Material para instalação de tomada de carregamento para VE

Responder
kandalf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 nov 2024, 18:02
Profissão: Programador

Material para instalação de tomada de carregamento para VE

Mensagem por kandalf »

Comprei um Dacia Spring e vivo num apartamento com garagem sem box, tenho uma arrecadação para as máquinas perto do meu lugar de garagem, mas preciso montar uma tomada apropriada para carregar o meu carro, atualmente estou a usar uma extensão já que o carregador do Dacia é de apenas 10A.
A curto prazo possivelmente vou ter um Tesla por isso quero já preparar o sistema para carregar por volta dos 24A, já que vivo num apartamento posso mudar para 6,9KVa (30A), durante a noite devo conseguir com facilidade dedicar 24A para o carro.
Quero instalar 2 tomadas junto ao meu lugar de estacionamento uma normal (Schuko) que permite até 16A para usar com o carregador do Dácia e uma tomada CEE 32A que vai ser para ligar o carregador para outro veículo mais poderoso, estou a pensar passar cabo de 6mm desde do apartamento até à arrecadação e ao lugar de estacionameto,
A minha lista de material é a seguinte:

1) Quadro Principal:
a) Schneider A9F79232 – Disjuntor bipolar de 32A para proteger o cabo de 6 mm² até o quadro secundário.

2) Cabo 2p+T 6mm

3) Quadro Secundário:
a) Schneider R9R71240 – Disjuntor diferencial bipolar de 40A, 30mA, Tipo A superimunizado (para proteção contra fugas).
b) Schneider A9K17232 – Disjuntor bipolar de 32A para a tomada industrial de 32A.
c) Schneider A9K02116 – Disjuntor unipolar de 16A para a tomada Schuko de 16A.

4) Caixa de distribuição de 8 vias.

5) Tomadas
a) Tomada CEE 32A
b) Tomada Schuko 16A

6)Tubo VD20

Será que alguém mais experiente pode dar a sua opinião sobre o material, especialmente sobre os disjuntores que escolhi.
Em teoria este sistema estava pronto para carregar a 32A mas a realidade é que só vou ter 30A disponíveis mas é mais simples preparar tudo para 32A.

ARAS79
Curioso
Curioso
Registado: 30 jun 2023, 15:14
Profissão: Funcionário Público

Re: Material para instalação de tomada de carregamento para VE

Mensagem por ARAS79 »

Bom dia!

Já solicitou autorização ao condomínio para passar cabos pelas condutas/couretes comuns?
Escolheu Schneider por algum motivo? HAGER é igualmente bom e ligeiramente mais acessível.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 85 vezes

Mensagem por amoreira »

Boas,

Recomendo avaliar a possibilidade da instalação de uma wallbox com um sistema de gestão de cargas.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
kandalf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 nov 2024, 18:02
Profissão: Programador

Mensagem por kandalf »

Escolhi Schneider porque estava a ver para comprar diretamente na Amazon e foi das marcas que encontrei mais material, conseguia preços melhores do que cá em portugal, tirando nos disjuntores térmicos ai ainda posso mudar para outra marca mais acessível.

E sim já pedi autorização ao condomínio estou atualmente a carregar com uma extensão da minha arrecadação até ao lugar de estacionamento mas quero finalizar isto porque tenho uma vizinha que implica com tudo e já anda a reclamar da extensão. Apesar de carregar só a 10A e de estar tudo certificado para 16A.

Eu pensei numa wallbox mas fica mais caro e pelo que percebo uma boa parte deste material seria necessário na mesma, atualmente tenho um Dacia e já tenho o carregador de 10A que é o que vou continuar a usar, mas a curto prazo posso vir a ter um Tesla e depois uso o um carregador um pouco mais potente que permita ligar à tomada industrial CEE.
Este minha lista de material foi baseada em alguma pesquisa e num colega que tem um Tesla e montou também apenas uma tomada industrial e funciona bastante bem.
Bettencourt75
Curioso
Curioso
Registado: 12 out 2020, 07:13
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Mensagem por Bettencourt75 »

Veja com um engenheiro ou um bom eletricista, pois precisa de cumprir o cte 64, ou seja deve interligar com a instalação do condomínio com uma botoneira de corte.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”