Ajuda na ligação de um motor 12v

loureirumm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 25 jan 2013, 15:03
Localização: Almeirim

Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por loureirumm »

Boas,

Vou tentar colocar aqui a minha duvida para ver se além me pode ajudar, ou se é possível fazê-lo.

Bem é o seguinte, eu tenho uma caravana que tem um pedal (degrau) eléctrico, que abre e recolhe com um motor de um limpa para brisas, com a consequente utilização o pedal deixou de abrir por se moer o carreto do mesmo motor.

Afim de voltar a evitar essa situação idealizei um esquema, mas pensava eu que era mais fácil fazer a ligação, e passo explicar.

Coloquei 2 interruptores da portas dos carros em sítios estratégicos, para corta a corrente sempre que o pedal chega ao máximo da sua abertura e o mesmo quando recolhe por completo para evitar o desgaste do correcto, até aí ficou tudo 5*****

Acontece que do botão que abre e recolhe o pedal saem 2 fios, e do motor do limpa para brisas também sai 2 fios, eu feito esperto liguei aquilo mas sempre que o pedal abre por completo o interruptor do carro faz o seu efeito mas corta a corrente de tal maneira que nunca mais tenho corrente para o recolher, mas a ideia seria cortar a corrente quando abre mas ficar com corrente para o poder fechar, mas não o consegui chegar a nenhuma solução.

Espero ter me feito entender posso esclarecer mais duvidas para me poderem ajudar, vou colocar aqui algumas fotos pode ajudar alguma coisa.



Imagem

Onde esta marcado é onde esta os 2 fios que saem do motor, que por sua vez era só ligar aos que vem do botão e fica a bombar.

Imagem

Os interruptores montados.

Aguardo alguma dica

Abraço

Rui Loureiro


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por ENERGY »

Boas
O botão de comando tem de ter 2 posições, ou seja uma para subir, e outra para descer, e ainda pode ter outra posição para desligar, seria 0/1/2, ou instala 2 botões, um para subir e outro para descer.
Esse botão de 2 posições terá 3 ligações, uma é a alimentação, e depois saem depois 2 retornos, um desses retornos liga no botão de pressão e sai do botão para o motor descer, quando o degrau chega ao nivel pretendido o botão de pressão desliga a corrente do motor, e este para na posição pretendida.
O outro condutor que sai do botão de comando, liga no outro botão de pressão e sai para o motor, o degrau sobe até ao nivel pretendido, e desliga assim que o botão de pressão corte a corrente.
Supondo que metes o (+) no botão de comando, e ligas o (-) direto no motor, penso ser esta a versão mais simples e economica de resolver o assunto.
Cpts.
Energy
loureirumm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 25 jan 2013, 15:03
Localização: Almeirim

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por loureirumm »

Boas companheiro,

Foi exactamente isso que fiz, mas imaginamos que o pedal está meio, eos botões de pressão ainda não foram accionados, assim que o pedal termina um corso seja a abrir ou a recolher pressiona o botão e pronto, não mexe mais...

Mas ligado directo trabalah como deve ser, arrisco-me é a ter de comprar outro...

Cumprimentos

Rui loureiro
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Colega Rui, os interruptores de porta servem para parar o pedal no limite, tanto para avançar o mesmo como para o recolher...
E para dar inicio aos movimentos? Tem que haver um dispositivo para avançar o pedal e outro para o recolher...
Cps
A. Castro
loureirumm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 25 jan 2013, 15:03
Localização: Almeirim

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por loureirumm »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Colega Rui, os interruptores de porta servem para parar o pedal no limite, tanto para avançar o mesmo como para o recolher...
E para dar inicio aos movimentos? Tem que haver um dispositivo para avançar o pedal e outro para o recolher...
Cps
A. Castro

Carnismo, boas, o dispositivo neste caso tem de ser o mesmo motor, por isso gostava de saber se ixiste alguma solução... com um relé ou coisa assim.

Atenciosamente

Rui Loureiro
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por ENERGY »

Boas
A ideia saiu-me rápido, e não pensei nesse pormenor do curso do veio do motor, pensei apenas num motor normal.
O curso do motor poderá ser superior ao subir ou descer o degrau, Será que o motor não tem nenhuma afinação do curso do motor.
Esses dois condutores que saem do motor, é um para subir e outro para descer?
Quando diz que o motor ligado direto funciona bem, se ele estiver a subir e desligar a meio, ao ligar será que ele vai descer, ou vai continuar a subir, até terminar o curso, e então quando recebe corrente de novo, então começa a descer.
Não sei se esse motor vai dar para o que idealizou, pois penso que o veio desse motor rodará apenas num único sentido numa roda dentada, que deverá ligar num tirante, tirante este que faz o rodar nos dois sentidos das escovas.
Não sou entendido no assunto "auto" só sei dar à chave e andar :D , mas tente ver na internet, se consegue um motor com as carateristicas que lhe permitam fazer o subir e descer, sem ter de terminar o curso, ou que permita fazer afinação dos cursos.
Cpts.
Energy
loureirumm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 25 jan 2013, 15:03
Localização: Almeirim

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por loureirumm »

