Regime de Neutro

EGL
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 21 jul 2008, 00:30
Localização: Porto

Regime de Neutro

Mensagem por EGL »

Boa noite,
estou a fazer um projecto para um parque fotovoltaico em Portugal, esta é uma instalação que vai ser ligada á rede MT publica, cujo no PIP (Pedido de Informação Prévio) é definido o Regime Neutro como:
"Neutro ligado à terra por impedância limitadora, podendo excepcionalmente ser explorado em regime de neutro isolado." - ou seja regime TN?!


Com isto a DGEG está a definir o Regime Neutro para a instalação? ou poderei definir regime TT para os meus serviços auxiliares que são fornecidos através de uma transformador de 160kVA que liga à rede ?


parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Regime de Neutro

Mensagem por parreirajoao »

Sim, a rede de MT em Portugal é impedante, normalmente limitado a 300A.

Para os serviços auxiliares, penso que pode adoptar o regime TT. Porque não utiliza o TN-C para secções >16 mm2 e para inferiores o TN-S?
EGL Escreveu:Boa noite,
estou a fazer um projecto para um parque fotovoltaico em Portugal, esta é uma instalação que vai ser ligada á rede MT publica, cujo no PIP (Pedido de Informação Prévio) é definido o Regime Neutro como:
"Neutro ligado à terra por impedância limitadora, podendo excepcionalmente ser explorado em regime de neutro isolado." - ou seja regime TN?!


Com isto a DGEG está a definir o Regime Neutro para a instalação? ou poderei definir regime TT para os meus serviços auxiliares que são fornecidos através de uma transformador de 160kVA que liga à rede ?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Regime de Neutro

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

A mim, soa mais a um sistema IT.
EGL
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 21 jul 2008, 00:30
Localização: Porto

Re: Regime de Neutro

Mensagem por EGL »

parreirajoao Escreveu:Sim, a rede de MT em Portugal é impedante, normalmente limitado a 300A.

Para os serviços auxiliares, penso que pode adoptar o regime TT. Porque não utiliza o TN-C para secções >16 mm2 e para inferiores o TN-S?
EGL Escreveu:Boa noite,
estou a fazer um projecto para um parque fotovoltaico em Portugal, esta é uma instalação que vai ser ligada á rede MT publica, cujo no PIP (Pedido de Informação Prévio) é definido o Regime Neutro como:
"Neutro ligado à terra por impedância limitadora, podendo excepcionalmente ser explorado em regime de neutro isolado." - ou seja regime TN?!


Com isto a DGEG está a definir o Regime Neutro para a instalação? ou poderei definir regime TT para os meus serviços auxiliares que são fornecidos através de uma transformador de 160kVA que liga à rede ?
Obrigado pela vossa rápida resposta!!
Bem a minha dúvida mesmo é se à alguma coisa que me obrigue a cumprir o regime neutro que está definido no PIP, ou eu como projectista posso definir o regime neutro da instalação?!

Na altura não pensei bem no assunto e defini logo os Quadros de Serviços auxiliares com terra de protecção e os equipamentos a cortar o neutro, ou seja
EGL
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 21 jul 2008, 00:30
Localização: Porto

Re: Regime de Neutro

Mensagem por EGL »

rainbow Escreveu:Boa noite.

A mim, soa mais a um sistema IT.
Efectivamente é, pois a definição de IT:

Regime IT
Regime de neutro isolado ou impedante.O neutro do transformador do PT é isolado ou ligado através de uma impedância à terra de serviço e as massas são directamente ligadas à terra de protecção.


NEste regime os equipamentos de protecção podem cortar neutro e condutor activo ao mesmo tempo?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1027
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Regime de Neutro

Mensagem por parreirajoao »

Sao duas coisas distintas (mt e bt)

Por exemplo numa cogeracao o sistema na mt e impedante.

Nos servicos auxiliares tnc


EGL Escreveu:
rainbow Escreveu:Boa noite.

A mim, soa mais a um sistema IT.
Efectivamente é, pois a definição de IT:

Regime IT
Regime de neutro isolado ou impedante.O neutro do transformador do PT é isolado ou ligado através de uma impedância à terra de serviço e as massas são directamente ligadas à terra de protecção.


NEste regime os equipamentos de protecção podem cortar neutro e condutor activo ao mesmo tempo?
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Regime de Neutro

Mensagem por migjac »

Boa tarde,

Num gerador de cogeração verificaram que existia correntes de neutro elevadas provocadas por harmónicos. Desligaram o neutro do gerador ficando a funcionar em regime IT. O gerador entrega toda a energia produzida á rede. Esta situação é permitida? Onde posso consultar informação sobre este assunto?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Regime de Neutro

Mensagem por Mário »

Boas
migjac Escreveu:Boa tarde,
Num gerador de cogeração verificaram que existia correntes de neutro elevadas provocadas por harmónicos. Desligaram o neutro do gerador ficando a funcionar em regime IT. O gerador entrega toda a energia produzida á rede. Esta situação é permitida? Onde posso consultar informação sobre este assunto?
Estamos a falar de Bt, correcto.

O neutro no alternador (se estiver ligado em estrela) só serve para equilibrar as fases, o ideal é ser em triângulo (quando se pode).

