Que diodo devo usar...

Responder
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Que diodo devo usar...

Mensagem por helioneves »

... cuja tensão de condução seja a mais baixa possível ( para afectar o mínimo a tensão de alimentação ) e que suporte até 4A?
Ouvi dizer que o Schottky tem um valor da tensão de condução inferior ao dos díodos convencionais, mas não sei como se comporta no aspecto da tensão de ruptura bem como na corrente máxima suportada.
A ideia era fazer uma espécie de "válvula com fuga", em que punha um díodo em paralelo com uma resistência ligados a uma bateria.
Quando o circuito era alimentado pelo lado da rede elétrica, o díodo servia de barreira à corrente, sendo a tal resistência a limitar a corrente que manteria a tensão da bateria; quando falhar a rede elétrica, era agora a vez da bateria alimentar o circuito através do díodo, mas de preferência com o mínimo de interferência possível.
Anexos
circuito.gif
circuito.gif (2.63 KiB) Visto 1098 vezes


mog.ur
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 fev 2011, 14:50

Re: Que diodo devo usar...

Mensagem por mog.ur »

Olá helioneves,
Provavelmente já resolveste esta questão.
No entanto deixo aqui uma pequena ajuda.
O esquema que apresentas é demasiado simplista.
Há que ter em atenção ao tipo de bateria e o tipo de circuito a alimentar.
A melhor solução é colocares um circuito dedicado com controlo de carga e descarga da bateria.
Se deres mais informação sobre o circuito, poderei ajudar mais.
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Que diodo devo usar...

Mensagem por helioneves »

Não, ainda não "resolvi" o problema. Abordar os funcionários das lojas de material eletrónico, é algo que não convém fazer - eles estão lá para vender material, não para ensinar os clientes.
Em relação ao circuito em causa, na realidade são dois casos distintos: um é uma lanterna de emergência que usa uma bateria de chumbo 6V, 4A; o outro é o circuito do relógio digital de um forno micro-ondas. Neste ultimo caso a ideia era anexar uma bateria de 9V de modo a que o circuito do relógio não fosse abaixo quando a eletricidade falta... E eu até entendo que a malta se entusiasme e queira sempre fazer melhor ainda, mas eu sou adepto de low-tech, mais simples, mais barato, mais fiável... E um exemplo disso foi uma reparação a uma maquina de lavar roupa ( já velhinha, mas ainda para as curvas ) em que diziam para usar um microcontrolador e eu safei-me apenas com um circuito 555, um 4017, e mais algumas resistências, condensadores, díodos, e relés... ( um dia destes eu dedico um tópico a esse circuito, pode acontecer que possa ser útil a alguém com um problema semelhante... )
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”