Segundo consegui apurar junto da Certiel, esta tem vindo a sensibilizar as CM's no sentido de que a CERTIEL apenas lacra um exemplar (eu tb só enviei um para aprovação) que envia para o requerente para depois em sede de vistoria ser validada a instalação, e digitaliza esse processo e envia-o para a CM. Segundo uma pessoa com quem falei, eu podia enviar 10 exemplares que eles só lacrariam 1 e mandavam um CD digitalizado para a CM com o projeto e despacho...

E o que faz a CM depois disto tudo? Exige impreterivelmente o original da CERTIEL (o lacrado) e não aceita nem 2a via (+100€ se pedido à CERTIEL), nem o projeto em digital (o tal CD) que tinha sido enviado pela CERTIEL...

Ao questionar como proceder aquando da vistoria, se podia levantar esse exemplar selado, a CM disse que "não senhor. leva uma cópia autenticada" :shock:
O requerente, deixou lá ficar o original, contra a minha vontade porque eu sugeri que pusessemos a CM a falar com a CERTIEL, e o processo lá avançou.

Eu sei que muitas vezes tentamos mudar o mundo mas porque raio tem necessidade a CM de ter o papel quando a própria entidade CERTIEL, que tem o poder que tem, valida os projetos em digital...

Algum colega já teve alguma situação idêntica? Esta situação vai dar "granel" no futuro?

Cmpts
Nuno


jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Portugal no seu melhor

Mensagem por jaimereis »

já ouvi falar de uma situação parecida, mas com arquitectura, a razão era que a CM não tinha aplicação informática para ler CAD...poderá ser o caso....
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Portugal no seu melhor

Mensagem por ENERGY »

Boas
Enfim este é o estado de com o anda o nosso país, a Certiel a querer desburocratizar e algumas Camaras a continuarem a complicar.
Nem é admissivél que uma Camara não tenha aplicação para CAD, como disse o colega "jaimereis " quando se esbanja dinheiro em tanta coisa desnecessárias por essas autarquias deste país.
Cpts.
Energy
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 125
Registado: 06 mai 2008, 14:44
Localização: São João da Madeira
Enviou: 1 vez

Re: Portugal no seu melhor

Mensagem por nasps »

Caros colegas,

O ridículo da "coisa" é que eu até acho que nem deve ter a ver com uma questão de CAD ou aplicação para outra coisa qualquer.
Eu tenho a certeza que é uma questão de burocratização, papel, papel e mais papel...
Eu esperava isso da CERTIEL ou equivalentes, agora, explicando aos serviços da CM e tentar explicar (era preciso?!?!) como funcionava o processo de aprovação de um projecto elétrico é falar para uma parede...

Estou expectante para ver como isto vai acabar...
Entretanto mandei um email à CERTIEL e espero que até acabar a obra consiga uma resposta :lol:

Cmpts
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Portugal no seu melhor

Mensagem por jaimereis »

jaimereis Escreveu:já ouvi falar de uma situação parecida, mas com arquitectura, a razão era que a CM não tinha aplicação informática para ler CAD...poderá ser o caso....

lembrei-me da situação...a aplicação tinham no departamento, acontecia é que o utilizador/desenhador encontrava-se de baixa e os Srs. Engenheiros e Arquitetos, da velha guarda, não sabiam trabalhar em CAD, exigindo assim papelada com fartura...ou isso ou esperar que o técnico se apresentasse ao serviço...

...teoria.... - se o Sr Presidente adoecesse, fechava-se o município...enfim...é o que temos...
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Portugal no seu melhor

Mensagem por Mário »

Boas
jaimereis Escreveu:
jaimereis Escreveu:já ouvi falar de uma situação parecida, mas com arquitectura, a razão era que a CM não tinha aplicação informática para ler CAD...poderá ser o caso....
lembrei-me da situação...a aplicação tinham no departamento, acontecia é que o utilizador/desenhador encontrava-se de baixa e os Srs. Engenheiros e Arquitetos, da velha guarda, não sabiam trabalhar em CAD, exigindo assim papelada com fartura...ou isso ou esperar que o técnico se apresentasse ao serviço...
...teoria.... - se o Sr Presidente adoecesse, fechava-se o município...enfim...é o que temos...
Não gozes, porque o meu projecto (em LIsboa) andou parado porque a funcionária esteve doente, e quando veio foi de férias (isto foi 110 dias), depois a câmara (na altura) o vereador tinha sido substituído, mas dois anitos depois lá saiu aprovado. Ainda com a remodelação dos serviços, mudança de alguns andares (8 dias para mudarem o chão + 15 para porem tudo de novo a funcionar) e os projectos dentro de caixas de cartão nos corredores. Esta era na capital, não sei como seja no interior.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Portugal no seu melhor

Mensagem por jaimereis »

antes fosse treta, mas é verdade, isto passou-se numa terriola á beira do Zêzere, mas não sei o município, tudo para recuperar umas casas velhas...foi mais caro o projecto do que as casas com terreno....
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”