Postos carregamento veículos elétricos

Responder
Nelson Pinho
Pré Oficial
Pré Oficial
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Enviou: 5 vezes

Postos carregamento veículos elétricos

Mensagem por Nelson Pinho » 16 jul 2017, 11:56

bom dia...
em relação aos postos de carregamento dos veículos elétricos, alguém sabe se por exemplo num edifício comercial com estacionamentos onde se tem de aplicar a regra (N=0,9+0,1*n) se tem de colocar mesmo os postos ou se apenas é necessário deixar reservas não equipadas no quadro para isso e potência já disponível para isso?

Nelson Pinho
Pré Oficial
Pré Oficial
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Enviou: 5 vezes

Re: Postos carregamento veículos elétricos

Mensagem por Nelson Pinho » 17 jul 2017, 21:24

Ninguém me sabe ajudar???

R3S
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez

Mensagem por R3S » 25 set 2017, 12:39

A resposta já vai tarde, mas pode ser que ainda ajude a ti ou outros colegas.

O meu entendimento do documento elaborado pela Certiel (entidade que está a acabar, mas isso é outro tópico), é que tens de deixar a infraestrutura preparada, mas não tens de pôr os postos de carregamento. Deixa logo os cabos dimensionados para suportarem a alimentação aos postos, e as canalizações e caixas para fazer a ligação.

Quando falamos de prédios multifamiliares, a coisa para mim complica-se quando a garagem é comum (sem box), porque se não há lugares atribuídos, não se vai fazer ligações do quadro das fracções para a garagem.

Uma alternativa seria fazer várias ligações ao QC com contadores, mas isso obrigaria a que cada pessoa tivesse dois contratos de electricidade (um para casa e um para a garagem). O Guia Técnico (Figura 17), para a solução com alimentação a partir do QC refere um sistema de contagem de energia, autenticação e pagamento. Esta solução parece-me interessante, mas provavelmente será bastante mais cara.

Fazer a ligação ao QSC acaba por ser semelhante à ligação diretamente ao QC, e requer o mesmo sistema de contagem de energia, autenticação e pagamento.

Alguém está mais dentro do assunto e quer partilhar algumas opiniões?

Raminhos
Curioso
Curioso
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Profissão: aprendiz eletricidade
Enviou: 6 vezes
Agradecimiento recebido: 1 vez

Mensagem por Raminhos » 26 set 2017, 21:49

R3S Escreveu:
25 set 2017, 12:39
A resposta já vai tarde, mas pode ser que ainda ajude a ti ou outros colegas.

O meu entendimento do documento elaborado pela Certiel (entidade que está a acabar, mas isso é outro tópico), é que tens de deixar a infraestrutura preparada, mas não tens de pôr os postos de carregamento. Deixa logo os cabos dimensionados para suportarem a alimentação aos postos, e as canalizações e caixas para fazer a ligação.

Quando falamos de prédios multifamiliares, a coisa para mim complica-se quando a garagem é comum (sem box), porque se não há lugares atribuídos, não se vai fazer ligações do quadro das fracções para a garagem.

Uma alternativa seria fazer várias ligações ao QC com contadores, mas isso obrigaria a que cada pessoa tivesse dois contratos de electricidade (um para casa e um para a garagem). O Guia Técnico (Figura 17), para a solução com alimentação a partir do QC refere um sistema de contagem de energia, autenticação e pagamento. Esta solução parece-me interessante, mas provavelmente será bastante mais cara.

Fazer a ligação ao QSC acaba por ser semelhante à ligação diretamente ao QC, e requer o mesmo sistema de contagem de energia, autenticação e pagamento.

Alguém está mais dentro do assunto e quer partilhar algumas opiniões?
Já não existe edifícios novos sem que o parqueamento esteja definido e escriturado nessa fração.
Por isso a alimentação tal como nas arrecadações, poderia e deveria vir do Q.E dessa fração para o parqueamento ao qual essa fração está associada, digo eu que sou um curioso.

R3S
Curioso
Curioso
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez

Mensagem por R3S » 28 set 2017, 22:21

Também sou da opinião que a melhor solução seria alimentar os lugares a partir do QE da fracção, mas o Guia Técnico não prevê essa solução quando a garagem não tem boxes.

Fiz um projeto recentemente e o que fiz (em conformidade com o regulamento) foi deixar o QSC com cabos que suportam a potência para alimentação dos pontos existentes em cada um dos lugares, afetado do coeficiente de simultaneidade; e as tubagens passadas para cada um dos lugares.

Uma vez que é isto que o Guia prevê, fica apenas a infraestrutura preparada para carregamento dos veículos. Depois os equipamentos necessários terão de ser adquiridos posteriormente.

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Profissão: Eletricista
Enviou: 18 vezes
Agradecimiento recebido: 122 vezes

Mensagem por ENERGY » 29 set 2017, 12:44

R3S Escreveu:
28 set 2017, 22:21
Também sou da opinião que a melhor solução seria alimentar os lugares a partir do QE da fracção, mas o Guia Técnico não prevê essa solução quando a garagem não tem boxes.

Fiz um projeto recentemente e o que fiz (em conformidade com o regulamento) foi deixar o QSC com cabos que suportam a potência para alimentação dos pontos existentes em cada um dos lugares, afetado do coeficiente de simultaneidade; e as tubagens passadas para cada um dos lugares.

Uma vez que é isto que o Guia prevê, fica apenas a infraestrutura preparada para carregamento dos veículos. Depois os equipamentos necessários terão de ser adquiridos posteriormente.
Boas
Eu também sou da opinião que num parqueamento afeto a uma determinada fração, a alimentação deveria vir do Q.E da respectiva fração a qual está afeto esse parqueamento, visto não ser possível alienar essa fração sem o parqueamento.
Mas claro o lucro fala mais alto, e a que pagar mais um aluguer de contador para cumprir uma legislação que deixa muito a desejar neste aspecto.
Cpts.
Energy

Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante