Reparação carregador / transformador pc portatil

Responder
ZiNoM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 03 mai 2010, 20:40

Reparação carregador / transformador pc portatil

Mensagem por ZiNoM »

Boas!
Tenho um carregador de um computador portatil que sem mais nem menos deixou de ter tensão (19V) na saída. Eu já o abri como ja fiz a bastantes, mas para lhes reparar o cabo de ligação. Neste é diferente, pois ja rectifiquei os cabos e inclusive medi a saida de tensão directamente na placa e nada.
Quando ligo o cabo de alimentação ouço a faísca da corrente a passar.

Com estas informações dá para alguem me elucidar que medições devo eu fazer para chegar ao componente que está a causar o não funcionamento do transformador?
Electronica sei, prática e pouca teoria, por isso mesmo me custa resolver este tipo de situações :S
Agradeço a ajuda!

Cumpts!


Magrisso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 22 out 2010, 23:58

Re: Reparação carregador / transformador pc portatil

Mensagem por Magrisso »

Ao medires na ficha de ligação ao computador (sem esta estar ligada) que tensão tens? Qual a corrente máxima que o´tranformador´ (quase de certeza que deve ser uma fonte comutada) pode debitar? (Vê nas indicações inscritas do ´transformador).

Como 'ouves uma faísca´ poder ser um problema no computador e este estar a pedir mais corrente do que a que o transformador pode dar e este pode por isso estar a fazer shutdown. Para verificares o ´transformador' sem o ligares ao computador arranja uma carga ohmica que faça com que o tranformador debite uma corrente perto do seu valor máximo admissivel (atenção à potência que a carga pode dessipar) e vê se este aguenta a tensão de 19 Volt.

Pode parecer estranho mas tens de ter a certeza de onde está exactamente o defeito, é que por vezes as fontes comutadas não colocam tensão à saída se não tiverem carga e tambem não o fazem se a corrente pedida exceder o valor máximo para o qual foram dimensionadas.

Cumprimentos,
Magrisso
ZiNoM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 03 mai 2010, 20:40

Re: Reparação carregador / transformador pc portatil

Mensagem por ZiNoM »

Boas!
Obrigado pela dica mas este é um transformador comum de computador portatil e tem sempre corrente de +-19V a saida, e que neste momento não passa nada :S. Quando me referi ao barulho de faisca, foi quando encaixo o cabo de alimentação (220V) no carregador. Já me disseram que o problema pode estar nos diodos da ponte rectificadora (que ainda n testei) e dpx irei testar o condensador de filtro.
Se alguem me puder dar uma dica de qual é a melhor forma de testar tanto condensadores, como diodos etc no circuito era bom, pois assim ja me desenrascava melhor. Eu sei que as leituras não ficam bem quando o componente esta na placa mas dá para termos uma ideia se esta a funcionar ou não certo?

Obrigado!
Magrisso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 22 out 2010, 23:58

Re: Reparação carregador / transformador pc portatil

Mensagem por Magrisso »

Para verificares se a ponte rectificadora e condensador de entrada estão bons basta medires a tensão nos terminais do referido condensador, mas atenção que para medires tens de alimentar o ´tranformador', e ter muito cuidado pois para alem de teres pontos com 220Volt AC nos terminais do referido condensador (se tudo até ai estiver bem, fusivel, filtro de entrada, ponte rectificadora, condensador,...) tens 220 x 1,4Volt DC.

Se após uma inspecção visual nao detectares nada queimado e se o fusivel está bom o passo seguinte é procurares nas resistências do primário qual é que pode estar em aberto (normalmente é uma das de valor elevado acima dos 100K) mas também pode ser uma outra de mais baixo valor, eu pela experiência e pelo facto de não existir nada queimado aposto sempre nas de valor elevado. É claro que ao medires uma resistência no circuito o valor medido pode não ser exactamente o da resistência em causa pois existem normalmente outros componentes em paralelo com a resistência, mas sempre que o valor suscitar dúvidas a solução é levantar (dessoldar e/ou cortar) um dos pinos e medir só a resistência.
ZiNoM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 03 mai 2010, 20:40

Re: Reparação carregador / transformador pc portatil

Mensagem por ZiNoM »

Magrisso Escreveu:Para verificares se a ponte rectificadora e condensador de entrada estão bons basta medires a tensão nos terminais do referido condensador, mas atenção que para medires tens de alimentar o ´tranformador', e ter muito cuidado pois para alem de teres pontos com 220Volt AC nos terminais do referido condensador (se tudo até ai estiver bem, fusivel, filtro de entrada, ponte rectificadora, condensador,...) tens 220 x 1,4Volt DC.

Se após uma inspecção visual nao detectares nada queimado e se o fusivel está bom o passo seguinte é procurares nas resistências do primário qual é que pode estar em aberto (normalmente é uma das de valor elevado acima dos 100K) mas também pode ser uma outra de mais baixo valor, eu pela experiência e pelo facto de não existir nada queimado aposto sempre nas de valor elevado. É claro que ao medires uma resistência no circuito o valor medido pode não ser exactamente o da resistência em causa pois existem normalmente outros componentes em paralelo com a resistência, mas sempre que o valor suscitar dúvidas a solução é levantar (dessoldar e/ou cortar) um dos pinos e medir só a resistência.
BOAS!
Era mesmo essa dica que eu procurava, pois são os componentes mais cruciais e mais faliveis neste tipo de situações. Eu tinha uma ideia mas não sabia em concreto quais e qual a melhor forma de os medir.
Entretanto andei as voltas pelos componentes e dei-me com uma bobine logo no inicio do circuito que tinha uma perna solta e ao mexer, a outra acabou por sair tb. A perna que saltou estava torrada.
Já fiz o teste ligando a bobine de novo e já tenho os desejados 19V na saída :D

Apesar de o problema estar resolvido, este problema da bobine ter queimado e soltado do circuito poderá ser devido a quê?

