Queda de Tensão

Responder
Avatar do Utilizador
oizo
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 07 out 2010, 22:54
Localização: Leiria
Enviou: 6 vezes

Queda de Tensão

Mensagem por oizo »

Boa noite , Desde já o muito Obrigado a todos os membros deste forum,

Venho colocar-vos algumas questões...


Qual a Queda de Tensão admissível para a iluminação Publica?


Qual o comprimento recomendável para um troço de Iluminação publica ?


Obrigado pela atenção .


*************************************************************
"Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso."
ALM
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 28 jan 2008, 19:41
Localização: Lisboa

Re: Queda de Tensão

Mensagem por ALM »

A iluminação pública está abrangida pelo Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição de Energia Eléctrica em Baixa Tensão (Decreto Regulamentar nº 90/84 de 26 de Dezembro).

O artigo 71º deste regulamento, que se refere ao dimensionamento dos circuitos de iluminação pública, reporta para o artigo 9º, sendo que a queda de tensão no ponto mais afastado e nas condições mais desfavoráveis não poderá ser superior a 8% da tensão nominal, referindo ainda que este dimensionamento deverá ter em atenção as características das lâmpadas e seus acessórios.

Para permitir variações durante a execução da obra e flexibilidade para futuras ampliações é no entanto corrente considerar como valor máximo da queda de tensão o valor de 5% (alguns projetistas estabelecem como máximo 4,5% até à base da coluna e 0,5% de queda de tensão na coluna).

Convém no entanto alertar que a queda de tensão não é o único parâmetro que influencia o comprimento máximo dos circuitos de iluminação pública. De facto, temos ainda mais dois aspetos que o condicionam:

1 - Garantir que os cabos estão protegidos em situação de curto-circuito, isto é, no caso de um curto-circuito no extremo do circuito o tempo de corte do aparelho de proteção tem de ser compatível com o cabo utilizado (ver artigo 130º do Regulamento Segurança de Redes de Distribuição de Energia Eléctrica em Baixa Tensão).

2 – Garantir a proteção das pessoas contra contactos indiretos em regime TN, que é o utilizado na iluminação pública, implica que as proteções (fusíveis) atuem num tempo não superior ao estipulado na legislação, o que implica um determinado comprimento (impedância) máximo.

Não existe portanto um comprimento máximo ou recomendável para um circuito de iluminação pública. É preciso verificar o cumprimento das três condicionantes referidas.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”