ENERGY Escreveu:Boas
A ideia saiu-me rápido, e não pensei nesse pormenor do curso do veio do motor, pensei apenas num motor normal.
O curso do motor poderá ser superior ao subir ou descer o degrau, Será que o motor não tem nenhuma afinação do curso do motor.
Esses dois condutores que saem do motor, é um para subir e outro para descer?
Quando diz que o motor ligado direto funciona bem, se ele estiver a subir e desligar a meio, ao ligar será que ele vai descer, ou vai continuar a subir, até terminar o curso, e então quando recebe corrente de novo, então começa a descer.
Não sei se esse motor vai dar para o que idealizou, pois penso que o veio desse motor rodará apenas num único sentido numa roda dentada, que deverá ligar num tirante, tirante este que faz o rodar nos dois sentidos das escovas.
Não sou entendido no assunto "auto" só sei dar à chave e andar :D , mas tente ver na internet, se consegue um motor com as carateristicas que lhe permitam fazer o subir e descer, sem ter de terminar o curso, ou que permita fazer afinação dos cursos.
Vou colocar aqui umas fotos de como o motor estava ligado e está ligado, neste caso e com esta ligação o mesmo trabalha nos 2 sentidos, com um senfim numa roda dentada, isto tudo vinha montado de origem, eu apenas quero colocar aqueles botões de pressão para não acontecer o que aconteceu a esta roda que mostro em baixo

Imagem

Em relação às ligações são assim

Imagem

Imagem

O motor está acupolado a esta barra que quando roda leva para a frente ou vice versa o pedal, ou seja o motor trabalha nos 2 sentidos.

O botao que faz que aciona este motor tem 2 posições como se vè na foto

Imagem

Espero ter-me feito entender
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por CF,Lda »

vivam.
Agora fiquei baralhado...
Em que fio (s) é que ligou os interruptores de porta?
E estava ligado com esse comutador antes desta alteração?
Cps
A. Castro
loureirumm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 25 jan 2013, 15:03
Localização: Almeirim

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por loureirumm »

CF,Lda Escreveu:vivam.
Agora fiquei baralhado...
Em que fio (s) é que ligou os interruptores de porta?
E estava ligado com esse comutador antes desta alteração?
Cps
A. Castro

A primeira ligação que fiz foi assim...

Imagem

Só que o pedal só funciona quando os botens estão nessa posição, ou seja o circuito não está cortado, assim que o pedal toca num ou noutro nunca mais tenho corrente para fazer trabalhao o motor se me faço entender e para ele trabalhar tenho de por no meio do percurso manualmente,,,

Também liguem assim, mas trabalhava sempre tivesse algum botão pressionado ou não...

Imagem
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Na 2a foto, como os interruptores de porta estão ligados em paralelo, para que o motor
pare é preciso actuar nos dois em simultâneo ...
E antes de todo este embrólglio, como estava ligado? a inversão do movimento do pedal é mecânica ou electrica?
Tenho curiosidade em saber isso porque nos para brisas a inversão é mecanica...
Cps
A. Castro
loureirumm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 25 jan 2013, 15:03
Localização: Almeirim

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por loureirumm »

Boas a inversão é eletrica pois o motor faz o circuito todo até abrir o pedal e pára, e depois, para fechar pressionamos o botão em baixo e o motor faz o circuito inverso ate ficar o pedal fechado, isto todo é feito no botão, carregando em cima ou em baixo...

Abraço
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Colega Rui, acho bizarro essa inversão de sentido de rotação... Ou o motor tem
um 3º fio ou tem um fim de curso no interior para fazer a inversão eléctrica...
Já agora quantos fios tem o botão para cima/ baixo?
Esses botões já existiam?
Vão ligar onde?
Cps
A. Castro
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por Mário »

Boas
loureirumm Escreveu:Boas a inversão é eletrica pois o motor faz o circuito todo até abrir o pedal e pára, e depois, para fechar pressionamos o botão em baixo e o motor faz o circuito inverso ate ficar o pedal fechado, isto todo é feito no botão, carregando em cima ou em baixo...
Abraço
1º Preencher o perfil "profile"

A inversão é por troca da polaridade, assim penso.
Os interruptores de fim de curso têm que ser duplos (ou inversores)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
loureirumm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 25 jan 2013, 15:03
Localização: Almeirim

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por loureirumm »

Mário Escreveu:Boas
loureirumm Escreveu:Boas a inversão é eletrica pois o motor faz o circuito todo até abrir o pedal e pára, e depois, para fechar pressionamos o botão em baixo e o motor faz o circuito inverso ate ficar o pedal fechado, isto todo é feito no botão, carregando em cima ou em baixo...
Abraço
1º Preencher o perfil "profile"

A inversão é por troca da polaridade, assim penso.
Os interruptores de fim de curso têm que ser duplos (ou inversores)

Cump.
Mário

Boas companheiro,
1º tarefa concluida :)

Em relação ao a esses interruptores de fim de curso têm que ser duplos (ou inversores), que tipo são esses? desconheço!

Abraço
loureirumm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 25 jan 2013, 15:03
Localização: Almeirim

Re: Ajuda na ligação de um motor 12v

Mensagem por loureirumm »

Mário Escreveu:Boas
loureirumm Escreveu:Boas a inversão é eletrica pois o motor faz o circuito todo até abrir o pedal e pára, e depois, para fechar pressionamos o botão em baixo e o motor faz o circuito inverso ate ficar o pedal fechado, isto todo é feito no botão, carregando em cima ou em baixo...
Abraço
1º Preencher o perfil "profile"

A inversão é por troca da polaridade, assim penso.
Os interruptores de fim de curso têm que ser duplos (ou inversores)

Cump.
Mário

Boas companheiro,
1º tarefa concluida :)

Em relação ao a esses interruptores de fim de curso têm que ser duplos (ou inversores), que tipo são esses? desconheço!

Abraço
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”