Fonte de alimentação

Responder
amartins
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 jan 2008, 23:24

Fonte de alimentação

Mensagem por amartins »

Gostaria de saber qual a razão de alguns fabricantes apresentarem fontes de alimentação com alimentação DC. No fundo tem um inversor DC/DC na entrada, com as tradicionais saidas 12 ou 24DC
Quais as aplicações mais comuns para estas fontes?

Obrigado.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Fonte de alimentação

Mensagem por Mário »

Boas

Se tiveres a entrada a 12VDC tens a saída a 24VDC, e vice versa.

Para que serve, pensa que tens necessidade de 24VDC e só tens a bateria do veiculo de 12VDC, ou ao contrário.

Era isto que querias saber?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
amartins
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 jan 2008, 23:24

Re: Fonte de alimentação

Mensagem por amartins »

Olá Mario

Para ser mais claro, refiro que as fontes em causa não se tratam dos habituais conversores DC/DC.
Apresento inclusivamente um modelo da Siemens, com essas características.
Trata-se de uma Siemens Sitop power 12, que é alimentada com 600VDC, e debita 24VDC - 12A.
Eu vi uma aplicação com esta fonte, que usava uma ponte rectificadora AC/DC para adaptar a tensão que a alimentava.
É claro que questionei - Porque não usar logo a tradicional fonte com alimentação AC?

Cump.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Fonte de alimentação

Mensagem por Mário »

Boas, amartins

1- Actualiza perfil "profile"

2- Se sabias que era "Trata-se de uma Siemens Sitop power 12" podias ter dito logo.

3- Vê o arquivo junto, se tiveres duvidas diz.

Cump.
Mário
Anexos
tech_sitop_power_dc_dc_2007_en.pdf
(73.84 KiB) Transferido 108 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
amartins
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 jan 2008, 23:24

Re: Fonte de alimentação

Mensagem por amartins »

Boas.
Eu não referi inicialmente a fonte Sitop da Siemens, porque como está explicito, a pergunta é geral. Porquê vários fabricantes...?
Citei apenas esta fonte para não haver confusão com usuais conversores .
Agora que dispomos do manual da fonte enviado pelo Mário, a quem agradeço, penso que poderá ser mais fácil responder á pergunta inicial, agora adaptada ao manual disponível.
Qual a razão do uso uma fonte com input 600VDC para uma comum saída 24VDC, quando existem tantas possibilidades com fontes AC/DC?
Pode ser que alguém encontre alguma característica não possível ( pelo menos economicamente) nas comuns fontes de alimentação.

Cump.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Fonte de alimentação

Mensagem por Mário »

Boas

1- Actualiza perfil "profile" quando for possivel.

No esquema verifica-se que se tem um conversor de frequencia com saida Dc para armazenagem, pode ser para os rolamentos magnéticos se manterem em funcionamento em caso de falha de energia, enfim no esquema a aplicação tem sensores, contactores, encoder.
Eles dizem que pode ser aplicado em máquinas textil, de papel etc.

Pensa que tens um motor eléctrico a 40.000 rpm e os suportes de rolamentos são magnéticos, o que acontece numa falha de energia, simples a máquina parte-se toda. Mas o fabricante criou um sistema para manter os rolamentos estáveis, tenho é que ter corrente eléctrica, e como? através de um sistema que possa garantir a paragem imprevista da unidade numa falha de energia, onde tenho que alimentar os rolamentos, electrovalvulas o encoder e sistema de alarme, da unidade e aí, a unidade pára por inercia ou por fernagem em segurança.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Fonte de alimentação

Mensagem por mitos »

Mário Escreveu:Boas

1- Actualiza perfil "profile" quando for possivel.

No esquema verifica-se que se tem um conversor de frequencia com saida Dc para armazenagem, pode ser para os rolamentos magnéticos se manterem em funcionamento em caso de falha de energia, enfim no esquema a aplicação tem sensores, contactores, encoder.
Eles dizem que pode ser aplicado em máquinas textil, de papel etc.

Pensa que tens um motor eléctrico a 40.000 rpm e os suportes de rolamentos são magnéticos, o que acontece numa falha de energia, simples a máquina parte-se toda. Mas o fabricante criou um sistema para manter os rolamentos estáveis, tenho é que ter corrente eléctrica, e como? através de um sistema que possa garantir a paragem imprevista da unidade numa falha de energia, onde tenho que alimentar os rolamentos, electrovalvulas o encoder e sistema de alarme, da unidade e aí, a unidade pára por inercia ou por fernagem em segurança.

Cump.
Mário
tira-me uma duvida, certos motores (nomeadamente os de DC) quando de uma falha de energia eles , com a inercia, continuam a rodar e passam a ser um dinamo certo??
e não será por esse motivo que utilizamos uma fonte DC para aproveitar a energia que eles passam a debitar para podermos parar a maquina em segurança??
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Fonte de alimentação

Mensagem por Mário »

Boas

"tira-me uma duvida, certos motores (nomeadamente os de DC) quando de uma falha de energia eles , com a inercia, continuam a rodar e passam a ser um dinamo certo??"

Certo.

"e não será por esse motivo que utilizamos uma fonte DC para aproveitar a energia que eles passam a debitar para podermos parar a maquina em segurança??"

Não creio, dado que se tiveres 75Kw em carga provavelmente ele pára em 3 ou 8 seg. (depende da inércia).

Um ex.
http://www.s2m.fr/E/2-TECHNOLOGY/magnet ... ology.html
http://www.s2m.fr/S2M_documents_downloa ... erator.pdf
http://www.s2m.fr/S2M_documents_downloa ... o_Elec.pdf

Tenho mais informação, (está dentro de caixas) mas só quando estiver na casa nova, e ainda demora 4 a 6 meses.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Fonte de alimentação

Mensagem por mitos »

e não será por esse motivo que utilizamos uma fonte DC para aproveitar a energia que eles passam a debitar para podermos parar a maquina em segurança??"

Não creio, dado que se tiveres 75Kw em carga provavelmente ele pára em 3 ou 8 seg. (depende da inércia).
trabalhei anteriormente com motores DC de 250KW que em falta de energia ou falha (quando em rotação max de 1200 rpm) demoravam cerca de 15 segundos a parar, isto porque tinha sistema de travagem que consistia num disco com cerca de 600mm de diametro com um sistema tipo travão automovel accionado a ar (sem travagem demoravam pelo menos 1 min dependia da carga quanto maior a carga maior o tempo de paragem...) como tudo o resto destas maquinas era pneumatico podia-se descarregar a maquina ou fazer qualquer outra operação durante a sua paragem com uma fonte de alimentação deste tipo...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”