Se desligaram o neutro na saída do alternador, podemos estar a falar de Mt, e nesse caso a ligação deve de ser em triângulo preferencialmente, porque deixa de haver harmónicos no transformador.

Atenção que as harmónicas podem estar a ser criadas no alternador.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Regime de Neutro

Mensagem por migjac »

Mário Escreveu:Boas
migjac Escreveu:Boa tarde,
Num gerador de cogeração verificaram que existia correntes de neutro elevadas provocadas por harmónicos. Desligaram o neutro do gerador ficando a funcionar em regime IT. O gerador entrega toda a energia produzida á rede. Esta situação é permitida? Onde posso consultar informação sobre este assunto?
Estamos a falar de Bt, correcto.

O neutro no alternador (se estiver ligado em estrela) só serve para equilibrar as fases, o ideal é ser em triângulo (quando se pode).

Se desligaram o neutro na saída do alternador, podemos estar a falar de Mt, e nesse caso a ligação deve de ser em triângulo preferencialmente, porque deixa de haver harmónicos no transformador.

Atenção que as harmónicas podem estar a ser criadas no alternador.

Cump.
Mário
O gerador fornece em BT e o neutro está ligado ao neutro do transformador que liga á terra.
O que pretendo saber é se podem desligar o neutro. A primeira razão que vejo é que estão a alterar uma instalação que não está licenciada para funcionar em IT, mas existe mais alguma razão?
De seguida terá que se ver de onde são provenientes as harmónicas, mas entretanto pretendo saber se podem fazer isto.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Regime de Neutro

Mensagem por Mário »

[/quote]
O gerador fornece em BT e o neutro está ligado ao neutro do transformador que liga á terra.
O que pretendo saber é se podem desligar o neutro. A primeira razão que vejo é que estão a alterar uma instalação que não está licenciada para funcionar em IT, mas existe mais alguma razão?
De seguida terá que se ver de onde são provenientes as harmónicas, mas entretanto pretendo saber se podem fazer isto.[/quote]

Legalmente não, há projecto que tem ser cumprido, ou alterado.
Há fabricantes de alternadores que indicam para ser em IT.

Cump.
Mário
Anexos
Ficha tecnica 28.pdf
(130.32 KiB) Transferido 134 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Regime de Neutro

Mensagem por ohmico »

Boas,

desligaram o N do gerador e que é que fizeram de seguida? ficou flutuante?

Ohmico
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Regime de Neutro

Mensagem por migjac »

Sim ficou flutuante. O Regime neutro do transformador é Dyn5. Do lado da rede é em triangulo, penso que para a rede não terá qualquer problema. As cargas que estão associadas ao gerador como os serviços auxiliares do gerador ( Bombas, ventiladores etc), é que poderão ter problemas, concordam?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Regime de Neutro

Mensagem por Mário »

Boas
migjac Escreveu:Sim ficou flutuante. O Regime neutro do transformador é Dyn5. Do lado da rede é em triangulo, penso que para a rede não terá qualquer problema. As cargas que estão associadas ao gerador como os serviços auxiliares do gerador ( Bombas, ventiladores etc), é que poderão ter problemas, concordam?
Do lado da Mt normalmente é em triângulo, porque se houver harmónicas na baixa elas não passarem para a Mt. Isto porque na Bt normalmente é em estrela para que o neutro sirva para equilíbrio.

Nos equipamentos que sejam trifásicos, não se passa nada (se as tensões estiverem estáveis), mas os consumos que querem o neutro, aí é que começa a macacada, desequilíbrios de fase e as harmónicas a começarem a dar sinal de si.
As harmónicas em motores só as negativas é que são piores.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Regime de Neutro

Mensagem por ohmico »

Mário Escreveu:Boas
migjac Escreveu:Sim ficou flutuante. O Regime neutro do transformador é Dyn5. Do lado da rede é em triangulo, penso que para a rede não terá qualquer problema. As cargas que estão associadas ao gerador como os serviços auxiliares do gerador ( Bombas, ventiladores etc), é que poderão ter problemas, concordam?
Do lado da Mt normalmente é em triângulo, porque se houver harmónicas na baixa elas não passarem para a Mt. Isto porque na Bt normalmente é em estrela para que o neutro sirva para equilíbrio.

Nos equipamentos que sejam trifásicos, não se passa nada (se as tensões estiverem estáveis), mas os consumos que querem o neutro, aí é que começa a macacada, desequilíbrios de fase e as harmónicas a começarem a dar sinal de si.
As harmónicas em motores só as negativas é que são piores.

Cump.
Mário

Boas,

de acordo, se o gerador se encontra unicamente a injectar na rede via transformador não parece surgir problema.

Quanto à alimentação de circuitos auxiliares monofásicos também parece não vir a dar problema desde que estejam ligados sempre ao transformador, mesmo com o gerador em paralelo, uma vez que o equilíbrio do neutro está assegurado pela ligação à terra do transformador.

Ohmico
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Regime de Neutro

Mensagem por migjac »

Se o neutro tivesse sido desligado á saída do quadro e o quadro de auxiliares tivesse ficado levantado e não ligado á terra, poderia haver problemas com o diferencial do quadro de serviços auxiliares?
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”