Porque razão devo optar por um MOS-Fet ao invés de um J-Fet?

Responder
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Porque razão devo optar por um MOS-Fet ao invés de um J-Fet?

Mensagem por edeluz »

Olá,
Estou a estudar electrônica e neste momento estou a passar pelos Fet's.

Estou a estudar os J-Fet e MOS-Fet. Ambos funcionam da mesma maneira, são comandados por tensão e não tem corrente na sua gate. A única diferença é que o J-Fet é acionado com uma tensão negativa enquanto que o MOS-Fet precisa de uma tensão positiva. Até aqui estou certo?

Gostaria que demonstrassem aplicações e circuitos de exemplo onde se aplica ora o J-Fet como o MOS-Fet. Pois percebo o seu funcionamento, entendo que são optimos a servir de comutadores (melhores que o transístores bipolares), mas não entendo o porque de utilizar um ao invés do outro.

Obrigado pela ajuda


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Porque razão devo optar por um MOS-Fet ao invés de um J-Fet?

Mensagem por pedro caetano »

boas. a razão pode ter a ver com o circuito em causa os mofets são mais aplicados em circuitos de potencia e com mais impedancia, os outros em circuitos de menos impedancia estes são mais aplicados em circuitos de tensão cump
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Porque razão devo optar por um MOS-Fet ao invés de um J-Fet?

Mensagem por edeluz »

Obrigado pela resposta :D
Já lá vai um ano e mesmo assim continuo com a dúvida. Isto mostra que nunca sabemos tudo e nunca nos aprofundamos num tema a menos que o debatemos!

Bem, vamos a um resumo:

Mos-fet -> circuitos de potência com maior impedância;
J-Fet -> circuitos com menor impedância e em circuitos de tensão;

O que significa um circuito de potência e um circuito de tensão? Não são a mesma coisa? Conheço os termos "circuito de potência" e "circuito de comando".

Quando estudei a CA aprendi que em circuitos indutivos e capacitivos devemos falar em impedância e apenas no resistivos devemos falar de resistência. Aprendi também que o valor de Z = raiz quadrada(R² - XC²) ou Z = raiz quadrada(R² + XL²).

Obrigado
Cumps
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Porque razão devo optar por um MOS-Fet ao invés de um J-Fet?

Mensagem por helioneves »

aquilo que aprendi é:
JFET (juntion FET) : um transistor cuja "entrada" é semelhante a um BJT, ou transistor de junção bipolar ( BC 546 por exemplo ) e cuja "saida" é a de um FET;
MOS - FET: um transistor que virtualmente não precisa de corrente de entrada para controlar a saida ( reparar que eu uso o termo "virtualmente", porque também se diz que um multimetro digital "virtualmente" não tem corrente de entrada, e na realidade acaba por ter, uma vez que a sua impedancia de entrada não é infinita )
Em relação à distinção entre "circuito de potencia", "circuito de comando", "circuito de tensão":
Quando usa um busca polos, uma vez que a sua resistencia interna é elevada, diz-se que é um circuito de tensão; o mesmo se passa quando mede uma tensão com um multimetro;
Quando usa um relé para accionar um motor, bobine, lampada, ou resistencia de potencia apreciavel, diz-se que se está a fazer o interface entre um circuito de comando e um circuito de potencia; também se usam tiristores, triacs para o efeito; um BJT também pode por vezes ser usado para tal ( dependendo dos valores de corrente em jogo ) ; IGBT são actualmente usados no comando por exemplo de placas de indução;
Circuitos de tensão: nos tubos de raios catodicos, magnetrons de microondas, enfim, geralmente quando se recorre a alta-tensão para criar campos electricos, em que a corrente não é expressiva.
Não sei se ajudei ( ou se fiz pior )...
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”