Um muito obrigado pelos esclarecimentos!
Espero esta thread poder ajudar muitos outros em situações idênticas :D
Cumpts
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 123
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Localização: porto
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Reparação carregador / transformador pc portatil

Mensagem por jose cardoso »

ZiNoM Escreveu:
Magrisso Escreveu:Para verificares se a ponte rectificadora e condensador de entrada estão bons basta medires a tensão nos terminais do referido condensador, mas atenção que para medires tens de alimentar o ´tranformador', e ter muito cuidado pois para alem de teres pontos com 220Volt AC nos terminais do referido condensador (se tudo até ai estiver bem, fusivel, filtro de entrada, ponte rectificadora, condensador,...) tens 220 x 1,4Volt DC.

Se após uma inspecção visual nao detectares nada queimado e se o fusivel está bom o passo seguinte é procurares nas resistências do primário qual é que pode estar em aberto (normalmente é uma das de valor elevado acima dos 100K) mas também pode ser uma outra de mais baixo valor, eu pela experiência e pelo facto de não existir nada queimado aposto sempre nas de valor elevado. É claro que ao medires uma resistência no circuito o valor medido pode não ser exactamente o da resistência em causa pois existem normalmente outros componentes em paralelo com a resistência, mas sempre que o valor suscitar dúvidas a solução é levantar (dessoldar e/ou cortar) um dos pinos e medir só a resistência.
BOAS!
Era mesmo essa dica que eu procurava, pois são os componentes mais cruciais e mais faliveis neste tipo de situações. Eu tinha uma ideia mas não sabia em concreto quais e qual a melhor forma de os medir.
Entretanto andei as voltas pelos componentes e dei-me com uma bobine logo no inicio do circuito que tinha uma perna solta e ao mexer, a outra acabou por sair tb. A perna que saltou estava torrada.
Já fiz o teste ligando a bobine de novo e já tenho os desejados 19V na saída :D

Apesar de o problema estar resolvido, este problema da bobine ter queimado e soltado do circuito poderá ser devido a quê?

Um muito obrigado pelos esclarecimentos!
Espero esta thread poder ajudar muitos outros em situações idênticas :D
Cumpts
uma solda fria, e com o tempo soltou-se.
ZiNoM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 03 mai 2010, 20:40

Re: Reparação carregador / transformador pc portatil

Mensagem por ZiNoM »

Sim muito provavel :) Eu fiz mais a pergunta porque vi a perna esturrada, mas também me lembrei agr que ao estar com solda fri, enquanto foi funcionando, provavelmente foi fazendo ali uma faisca ou outra, o que causou o preto na perna.

OBRIGADO!
Avatar do Utilizador
PedroJ
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 03 dez 2010, 11:44
Localização: Matosinhos

Re: Reparação carregador / transformador pc portatil

Mensagem por PedroJ »

Olá Zino esse problema é muito frequente nos carregadores dos portáteis que reparo, devido ao nucleo cerâmico dessas bobines e o respectivo fio ser muito fino (apesar de toda a corrente da alta passar por aí) essas bobines sâo "pesadas" e abanam muito, por isso estão normalmente "coladas" com uma espuma epóxi aos componentes encostados para que não oscilem e quebrem em caso de queda do carregador, normalmente na assemblagem eles não colocam cola suficiente, ou então numa queda mais forte do carregador essas bobines descolam e depois quebram o fio com muita facilidade.

O que estranho no entanto é tu dizeres que fazia a faísca qd ligavas os 220V pq essas bobines estando partidas o condensador não carrega (e não faz a tal faísca na tomada) devia ser por isso que o "pino" estava chamuscado, pq devia fazer algum contacto momentâneo...

Ainda bem que descobriste a solução :wink:
Avatar do Utilizador
realtreal
Curioso
Curioso
Mensagens: 36
Registado: 01 dez 2010, 23:19

Re: Reparação carregador / transformador pc portatil

Mensagem por realtreal »

eu tenho um carregador de pc que faz a mesma coisa, mas se eu esperar uns minutos este ja funciona, alguem me sabe diser o que possa ser??? desculpem estar a perguntar isto num topico ja aberto
ZiNoM
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 03 mai 2010, 20:40

Re: Reparação carregador / transformador pc portatil

Mensagem por ZiNoM »

Obrigado a todos pelos esclarecimentos que me deram mais conhecimento na reparação dos tão massacrados transformadores de portáteis lol

realtreal arrisco a dzer que o prob aí é do condensador mas não sou mesmo o mais adequado para responder a essa questão. No entanto estou curioso de saber onde esta a avaria e qual a solução :D

Abraços!
Avatar do Utilizador
PedroJ
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 03 dez 2010, 11:44
Localização: Matosinhos

Re: Reparação carregador / transformador pc portatil

Mensagem por PedroJ »

realtreal, sim parece condensadores, mas mesmo assim é estranho. Aconselho a verificares as soldas dos componentes (principalmente dos mais pesados) e vê se algum dos condensadores está inchado. Boa sorte.
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”