É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Responder
dantas078
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 07 jan 2009, 12:22

É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por dantas078 »

Boa Noite.

Tenho uma pergunta simples. É obrigatório ou não a instalação de um ponto de carregamento de viatura eléctrica num projecto de uma moradia em que existe uma garagem? Já li bastante sobre as condições técnicas a respeitar no caso de instalação de posto de carregamento mas não consigo esclarecer se de facto a regulamentação actual OBRIGA à sua instalação.

Alguém me pode esclarecer?
Alguém me consegue esclarecer em que ponto do regulamento me devo basear para esta informação?


Cumprimentos,
Dantas078
jomicorreia
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 04 ago 2016, 15:43
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por jomicorreia »

CORRIGIDO

Boas,
Pelo que entendo, é obrigatório.
Última edição por jomicorreia em 26 mar 2019, 09:36, editado 1 vez no total.
dantas078
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 07 jan 2009, 12:22

Re: É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por dantas078 »

Jomicorreia, onde viste o contador para a instalação do V.E.?

Os exemplos que tenho como base que estão no Guia técnico da DGEG não têm contador especifico. Pela parte técnica, no caso de instalar um ponto de carregamento, não estou com grandes dúvidas. Fico com dúvida é quanto à obrigatoriedade ou não da sua instalação.
Cumprimentos,
Dantas078
jomicorreia
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 04 ago 2016, 15:43
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por jomicorreia »

Boas,
Tenho que rectificar o que escrevi.

É obrigatório, proceder conforme descrito no regulamento.


Sobre os contadores, não existe qualquer obrigatoriedade na sua presença.
Contudo o que vi, foi um da Schneider com board de comando para possivel gestão e leitura remota (através cabo UTP).
Última edição por jomicorreia em 26 mar 2019, 18:12, editado 1 vez no total.
e_campos
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 10 jul 2018, 15:22
Localização: bragança
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por e_campos »

Bom dia,
Pelas informações que tenho tido, não é obrigatório, apenas é obrigatório deixar uma reserva no quadro electrifico da garagem.
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por andrelima14 »

Na minha opinião, só existe a necessidade de disponibilidade de potência para o mínimo 3,68kVA.
jomicorreia
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 04 ago 2016, 15:43
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por jomicorreia »

jomicorreia Escreveu: 26 mar 2019, 10:29
É obrigatório, proceder conforme descrito no regulamento.
Quando afirmo isto, implica que é necessário terminar o circuito numa caixa de derivação, no entanto terá de ser protegido com pelo menos um disjuntor curva C de (ex: 16A) e um interruptor diferencial de (ex: 25A) do tipo A (!!)
dantas078
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 07 jan 2009, 12:22

Re: É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por dantas078 »

jomicorreia Escreveu: 26 mar 2019, 18:11
jomicorreia Escreveu: 26 mar 2019, 10:29
É obrigatório, proceder conforme descrito no regulamento.
Quando afirmo isto, implica que é necessário terminar o circuito numa caixa de derivação, no entanto terá de ser protegido com pelo menos um disjuntor curva C de (ex: 16A) e um interruptor diferencial de (ex: 25A) do tipo A (!!)
Boas,
A minha dúvida mantem-se. Se optar pela instalação, o que descreves está correcto. No entanto, baseado em que artigo ou nota decides que é obrigatório a sua instalação?
Cumprimentos,
Dantas078
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por damon »

Boas,

Também já estive procura e não encontrei nada que obriga
alias, já perguntei a um inspector e disse me que vai ser obrigatorio, mas por enquanto não é,
só tem de deixar espaço no QE
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Já agora dentro do contexto de carregamento de veículos, tenho em mãos um projeto para um condomínio fechado, onde podem entrar os veículos para um espaço comum. É obrigatório deixar reserva de potência para o carregamento elétrico?


Cumps!
jomicorreia
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 04 ago 2016, 15:43
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por jomicorreia »

Boas, para um condomínio privado a situação é diferente! Neste caso já é obrigatório, e tem de se fazer tudo tal como está descrito no guia.
Sendo que a alimentação será proveniente do Q.S.C.
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por andrelima14 »

Não tem que ser obrigatoriamente do Q.S.C. depende da situação
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por Gil82 »

jomicorreia Escreveu: 12 abr 2019, 18:34 Boas, para um condomínio privado a situação é diferente! Neste caso já é obrigatório, e tem de se fazer tudo tal como está descrito no guia.
Sendo que a alimentação será proveniente do Q.S.C.
Boas!

Podes esclarecer qual é o guia? EDIT: Será o da DGEG? Tem que se prever potência para todos os lugares de estacionamento? Em concreto tenho 4 lugares de estacionamento num local comum, onde depois há acesso a cada uma das 4 habitações.
Bem era tirar o QE da habitação, mas como não são box não me parece possível... Terei de instalar contadores no QSC para cada uma das 4 saídas de carregamento de VE?


Cumps!
jomicorreia
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 04 ago 2016, 15:43
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: É obrigatório ou não instalação de ponto de carregamento de viatura eléctrica em moradia?

Mensagem por jomicorreia »

Gil82 Escreveu: 14 abr 2019, 19:18 Podes esclarecer qual é o guia?
www.dgeg.gov.pt/wwwbase/wwwinclude/fich ... 1&id=16211



Gil82 Escreveu: 14 abr 2019, 19:18 Tem que se prever potência para todos os lugares de estacionamento?
O valor de mínimo de potência necessário, está descrito no guia e, é calculado através de uma equação.
Gil82 Escreveu: 14 abr 2019, 19:18 Terei de instalar contadores no QSC para cada uma das 4 saídas de carregamento de VE?
A instalação dos contadores não é obrigatória, mas nesse caso faz sentido.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”