Problema em perceber o que se passa com este circuito

Responder
jluisfer
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 15 out 2008, 09:31

Problema em perceber o que se passa com este circuito

Mensagem por jluisfer »

Estou aqui com um problema e gostava de o resolver só que não sei por onde começar.Comprei para a ps3 o guitar hero kit completo que é composto por uma "bateria"(uma especie de).Acontece que ela estava a funcionar bem mas agora um dos pratos deixou de funcionar.A "bateria" que vos falo é esta:

Imagem

É composta como podem ver por ter pratos circulares e mais dois tipo meia lua na parte de cima que não estão montados,são ambos iguais e devem ser montados na zona marcada a vermelho,depois de apertados tem-se de ligar uma ficha tipo phones de audio(mono) que está marcada na zona verde.Um desses pratos funciona sem problemas o outro não,por muita força que bata no prato não ha detecção por parte do jogo

O circuito onde estou a ter problemas parece-me bastante simples.É composto pelo que consegui apurar por um sensor piezoelectrico que está ligado a um pequeno circuito impresso por dois fios,e neste circuito impresso o único componente que há é uma ficha tipo jack audio femea.Aqui está o circuito:

Imagem

Da ficha jack para a frente não me parece que seja o problema pq tanto tenho problemas em ligar do lado direito como do lado esquerdo e se assim não fosse qd trocasse o prato de lado ele passava a funcionar,coisa que não acontece.

Gostava que me dessem umas dicas de que testes posso fazer,que medições deveria ter quando bato no sensor,ou como se vê se o sensor está bom,etc....

Neste moemnto pelas experiências que fiz o problema está no sensor ou no jack fêmea que por alguma razão com o bater deixe de fazer contacto com a ficha macho,mas ao certo não sei qual será dos dois pq não sei como testar cada um

Não sei se isto ajuda ma há várias pessoas na net que compraram o mesmo que eu a queixarem-se do mesmo

Se for do sensor como é que posso comprar outro,ou seja,onde e com que designação devo procurar(o que tenho montado não tem qq designação impressa,pelo menos da parte que eu vejo

Agradeço desde já a ajuda que me possam dar a tentar resolver este problema


Avatar do Utilizador
PedroJ
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 03 dez 2010, 11:44
Localização: Matosinhos

Re: Problema em perceber o que se passa com este circuito

Mensagem por PedroJ »

Não tenho a certeza se por baixo da resina no circuito existe algum tipo de microcircuito amplificador.

Mas sugiro que faças o seguinte, com algum cuidado descarna os fios a meio (ou melhor ainda corta-os e emenda-os mais tarde) o importante é que não quebres as soldas no piezo que são MUITO frágeis, e que faças o mínimo de tensão nos fios.

- Mede a continuidade entre os terminais do jack e os fios descarnados, ou pontas do lado do PCB se os cortaste, para começar a tirar conclusões.

- Depois, apenas se tiveres interrompido os fios, ou se tiveres a certeza que não existe nenhum componente activo entre o piezo e o socket, faz um contacto muito rápido com 5 volts DC nos fios DO PIEZO, deverás ouvir um "click" vindo dele (uso uma pilha de 9V, mesmo quase descarregada, com socket) como se trata de um transdutor usado normalmente para as duas funções (em alguns casos forneces corrente e ele vibra, noutros - como esse - presionas e ele gera tensão) quase de certeza que estará minimamente operacional se fizer esse ruído, atenção que é um toque muito rápido.

Vai dizendo coisas.

EDIT: so agora vi a data do post inicial sem respostas... :?
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”